O Município de Caminha vai assinalar o Dia Internacional da Tolerância que se comemora esta quinta-feira, dia 16 de novembro, com uma vigília.
A vigília pela tolerância e pela paz de amanhã terá lugar no Largo dos Combatentes, pelas 18h00. “Num mundo cada vez mais desigual, alicerçado em guerras, em conflitos armados, onde a diplomacia não tem conseguido unir os povos, entendemos que a promoção do diálogo, da proximidade entre os povos, a união e a fraternidade serão sem dúvida o caminho para a paz. Por isso, queremos afirmar estes objetivos numa vigília que possa juntar toda a nossa comunidade em torno de um bem maior: a Tolerância e a Paz”, explicou a autarquia, numa nota.
Para tal, o Município apela a todos os que se queiram associar à vigília para trazerem uma vela “que será a luz que tentará inspirar os dirigentes políticos e decisores mundiais, para uma construção de um mundo mais fraterno, próspero e onde as desigualdades sejam esbatidas”.
“Pretende-se com esta ação encorajar o desenvolvimento de relações amistosas entre as nações, reforçando fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor da pessoa humana e na igualdade de direitos dos homens e das mulheres”, completou.
A Organização das Nações Unidas declarou o dia 16 de novembro, como o Dia Internacional da Tolerância, visando o compromisso em promover o entendimento entre culturas e povos.
A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) abriu no seu site um espaço para "agendamento de prorrogação de vistos".
Diogo Jota morreu esta madrugada num acidente de viação em Espanha, em Zamora, avança o jornal Record. O irmão do avançado do Liverpool, que seguia na viatura, também acabou por não resistir, apurou a CMTV. Os dois estavam a regressar a Portugal.
O Concelho de Caminha foi um dos vencedores destacados na edição 2025 do Prémio Cinco Estrelas Regiões. Conquistou o Prémio Cinco Estrelas com a Serra d’Arga, na Categoria Serras e Montanhas, e com a Praia de Moledo, na Categoria Praias.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciam as ações do módulo de verão do "Projeto de Promoção da Saúde", com o objetivo de disseminar boas práticas de saúde junto da população durante o período sazonal de verão.
O XXVII Festival de Folclore Internacional - Alto Minho, decorrerá de 14 a 20 de julho de 2025, em Viana do Castelo, com a participação de grupos da Eslovénia, França, Lituânia, México, Polónia, Portugal e Venezuela.
A empresa Portilame, com sede em Viana do Castelo, vai investir oito milhões de euros no concelho e criar “cinco ou mais postos de trabalho”, revelou a autarquia vianense.
As matrículas dos alunos que em setembro vão para o 5.º ano de escolaridade já começaram e os encarregados de educação devem fazê-lo até ao dia 11 de julho.