O Executivo caminhense reúne esta quarta-feira, dia 04 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 15h00, com vários assuntos em agenda, entre eles o processo de concretização (de acordo com a deliberação do Executivo de 06/11/2024) da contração de empréstimo de médio e longo prazo para aplicação em investimentos.
Execução rigorosa e política de contas certas, com a diminuição da dívida em 10 milhões de euros em três anos, permitem, em 2025, avançar com os investimentos.
Conforme aprovado pelo Executivo, a Câmara vai contrair um empréstimo que viabilizará importantes investimentos no concelho, casos da Pavimentação em granito da Ecovia na marginal de Vila Praia de Âncora;
Aplicação de hidrófugo nas paredes interiores e exteriores no Mercado Municipal de Caminha; Repavimentação do troço sul da Rua do Rouxico, em Moledo; Arranjos exteriores no Forte da Lagarteira, em Vila Praia de Âncora; Reabilitação do telhado do Museu Municipal de Caminha; Pavimentação em tapete betuminoso da Rua das Fornas, em Venade; Pavimentação em tapete betuminoso da Rua do Rosmaninho e do
Cruzeiro, em Venade; Retificação do viaduto da Cruz Velha, em Vila Praia de Âncora; Aplicação de painéis metálicos e remoção do fibrocimento na cobertura dos Estaleiros Municipais de Caminha; Requalificação da Rua do Paço, em Âncora; Arranjo urbanístico da Avenida 8 de Julho; Requalificação da passagem hidráulica na Avenida Campo do Castelo (Camboas), em Vila Praia de Âncora; Requalificação da Praça da República, em Vila Praia de Âncora e Pavimentação em tapete betuminoso na Avenida Manuel Xavier, em Caminha.
As propostas que estarão em análise de votação, entre outras, são as seguintes: Aprovar submeter à Assembleia Municipal a contração de um empréstimo de médio e longo prazo para aplicação em investimentos; Aprovar submeter à Assembleia Municipal o Acordo de Parceria entre o Município de Caminha e União de Freguesias de Moledo e Cristelo para criação de uma CER – Comunidade de Energia Renovável; Procedimento concursal para constituição de relação jurídica de emprego público por termo indeterminado de 1 (um) posto de trabalho para a carreira/categoria de Assistente Técnico (Topografo/a); Protocolo entre o Município de Caminha e o Centro de Formação Vale do Minho; Protocolo de Cooperação entre o Município de Caminha e a AIMA – Agência para a Integração, Migrações e Asilo para criação de gabinete de atendimento – revogação do Protocolo aprovado em reunião da Câmara Municipal de 1 de março de 2023; Alteração temporária da postura de trânsito e estacionamento na União de Freguesias de Caminha e Vilarelho para realização dos festejos da Passagem de Ano; Alteração temporária da postura de trânsito e estacionamento na Freguesia de Vila Praia de Âncora para realização do evento “Presépio Vivo”; Alteração temporária da postura de trânsito e estacionamento na Freguesia de Vila Praia de Âncora para realização para cargas e descargas no processo de obras número 2/24 – ratificação; Isenção de taxas de ocupação de espaço público ao Patronato de Nossa Senhora da Bonança e Alteração de datas da Feira Semanal de Caminha.
Portugal continental vai começar a sentir na manhã de sábado os efeitos da depressão Marta, que vai trazer chuva intensa, vento forte, agitação marítima e neve nas zonas mais altas. O alerta é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê condições adversas especialmente nas regiões do Sul e do Centro.
O GD Areosense acaba de lançar um novo projeto desportivo no clube: a equipa de Walking Football. Esta variante do futebol tem como objetivo incentivar a prática desportiva entre pessoas com mais de 50 anos, promovendo saúde, bem-estar e convívio social.
Monção prepara-se para receber, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2026, mais uma edição do Rali à Lampreia, um dos eventos mais emblemáticos do concelho, que combina a emoção do desporto automóvel com a tradição gastronómica local. O evento terá lugar na Praça Deu-la-Deu, reunindo participantes e visitantes numa celebração única da cultura e dos sabores de Monção.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai realizar duas sessões públicas de apresentação da proposta de alteração ao Plano de Urbanização da Cidade, atualmente em período de discussão pública. A iniciativa pretende esclarecer a população e recolher contributos para o documento que orienta o desenvolvimento urbano do concelho.
Um castro da Idade do Ferro, posteriormente romanizado, foi identificado em Arcos de Valdevez após a primeira escavação científica realizada no local. O sítio arqueológico, designado Castro de Eiras, apresenta elevado potencial científico e patrimonial.
Os trabalhos de conservação em curso na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensos esta noite, informou a Infraestruturas de Portugal (IP). Como consequência, não será realizado o corte de trânsito automóvel habitualmente previsto para o período noturno.
O Dia de São Valentim vai ser celebrado de forma única em Viana do Castelo com o workshop “Coração de Filigrana”, que se realiza no sábado, 14 de fevereiro, entre as 14h30 e as 18h30, no Hotel D. Aninhas. A iniciativa permite à comunidade aprender a arte da filigrana certificada, uma das expressões mais marcantes da Romaria d’Agonia.