O Executivo caminhense reúne esta quarta-feira, dia 04 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 15h00, com vários assuntos em agenda, entre eles o processo de concretização (de acordo com a deliberação do Executivo de 06/11/2024) da contração de empréstimo de médio e longo prazo para aplicação em investimentos.
Execução rigorosa e política de contas certas, com a diminuição da dívida em 10 milhões de euros em três anos, permitem, em 2025, avançar com os investimentos.
Conforme aprovado pelo Executivo, a Câmara vai contrair um empréstimo que viabilizará importantes investimentos no concelho, casos da Pavimentação em granito da Ecovia na marginal de Vila Praia de Âncora;
Aplicação de hidrófugo nas paredes interiores e exteriores no Mercado Municipal de Caminha; Repavimentação do troço sul da Rua do Rouxico, em Moledo; Arranjos exteriores no Forte da Lagarteira, em Vila Praia de Âncora; Reabilitação do telhado do Museu Municipal de Caminha; Pavimentação em tapete betuminoso da Rua das Fornas, em Venade; Pavimentação em tapete betuminoso da Rua do Rosmaninho e do
Cruzeiro, em Venade; Retificação do viaduto da Cruz Velha, em Vila Praia de Âncora; Aplicação de painéis metálicos e remoção do fibrocimento na cobertura dos Estaleiros Municipais de Caminha; Requalificação da Rua do Paço, em Âncora; Arranjo urbanístico da Avenida 8 de Julho; Requalificação da passagem hidráulica na Avenida Campo do Castelo (Camboas), em Vila Praia de Âncora; Requalificação da Praça da República, em Vila Praia de Âncora e Pavimentação em tapete betuminoso na Avenida Manuel Xavier, em Caminha.
As propostas que estarão em análise de votação, entre outras, são as seguintes: Aprovar submeter à Assembleia Municipal a contração de um empréstimo de médio e longo prazo para aplicação em investimentos; Aprovar submeter à Assembleia Municipal o Acordo de Parceria entre o Município de Caminha e União de Freguesias de Moledo e Cristelo para criação de uma CER – Comunidade de Energia Renovável; Procedimento concursal para constituição de relação jurídica de emprego público por termo indeterminado de 1 (um) posto de trabalho para a carreira/categoria de Assistente Técnico (Topografo/a); Protocolo entre o Município de Caminha e o Centro de Formação Vale do Minho; Protocolo de Cooperação entre o Município de Caminha e a AIMA – Agência para a Integração, Migrações e Asilo para criação de gabinete de atendimento – revogação do Protocolo aprovado em reunião da Câmara Municipal de 1 de março de 2023; Alteração temporária da postura de trânsito e estacionamento na União de Freguesias de Caminha e Vilarelho para realização dos festejos da Passagem de Ano; Alteração temporária da postura de trânsito e estacionamento na Freguesia de Vila Praia de Âncora para realização do evento “Presépio Vivo”; Alteração temporária da postura de trânsito e estacionamento na Freguesia de Vila Praia de Âncora para realização para cargas e descargas no processo de obras número 2/24 – ratificação; Isenção de taxas de ocupação de espaço público ao Patronato de Nossa Senhora da Bonança e Alteração de datas da Feira Semanal de Caminha.
A presidente da Câmara Municipal de Caminha, Liliana Silva, reagiu com duras críticas às recentes declarações de deputados do Partido Socialista sobre o risco de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, no concelho de Caminha.
A Seleção Nacional de Portugal vai encontrar as seleções de Dinamarca, Noruega e País de Gales na Fase de Grupos da Liga das Nações 2026/27.
A companhia aérea portuguesa TAP vai reforçar a operação aérea entre Lisboa e Porto, disponibilizando até mais sete voos semanais e aumentando a capacidade em alguns horários, numa medida destinada a mitigar os impactos provocados pelo corte da Autoestrada 1 (A1).
A Juventude Viana desloca-se esta sexta-feira, 13 de fevereiro, à Ilha do Pico, nos Açores, para defrontar o Candelária, em partida referente aos oitavos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O encontro está agendado para as 21h30 locais (22h30 no continente) e será disputado a uma só mão.
Arcos de Valdevez acolheu a Reunião Ordinária do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho, realizada nas instalações da Câmara Municipal. O encontro reuniu autarcas e representantes dos municípios da região para debater planeamento e gestão estratégica do desenvolvimento económico, social e ambiental.
Os feirantes da Feira Semanal de Vila Nova de Cerveira vão continuar a pagar menos em 2026. A Câmara Municipal decidiu manter a cobrança correspondente a 48 feiras anuais, em vez das habituais 52, medida que tem vindo a ser aplicada nos últimos anos.
Decorreu esta terça-feira, dia 11 de fevereiro, a cerimónia de tomada de posse de Ricardo Alberto de Sá Castro Afonso, como diretor do Agrupamento de Escolas de Monserrate.