O Executivo de Caminha aprovou esta quarta-feira, por maioria, uma Recomendação ao Governo da República Portuguesa pelo desassoreamento do Porto de Mar de Vila Praia de Âncora.
A proposta, que foi apresentada e defendida pelo presidente da Câmara, Rui Lages, manifesta a preocupação da Câmara de Caminha pelo atraso nas prometidas dragagens, “um investimento fundamental para a comunidade piscatória local”, em concreto, para os pescadores de Vila Praia de Âncora.
A Recomendação, que será remetida para várias entidades, foi aprovada com quatro votos a favor, da maioria PS, e três abstenções, dos vereadores da OCP – O Concelho em Primeiro.
Recorda-se no mesmo texto que, em janeiro deste ano, o ministro da Agricultura e Pescas anunciou publicamente que, ainda nesse mês, seria lançado o procedimento de concurso público “para dar arranque à tão desejada dragagem do nosso porto de mar”.
Até agora, porém, apesar das “reiteradas insistências por parte da Câmara Municipal de Caminha”, não se conhece o real estado do processo, “sendo certo que, tal concurso público ainda não terá sido lançado”, diz Rui Lages, que lembra ainda que, ainda remetendo para palavras do ministro, em abril teriam os trabalhos de dragagens a ocorrer no Porto de Mar.
“Com estes atrasos sucessivos, poderá estar em causa o arranque das dragagens em abril próximo, o que coloca em causa a atividade piscatória e o sustento de toda uma comunidade”, afirma Rui Lages. Acresce ainda que, no ano de 2024, não foi feita nenhuma dragagem neste porto de mar e que estava prevista no âmbito do plano plurianual de dragagens aprovado pelo Governo.
“Como se compreenderá não poderá esta Edilidade ficar silenciada quanto a este estado de coisas. Diversas foram já as comunicações remetidas para o Governo, diversas foram já as interpelações feitas pelos órgãos de Comunicação Social e pela Associação de Pescadores de Vila Praia de Âncora”, lê-se ainda na Recomendação.
Assim, continua Rui Lages, por forma a se dar cumprimento a uma necessidade emergente, o desassoreamento do Porto de Mar de Vila Praia de Âncora, “a Câmara Municipal de Caminha, reunida em sessão ordinária de 5 de março de 2025, recomenda ao Governo: que sejam efetivados os procedimentos legais tendentes à execução da empreitada de desassoreamento do Porto de Mar de Vila Praia de Âncora; seja garantida a execução da dragagem, com início em abril de 2025; sejam encontradas medidas mitigadoras dos impactos da falta das dragagens no ano de 2024 até à sua execução, por forma a salvaguardar as necessidades da comunidade de pescadores de Vila Praia de Âncora”.
A Recomendação, aprovada por maioria, será enviada ao Primeiro Ministro; Ministro da Agricultura e Pescas; partidos políticos com representação na Assembleia da República; Assembleia Municipal de Caminha e Associação de Pescadores de Vila Praia de Âncora.
O Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais (PMACI) levou a experiência de Viana do Castelo às V Jornadas do Serviço de Psicologia da ULS São João, realizadas a 20 de novembro, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana prepara a estreia da sua 172.ª criação, “Ligas ou Desligo-te?”, marcada para 2 de dezembro de 2025. O espetáculo conta com cocriação e interpretação de Alexandre Calçada, e com a participação criativa de Adriel Filipe, Elisabete Pinto, Ricardo Simões e Tiago Fernandes.
A Câmara de Caminha aprovou a criação do Conselho Municipal Económico e Estratégico, substituindo o antigo Conselho Económico e Social, considerado ineficaz.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, o reforço do apoio financeiro à construção da futura creche de Mazarefes, que terá capacidade para acolher 42 crianças.
Encontra-se patente nos Paços do Concelho de Ponte da Barca a exposição “Estudos para o Muro da Nossa História”, uma mostra que revela o processo criativo por detrás do maior mural concebido por um único artista na região Norte. A obra, com 1.550 metros quadrados, é da autoria de Juan Domingues e afirma-se como um novo marco identitário do concelho.
O Sporting voltou a impor a sua força caseira na Liga dos Campeões ao vencer, esta quarta-feira, o Club Brugge por 3-0, em jogo da quinta jornada da fase de liga, realizado no Estádio José Alvalade. A formação leonina mantém assim o pleno de triunfos diante do seu público na presente edição da prova.
O futebol distrital vive hoje um dos episódios mais inesperados da época: o AC Caminha SDQ formalizou a desistência das competições da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), apesar do seu percurso extremamente positivo no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão Sabseg e na Taça AFVC.