O Executivo de Caminha aprovou esta quarta-feira, por maioria, uma Recomendação ao Governo da República Portuguesa pelo desassoreamento do Porto de Mar de Vila Praia de Âncora.
A proposta, que foi apresentada e defendida pelo presidente da Câmara, Rui Lages, manifesta a preocupação da Câmara de Caminha pelo atraso nas prometidas dragagens, “um investimento fundamental para a comunidade piscatória local”, em concreto, para os pescadores de Vila Praia de Âncora.
A Recomendação, que será remetida para várias entidades, foi aprovada com quatro votos a favor, da maioria PS, e três abstenções, dos vereadores da OCP – O Concelho em Primeiro.
Recorda-se no mesmo texto que, em janeiro deste ano, o ministro da Agricultura e Pescas anunciou publicamente que, ainda nesse mês, seria lançado o procedimento de concurso público “para dar arranque à tão desejada dragagem do nosso porto de mar”.
Até agora, porém, apesar das “reiteradas insistências por parte da Câmara Municipal de Caminha”, não se conhece o real estado do processo, “sendo certo que, tal concurso público ainda não terá sido lançado”, diz Rui Lages, que lembra ainda que, ainda remetendo para palavras do ministro, em abril teriam os trabalhos de dragagens a ocorrer no Porto de Mar.
“Com estes atrasos sucessivos, poderá estar em causa o arranque das dragagens em abril próximo, o que coloca em causa a atividade piscatória e o sustento de toda uma comunidade”, afirma Rui Lages. Acresce ainda que, no ano de 2024, não foi feita nenhuma dragagem neste porto de mar e que estava prevista no âmbito do plano plurianual de dragagens aprovado pelo Governo.
“Como se compreenderá não poderá esta Edilidade ficar silenciada quanto a este estado de coisas. Diversas foram já as comunicações remetidas para o Governo, diversas foram já as interpelações feitas pelos órgãos de Comunicação Social e pela Associação de Pescadores de Vila Praia de Âncora”, lê-se ainda na Recomendação.
Assim, continua Rui Lages, por forma a se dar cumprimento a uma necessidade emergente, o desassoreamento do Porto de Mar de Vila Praia de Âncora, “a Câmara Municipal de Caminha, reunida em sessão ordinária de 5 de março de 2025, recomenda ao Governo: que sejam efetivados os procedimentos legais tendentes à execução da empreitada de desassoreamento do Porto de Mar de Vila Praia de Âncora; seja garantida a execução da dragagem, com início em abril de 2025; sejam encontradas medidas mitigadoras dos impactos da falta das dragagens no ano de 2024 até à sua execução, por forma a salvaguardar as necessidades da comunidade de pescadores de Vila Praia de Âncora”.
A Recomendação, aprovada por maioria, será enviada ao Primeiro Ministro; Ministro da Agricultura e Pescas; partidos políticos com representação na Assembleia da República; Assembleia Municipal de Caminha e Associação de Pescadores de Vila Praia de Âncora.
António José Seguro foi eleito este domingo Presidente da República, após vencer a segunda volta das eleições presidenciais de 2026 frente a André Ventura. O candidato socialista alcançou cerca de dois terços dos votos expressos, confirmando uma vitória expressiva a nível nacional.
No distrito de Viana do Castelo, António José Seguro venceu de forma clara a segunda volta das eleições presidenciais, realizadas este domingo, reforçando a vantagem que obteve a nível nacional frente a André Ventura.
A seleção portuguesa de futsal falhou o sonho do tricampeonato europeu, ao perder por 5-3 frente à Espanha na final do Campeonato da Europa, disputada em Liubliana.
Está aberto o concurso público para a concessão do Bar da Lenta, localizado na Praia Fluvial da Lenta, espaço destinado à instalação de um estabelecimento de bebidas com capacidade para 72 pessoas. O prazo para apresentação de propostas decorre até às 16h00 do dia 27 de fevereiro.
A anemia afeta cerca de 2 biliões de pessoas em todo o mundo, sendo mais frequente em crianças, mulheres e idosos. Trata-se de um importante problema de saúde pública, com impacto significativo na qualidade de vida e na saúde geral.
O Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço (GFCDCC) anunciou o falecimento de Tomé Moreira, um dos seus fundadores e figura histórica do grupo.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.