Logo
Regional

Caminha pede ao Governo para iniciar dragagens no porto de Vila Praia de Âncora

7 Março, 2025 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O Executivo de Caminha aprovou esta quarta-feira, por maioria, uma Recomendação ao Governo da República Portuguesa pelo desassoreamento do Porto de Mar de Vila Praia de Âncora.

A proposta, que foi apresentada e defendida pelo presidente da Câmara, Rui Lages, manifesta a preocupação da Câmara de Caminha pelo atraso nas prometidas dragagens, “um investimento fundamental para a comunidade piscatória local”, em concreto, para os pescadores de Vila Praia de Âncora.

A Recomendação, que será remetida para várias entidades, foi aprovada com quatro votos a favor, da maioria PS, e três abstenções, dos vereadores da OCP – O Concelho em Primeiro.

Recorda-se no mesmo texto que, em janeiro deste ano, o ministro da Agricultura e Pescas anunciou publicamente que, ainda nesse mês, seria lançado o procedimento de concurso público “para dar arranque à tão desejada dragagem do nosso porto de mar”.

Até agora, porém, apesar das “reiteradas insistências por parte da Câmara Municipal de Caminha”, não se conhece o real estado do processo, “sendo certo que, tal concurso público ainda não terá sido lançado”, diz Rui Lages, que lembra ainda que, ainda remetendo para palavras do ministro, em abril teriam os trabalhos de dragagens a ocorrer no Porto de Mar.

“Com estes atrasos sucessivos, poderá estar em causa o arranque das dragagens em abril próximo, o que coloca em causa a atividade piscatória e o sustento de toda uma comunidade”, afirma Rui Lages. Acresce ainda que, no ano de 2024, não foi feita nenhuma dragagem neste porto de mar e que estava prevista no âmbito do plano plurianual de dragagens aprovado pelo Governo.

“Como se compreenderá não poderá esta Edilidade ficar silenciada quanto a este estado de coisas. Diversas foram já as comunicações remetidas para o Governo, diversas foram já as interpelações feitas pelos órgãos de Comunicação Social e pela Associação de Pescadores de Vila Praia de Âncora”, lê-se ainda na Recomendação.

Assim, continua Rui Lages, por forma a se dar cumprimento a uma necessidade emergente, o desassoreamento do Porto de Mar de Vila Praia de Âncora, “a Câmara Municipal de Caminha, reunida em sessão ordinária de 5 de março de 2025, recomenda ao Governo: que sejam efetivados os procedimentos legais tendentes à execução da empreitada de desassoreamento do Porto de Mar de Vila Praia de Âncora; seja garantida a execução da dragagem, com início em abril de 2025; sejam encontradas medidas mitigadoras dos impactos da falta das dragagens no ano de 2024 até à sua execução, por forma a salvaguardar as necessidades da comunidade de pescadores de Vila Praia de Âncora”.

A Recomendação, aprovada por maioria, será enviada ao Primeiro Ministro; Ministro da Agricultura e Pescas; partidos políticos com representação na Assembleia da República; Assembleia Municipal de Caminha e Associação de Pescadores de Vila Praia de Âncora.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 7 Fevereiro, 2026

Bailado “Romeu & Julieta” assinala Dia dos Namorados em Vila Nova de Cerveira

Vila Nova de Cerveira vai celebrar o Dia dos Namorados com cultura e emoção, através da apresentação do bailado contemporâneo “Romeu & Julieta”, pela Quorum Dance Company. O espetáculo sobe ao palco do Palco das Artes no próximo 14 de fevereiro, às 21h30, com entrada livre, numa iniciativa promovida pelo Município.

Desporto 7 Fevereiro, 2026

Juventude Viana procura hoje em Espinho 15ª vitória no campeonato

A Juventude Viana desloca-se este sábado a Espinho, às 21h30, para enfrentar a Associação Académica de Espinho na 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.

Regional 7 Fevereiro, 2026

Ponte da Barca moderniza portal institucional e amplia serviços digitais

O Município de Ponte da Barca está a dar um passo importante na aproximação aos munícipes com a reestruturação e modernização do seu portal institucional. O objetivo é tornar a comunicação mais eficiente e melhorar o acesso aos serviços municipais.

Desporto 7 Fevereiro, 2026

Futsal Feminino: Santa Luzia defronta hoje GD Árvore nos oitavos da Taça de Portugal

Viana do Castelo vai receber hoje, sábado, um duelo de alto nível do futsal feminino nacional. O Santa Luzia FC recebe o GD Árvore, às 18h00, no Pavilhão José Natário, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal.

Música 7 Fevereiro, 2026

Rui Felgueiras eleito Magister da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo

Rui Felgueiras foi eleito Magister da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, sucedendo no cargo a Licínio Torre, na sequência das eleições internas realizadas esta semana.

Regional 7 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo aposta em inovação na ação social

O Conselho Local de Ação Social (CLAS) reuniu-se esta sexta-feira na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, sob a presidência da vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, para apresentar novas ferramentas e projetos que reforçam a intervenção social no concelho.

Regional 7 Fevereiro, 2026

Rio Minho transborda e inunda algumas zonas em Monção

O rio Minho transbordou durante a madrugada de quinta-feira, atingindo o muro das termas novas de Monção e provocando inundações em várias zonas da vila. Entre as áreas afetadas estão o parque infantil, o exterior da piscina municipal e o estacionamento do parque das Caldas.