Este sábado, 13 de maio, pelas 14h30, o Município de Caminha vai promover o percurso interpretativo Bosques Ripícolas na Serra d’Arga. A iniciativa insere-se na programação do Mês do Mar, dos Rios e da Pesca e, ainda, na programação do Centro de Interpretação da Serra d’Arga (CISA). A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória.
Com orientação de Carlos Venade, o percurso interpretativo vai decorrer em Arga de Baixo e Arga de Cima, em plena Serra d’Arga. A concentração está agendada para as 14h30, junto às instalações do CISA.
De acordo com a autarquia, durante o percurso, os participantes terão a oportunidade de percorrer algumas das zonas ribeirinhas de Arga de Baixo e Arga de Cima, em área do Sítio de Importância Comunitária (SIC) Serra d’Arga, enriquecendo os seus conhecimentos sobre os ecossistemas ripícolas, nomeadamente sobre as espécies de flora existentes nas margens da ribeira de Arga.
Os interessados devem inscrever-se através do email ambiente@cm-caminha.pt ou aqui.
Esta iniciativa é financiada no âmbito do programa NORTE2020/ PROVERE – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana prepara a estreia da sua 172.ª criação, “Ligas ou Desligo-te?”, marcada para 2 de dezembro de 2025. O espetáculo conta com cocriação e interpretação de Alexandre Calçada, e com a participação criativa de Adriel Filipe, Elisabete Pinto, Ricardo Simões e Tiago Fernandes.
A Câmara de Caminha aprovou a criação do Conselho Municipal Económico e Estratégico, substituindo o antigo Conselho Económico e Social, considerado ineficaz.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, o reforço do apoio financeiro à construção da futura creche de Mazarefes, que terá capacidade para acolher 42 crianças.
Encontra-se patente nos Paços do Concelho de Ponte da Barca a exposição “Estudos para o Muro da Nossa História”, uma mostra que revela o processo criativo por detrás do maior mural concebido por um único artista na região Norte. A obra, com 1.550 metros quadrados, é da autoria de Juan Domingues e afirma-se como um novo marco identitário do concelho.
O Sporting voltou a impor a sua força caseira na Liga dos Campeões ao vencer, esta quarta-feira, o Club Brugge por 3-0, em jogo da quinta jornada da fase de liga, realizado no Estádio José Alvalade. A formação leonina mantém assim o pleno de triunfos diante do seu público na presente edição da prova.
O futebol distrital vive hoje um dos episódios mais inesperados da época: o AC Caminha SDQ formalizou a desistência das competições da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), apesar do seu percurso extremamente positivo no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão Sabseg e na Taça AFVC.
Viana do Castelo vai transformar-se, entre 5 de dezembro e 5 de janeiro, num grande palco festivo com a nova edição do “Viana Coração do Natal”.