Este sábado, 13 de maio, pelas 14h30, o Município de Caminha vai promover o percurso interpretativo Bosques Ripícolas na Serra d’Arga. A iniciativa insere-se na programação do Mês do Mar, dos Rios e da Pesca e, ainda, na programação do Centro de Interpretação da Serra d’Arga (CISA). A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória.
Com orientação de Carlos Venade, o percurso interpretativo vai decorrer em Arga de Baixo e Arga de Cima, em plena Serra d’Arga. A concentração está agendada para as 14h30, junto às instalações do CISA.
De acordo com a autarquia, durante o percurso, os participantes terão a oportunidade de percorrer algumas das zonas ribeirinhas de Arga de Baixo e Arga de Cima, em área do Sítio de Importância Comunitária (SIC) Serra d’Arga, enriquecendo os seus conhecimentos sobre os ecossistemas ripícolas, nomeadamente sobre as espécies de flora existentes nas margens da ribeira de Arga.
Os interessados devem inscrever-se através do email ambiente@cm-caminha.pt ou aqui.
Esta iniciativa é financiada no âmbito do programa NORTE2020/ PROVERE – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos.
Viana do Castelo viveu um fevereiro intenso, com acontecimentos que reforçam a projeção da cidade, destacados na Viana TV ao longo do mês.
Viana do Castelo vai acolher, entre 6 e 10 de janeiro de 2026, a 1.ª Ronda de Apuramento para o Campeonato da Europa de Voleibol Sub-18 masculinos. O torneio realiza-se no Centro Cultural da cidade, sob a organização da Federação Portuguesa de Voleibol em parceria com o Município, e integra a Western European Volleyball Zonal Association (WEVZA).
A segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Ponte de Lima entra em discussão pública a partir de 5 de janeiro, por um período de 40 dias úteis, de acordo com aviso publicado em Diário da República.
As seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) foram distinguidas com a Bandeira Verde Eco Escolas e Eco Campus 2025, o mais elevado reconhecimento atribuído pela Associação Bandeira Azul do Ambiente e Educação às instituições de ensino superior comprometidas com a sustentabilidade e a educação ambiental.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Lanheses e do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Viana do Castelo, recuperou no passado dia 17 de dezembro diversos bens furtados de uma residência na localidade de Lanheses, no concelho de Viana do Castelo.
A PSP de Viana do Castelo deteve, na manhã de 16 de dezembro, um jovem de 16 anos por posse de droga e material associado ao tráfico, no âmbito de uma operação de prevenção criminal realizada na Rua Manuel Fiúza Júnior.
O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.