O mês de julho chega intenso e com muitas propostas de cultura e lazer. Entre os maiores eventos, destaque para o Artbeerfest e Caminha Medieval, que aborda os 740 anos da outorga do foral a Caminha. É também o mês em que centenas de pessoas visitam Arga de Baixo, porque a leira da Casa do Marco acolhe mais uma edição da Arte na Leira.
Na área do desporto, há, entre outros, provas de remo, trail e várias caminhadas, em que todos podem participar. Há festas e romarias também e as tradições estão ao rubro.
A agenda para este mês traz eventos já consagrados, como é o caso dos maiores a que nos referimos. O Artbeerfest, por exemplo. Entre 11 e 14 deste mês chega ao Centro Histórico de Caminha a 11ª edição do festival internacional de cerveja, com organização da OG & Associados e Câmara Municipal de Caminha.
A Arte na Leira, por seu lado, vai já a caminho das três décadas de história. Esta será a 26ª edição, sempre com organização do artista Mário Rocha. As portas abrem-se a 20 de julho e a mostra pode ser visitada até 18 de agosto, na Casa do Marco, Arga de Baixo.
Entre 24 e 28 julho chega Caminha Medieval, que contará com um programa específico, como é habitual, mas que sempre será estreitamente relacionado com os “740 anos da outorga do foral a Caminha”. O Centro Histórico de Caminha é o “palco” natural para uma reconstituição histórica deste tipo e assim continuará a ser, num evento de créditos firmados, que tem organização da Câmara Municipal de Caminha e apoio das Juntas de Freguesia do Concelho de Caminha.
Sendo o concelho um território de fortíssimas tradições, o mês de julho concentra já várias romarias e festas populares, cada uma com a sua especificidade e em que a população e as associações têm um papel determinante, assegurando, a cada ano, a salvaguarda destas ricas memórias, usos e costumes.
Importante também é recordar que, até ao final deste ano, decorrem as Comemorações do Centenário da Elevação de Gontinhães a Vila Praia de ncora. Existe um programa próprio, da responsabilidade da Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário da Elevação de Gontinhães a Vila Praia de ncora, de que constam inúmeras atividades. O dia 8 de julho, porém, é a data oficial mais importante e, para além de momentos mais formais, destacamos, na Praça da República, a realização do Concerto do Centenário, pela Banda da Armada.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.