O mês de julho chega intenso e com muitas propostas de cultura e lazer. Entre os maiores eventos, destaque para o Artbeerfest e Caminha Medieval, que aborda os 740 anos da outorga do foral a Caminha. É também o mês em que centenas de pessoas visitam Arga de Baixo, porque a leira da Casa do Marco acolhe mais uma edição da Arte na Leira.
Na área do desporto, há, entre outros, provas de remo, trail e várias caminhadas, em que todos podem participar. Há festas e romarias também e as tradições estão ao rubro.
A agenda para este mês traz eventos já consagrados, como é o caso dos maiores a que nos referimos. O Artbeerfest, por exemplo. Entre 11 e 14 deste mês chega ao Centro Histórico de Caminha a 11ª edição do festival internacional de cerveja, com organização da OG & Associados e Câmara Municipal de Caminha.
A Arte na Leira, por seu lado, vai já a caminho das três décadas de história. Esta será a 26ª edição, sempre com organização do artista Mário Rocha. As portas abrem-se a 20 de julho e a mostra pode ser visitada até 18 de agosto, na Casa do Marco, Arga de Baixo.
Entre 24 e 28 julho chega Caminha Medieval, que contará com um programa específico, como é habitual, mas que sempre será estreitamente relacionado com os “740 anos da outorga do foral a Caminha”. O Centro Histórico de Caminha é o “palco” natural para uma reconstituição histórica deste tipo e assim continuará a ser, num evento de créditos firmados, que tem organização da Câmara Municipal de Caminha e apoio das Juntas de Freguesia do Concelho de Caminha.
Sendo o concelho um território de fortíssimas tradições, o mês de julho concentra já várias romarias e festas populares, cada uma com a sua especificidade e em que a população e as associações têm um papel determinante, assegurando, a cada ano, a salvaguarda destas ricas memórias, usos e costumes.
Importante também é recordar que, até ao final deste ano, decorrem as Comemorações do Centenário da Elevação de Gontinhães a Vila Praia de ncora. Existe um programa próprio, da responsabilidade da Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário da Elevação de Gontinhães a Vila Praia de ncora, de que constam inúmeras atividades. O dia 8 de julho, porém, é a data oficial mais importante e, para além de momentos mais formais, destacamos, na Praça da República, a realização do Concerto do Centenário, pela Banda da Armada.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.