O mês de julho chega intenso e com muitas propostas de cultura e lazer. Entre os maiores eventos, destaque para o Artbeerfest e Caminha Medieval, que aborda os 740 anos da outorga do foral a Caminha. É também o mês em que centenas de pessoas visitam Arga de Baixo, porque a leira da Casa do Marco acolhe mais uma edição da Arte na Leira.
Na área do desporto, há, entre outros, provas de remo, trail e várias caminhadas, em que todos podem participar. Há festas e romarias também e as tradições estão ao rubro.
A agenda para este mês traz eventos já consagrados, como é o caso dos maiores a que nos referimos. O Artbeerfest, por exemplo. Entre 11 e 14 deste mês chega ao Centro Histórico de Caminha a 11ª edição do festival internacional de cerveja, com organização da OG & Associados e Câmara Municipal de Caminha.
A Arte na Leira, por seu lado, vai já a caminho das três décadas de história. Esta será a 26ª edição, sempre com organização do artista Mário Rocha. As portas abrem-se a 20 de julho e a mostra pode ser visitada até 18 de agosto, na Casa do Marco, Arga de Baixo.
Entre 24 e 28 julho chega Caminha Medieval, que contará com um programa específico, como é habitual, mas que sempre será estreitamente relacionado com os “740 anos da outorga do foral a Caminha”. O Centro Histórico de Caminha é o “palco” natural para uma reconstituição histórica deste tipo e assim continuará a ser, num evento de créditos firmados, que tem organização da Câmara Municipal de Caminha e apoio das Juntas de Freguesia do Concelho de Caminha.
Sendo o concelho um território de fortíssimas tradições, o mês de julho concentra já várias romarias e festas populares, cada uma com a sua especificidade e em que a população e as associações têm um papel determinante, assegurando, a cada ano, a salvaguarda destas ricas memórias, usos e costumes.
Importante também é recordar que, até ao final deste ano, decorrem as Comemorações do Centenário da Elevação de Gontinhães a Vila Praia de ncora. Existe um programa próprio, da responsabilidade da Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário da Elevação de Gontinhães a Vila Praia de ncora, de que constam inúmeras atividades. O dia 8 de julho, porém, é a data oficial mais importante e, para além de momentos mais formais, destacamos, na Praça da República, a realização do Concerto do Centenário, pela Banda da Armada.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.
Os parques eólicos offshore previstos para Viana do Castelo e para a Figueira da Foz poderão gerar até 9.400 postos de trabalho durante a fase de construção, segundo um estudo apresentado esta semana em Viana do Castelo.
O Santa Luzia FC foi o grande destaque da XXVIII Edição da Gala "O Minhoto", ao conquistar o Grande Prémio do Júri, numa cerimónia que encheu a Adega Cultural de Vila Verde de luz, cor e desporto. O atleta Rafa também brilhou, recebendo o mesmo prémio, coroando um ano de conquistas para o desporto minhoto.
O Teatro Municipal Sá de Miranda apresenta, de 10 de fevereiro a 7 de março de 2026, o espetáculo Mistério Da Vinci, da autoria de Adriel Filipe, criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. A peça, dirigida a públicos a partir dos 3 anos, celebra os 35 anos da companhia vianense e é a sua 173.ª criação.
O Santa Luzia FC venceu, na noite desta sexta-feira, a Casa do Povo de Freixo por 3-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo de abertura da 15.ª jornada da Liga Feminina Placard de futsal, garantindo de forma matemática a permanência no principal escalão da modalidade.