O mês de julho chega intenso e com muitas propostas de cultura e lazer. Entre os maiores eventos, destaque para o Artbeerfest e Caminha Medieval, que aborda os 740 anos da outorga do foral a Caminha. É também o mês em que centenas de pessoas visitam Arga de Baixo, porque a leira da Casa do Marco acolhe mais uma edição da Arte na Leira.
Na área do desporto, há, entre outros, provas de remo, trail e várias caminhadas, em que todos podem participar. Há festas e romarias também e as tradições estão ao rubro.
A agenda para este mês traz eventos já consagrados, como é o caso dos maiores a que nos referimos. O Artbeerfest, por exemplo. Entre 11 e 14 deste mês chega ao Centro Histórico de Caminha a 11ª edição do festival internacional de cerveja, com organização da OG & Associados e Câmara Municipal de Caminha.
A Arte na Leira, por seu lado, vai já a caminho das três décadas de história. Esta será a 26ª edição, sempre com organização do artista Mário Rocha. As portas abrem-se a 20 de julho e a mostra pode ser visitada até 18 de agosto, na Casa do Marco, Arga de Baixo.
Entre 24 e 28 julho chega Caminha Medieval, que contará com um programa específico, como é habitual, mas que sempre será estreitamente relacionado com os “740 anos da outorga do foral a Caminha”. O Centro Histórico de Caminha é o “palco” natural para uma reconstituição histórica deste tipo e assim continuará a ser, num evento de créditos firmados, que tem organização da Câmara Municipal de Caminha e apoio das Juntas de Freguesia do Concelho de Caminha.
Sendo o concelho um território de fortíssimas tradições, o mês de julho concentra já várias romarias e festas populares, cada uma com a sua especificidade e em que a população e as associações têm um papel determinante, assegurando, a cada ano, a salvaguarda destas ricas memórias, usos e costumes.
Importante também é recordar que, até ao final deste ano, decorrem as Comemorações do Centenário da Elevação de Gontinhães a Vila Praia de ncora. Existe um programa próprio, da responsabilidade da Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário da Elevação de Gontinhães a Vila Praia de ncora, de que constam inúmeras atividades. O dia 8 de julho, porém, é a data oficial mais importante e, para além de momentos mais formais, destacamos, na Praça da República, a realização do Concerto do Centenário, pela Banda da Armada.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo (BMVC) vai transformar as manhãs de dezembro num momento especial dedicado à imaginação, com a iniciativa “Advento de Histórias – Uma História por Dia”, dirigida a crianças até aos 12 anos.
O Santa Luzia Futebol Clube, emblema de Viana do Castelo e referência nacional no futsal feminino, vai marcar presença nas comemorações do Centenário do Sport Clube Maria da Fonte, associando-se ao programa oficial através da realização de um encontro de futsal feminino.
A cidade de Viana do Castelo prepara-se para receber, de 5 de dezembro de 2025 a 5 de janeiro de 2026, a iniciativa “Viana Coração do Natal”, que promete encher o centro histórico de cor, animação e atividades para todas as idades.
A comunicação social de proximidade reúne-se hoje, 29 de novembro, em Pombal, para participar no Encontro Nacional da Comunicação Social Local e Regional, uma iniciativa da Associação Nacional de Imprensa Regional (ANIR) que pretende lançar um olhar crítico e estratégico sobre o futuro do jornalismo local em Portugal.
O Natal em Vila Nova de Cerveira começa oficialmente este sábado, 29 de novembro, com o tradicional Ligar das Luzes, marcado para as 19h00 no centro histórico.
Este sábado, 29 de novembro, às 10h30, a Biblioteca Municipal de Valença convida famílias e crianças a participarem da atividade “Yoga em Ti”, especialmente pensada para crianças dos 3 aos 12 anos.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.