A Vila de Caminha prepara-se para mais uma viagem no tempo. Caminha Medieval 2025 vai ter como tema “Pax Dei” (Paz de Deus), que não podia ser mais atual, e nos leva até uma época, há mais de mil anos, em que se achou por bem estabelecer regras em tempo de conflito/guerra e proteger certas categorias da população.
As ruas da Vila de Caminha já estão a “vestir-se” a preceito e, até quarta-feira, dia 23, dia da abertura de Caminha Medieval, a azáfama dos preparativos não vai parar. Depois são cinco dias de magia, muita cor, muita alegria e muita animação, apoiados pela boa gastronomia e todo o tipo de produtos que, todos os anos, atraem muitos milhares de pessoas ao coração do Centro Histórico de Caminha.
“Pax Dei” (Paz de Deus) remete-nos para o Concílio de Charroux, uma reunião eclesiástica realizada em 989 na Abadia de Charroux, em França, com o patrocínio do Duque Guilherme IV de Aquitânia. O Concílio ficou na História da Igreja e da História Medieval por ser um dos primeiros a tratar o tema da Paz de Deus.
Em síntese, pode dizer-se que, em plena época medieval, a Pax Dei (Paz de Deus) assentava na premissa que um cristão não podia matar ou fazer mal a outro cristão. Proibia expressamente as pilhagens, os roubos, os atos de violência contra as populações e procurava excluir do envolvimento nas guerras os indefesos (velhos, mulheres, crianças, clérigos, gente desprotegida).
Em tempo de guerra teve um papel importante no desenvolvimento do código de cavalaria medieval, que, por sua vez, influenciaria o comportamento dos cavaleiros e a ética guerreira.
E havia punição. O Concílio estabeleceu a excomunhão como castigo para aqueles que violassem a paz e atacassem pessoas ou propriedades protegidas – na época não era pouco, dada as consequências que se podem adivinhar de tal excomunhão!
E os mercadores, saltimbancos, cavaleiros e todas aquelas personagens que estamos habituados a ver pelo Centro da Vila de Caminha, por altura de Caminha Medieval, já estão a caminho. Chegam todos, como referimos, esta quarta-feira.
O programa, que será divulgado na íntegra muito em breve, é extenso e traz surpresas – caso, entre outros, do Concerto de BalFolk – Danças do Mundo Medieval. Os “Flôr da Pele” são os protagonistas – a banda portuguesa de Balfolk promete um concerto com muita energia, onde as mazurkas, schottisches e outros ritmos tradicionais convidam o público a dançar e participar ativamente.
É mais uma oportunidade de interação entre artistas e personagens diversas com o público, o que carateriza também as edições de Caminha Medieval.
Paredes de Coura recebeu na sexta-feira a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, que apresentou no Centro Cultural um programa especial composto por três peças: Public Domain, Eurídice e o Instante e almada E TUDO!.
A 8.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo trouxe emoção e mudanças na liderança da competição. O Atlético dos Arcos venceu este domingo o Âncora Praia FC por 2-1 e assumiu a primeira posição da tabela com 18 pontos, ultrapassando o Atlético de Caminha e o Courense que perderam este fim de semana.
O Távora continua no comando da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo após a 8ª jornada, realizada este domingo, somando 21 pontos. Lanhelas FC e UD Os Raianos seguem logo atrás, ambos com 19 pontos, mantendo a disputa pelo topo da tabela muito intensa.
O SC Vianense sofreu mais um revés no Campeonato de Portugal. Este domingo, a equipa deslocou-se a Celorico de Basto para defrontar o CD Celoricense, na 9.ª jornada da Série A, e perdeu por 2-1.
O Sport Lisboa e Benfica anunciou este domingo, na sua página oficial, a reeleição de Rui Costa como presidente do clube, após vencer a segunda volta das eleições realizadas no sábado, relativas ao quadriénio 2025-2029.
A BebéVida volta a promover, durante o mês de novembro, um novo ciclo de sessões gratuitas dirigidas a grávidas e famílias, com o objetivo de apoiar a maternidade de forma informada, saudável e tranquila. As iniciativas, de caráter online e presencial, reúnem especialistas de diferentes áreas, abordando temas como o bem-estar físico e emocional na gravidez, o sono do bebé, os primeiros socorros pediátricos e a criopreservação de células estaminais.
A Juventude Viana voltou, este sábado, 8 de novembro, a ganhar no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao bater o SC Marinhense por 6-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.