A Vila de Caminha prepara-se para mais uma viagem no tempo. Caminha Medieval 2025 vai ter como tema “Pax Dei” (Paz de Deus), que não podia ser mais atual, e nos leva até uma época, há mais de mil anos, em que se achou por bem estabelecer regras em tempo de conflito/guerra e proteger certas categorias da população.
As ruas da Vila de Caminha já estão a “vestir-se” a preceito e, até quarta-feira, dia 23, dia da abertura de Caminha Medieval, a azáfama dos preparativos não vai parar. Depois são cinco dias de magia, muita cor, muita alegria e muita animação, apoiados pela boa gastronomia e todo o tipo de produtos que, todos os anos, atraem muitos milhares de pessoas ao coração do Centro Histórico de Caminha.
“Pax Dei” (Paz de Deus) remete-nos para o Concílio de Charroux, uma reunião eclesiástica realizada em 989 na Abadia de Charroux, em França, com o patrocínio do Duque Guilherme IV de Aquitânia. O Concílio ficou na História da Igreja e da História Medieval por ser um dos primeiros a tratar o tema da Paz de Deus.
Em síntese, pode dizer-se que, em plena época medieval, a Pax Dei (Paz de Deus) assentava na premissa que um cristão não podia matar ou fazer mal a outro cristão. Proibia expressamente as pilhagens, os roubos, os atos de violência contra as populações e procurava excluir do envolvimento nas guerras os indefesos (velhos, mulheres, crianças, clérigos, gente desprotegida).
Em tempo de guerra teve um papel importante no desenvolvimento do código de cavalaria medieval, que, por sua vez, influenciaria o comportamento dos cavaleiros e a ética guerreira.
E havia punição. O Concílio estabeleceu a excomunhão como castigo para aqueles que violassem a paz e atacassem pessoas ou propriedades protegidas – na época não era pouco, dada as consequências que se podem adivinhar de tal excomunhão!
E os mercadores, saltimbancos, cavaleiros e todas aquelas personagens que estamos habituados a ver pelo Centro da Vila de Caminha, por altura de Caminha Medieval, já estão a caminho. Chegam todos, como referimos, esta quarta-feira.
O programa, que será divulgado na íntegra muito em breve, é extenso e traz surpresas – caso, entre outros, do Concerto de BalFolk – Danças do Mundo Medieval. Os “Flôr da Pele” são os protagonistas – a banda portuguesa de Balfolk promete um concerto com muita energia, onde as mazurkas, schottisches e outros ritmos tradicionais convidam o público a dançar e participar ativamente.
É mais uma oportunidade de interação entre artistas e personagens diversas com o público, o que carateriza também as edições de Caminha Medieval.
A Operação de Natal da PSP e da GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro, segundo dados divulgados pelas autoridades.
O Centro Social de Santa Marta viveu, ao longo da última semana, momentos de grande significado humano e comunitário, num ambiente pautado pelo verdadeiro espírito natalício, pela solidariedade e pela emoção.
Vila Nova de Cerveira prepara-se para prestar homenagem ao jovem futebolista Duarte Cunha, natural do concelho, recentemente consagrado Campeão do Mundo Sub-17 pela Seleção Nacional. A iniciativa reconhece o percurso do atleta, a sua dedicação ao desporto e o mérito alcançado ao mais alto nível do futebol internacional.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.