O Projeto Radar Social encontra-se no terreno desde outubro de 2024, no concelho de Caminha. É um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem como principal objetivo sinalizar pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social.
O Município, dando resposta ao Diagnóstico da Rede Social, priorizou o isolamento social, a deficiência/incapacidade e os cuidadores informais.
A Equipa do Radar Social, constituída por duas técnicas superiores do Município de Caminha, desenvolveu reuniões preparatórias, com as Juntas de Freguesia do Concelho e os parceiros (Entidades, Instituições e Associações), de forma a definir estratégias de intervenção no terreno.
As técnicas já se encontram a realizar visitas domiciliárias, tendo em conta as situações sinalizadas pelos diferentes parceiros. A abordagem individual carece de consentimento escrito, de forma a permitir o tratamento de dados e o respetivo encaminhamento.
Todas as situações de vulnerabilidade social podem ser sinalizadas. Para o efeito, reforçamos o pedido de colaboração de toda a comunidade.
Com este projeto, o Município de Caminha pretende tornar-se um concelho ainda mais solidário e inclusivo.
O Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico (NFIST), em colaboração com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, traz a Viana do Castelo o Projeto “Física Sobre Rodas” no próximo dia 18 de Julho, com exposições do Circo da Física, das 14h00 às 19h00, e observações astronómicas, das 21h30 à 01h00, no Anfiteatro do Largo João Tomás da Costa.
Mais de 30 mil euros vão ser investidos na beneficiação da rede viária da Freguesia de Sampriz. O acordo foi formalizado entre o Presidente da Câmara, Augusto Marinho, e o Presidente da Junta, Augusto Calheiros, e visa criar melhores condições de circulação e segurança na via pública, respondendo a uma necessidade sentida pela população local.
Conforme prometido no meu artigo anterior, hoje falarei da estratégia para se combater este ataque sistemático que é feito à imprensa regional, desde que somos uma democracia plena de direitos, ou melhor dizendo, desde o 25 de abril de 1974.
Vila Nova de Cerveira é um dos poucos municípios portugueses com crescimento demográfico sustentado e projeções otimistas para as próximas três décadas. Em apenas três anos, a população aumentou cerca de 500 habitantes, além de se assistir a um rejuvenescimento da população em idade ativa e de uma significativa recuperação do índice de potencialidade.
No mês passado, o sol foi muito benéfico para o Navio Gil Eannes. O Museu bateu um novo recorde. Este foi de facto o melhor mês de junho de sempre em termos de visitas e receitas, tendo resultado num excelente contributo para as obras de manutenção que têm decorrido a bordo.
O Pavilhão Municipal de Valença acolheu o futuro do basquetebol português, ao receber os estágios das Selecções Nacionais Sub-15 Feminina e Masculina.
O Município de Ponte da Barca apresentou publicamente o Barca Jovem 2025, numa cerimónia que decorreu na belíssima Praia Fluvial do rio Lima. A iniciativa, que se realiza entre os dias 12 e 16 de agosto, além de um evento de verão é um compromisso do município com uma juventude ativa, criativa e ligada ao território.