O Município de Caminha abriu as candidaturas para atribuição de incentivos a estudantes do ensino superior para o ano letivo 2023/2024. O prazo termina a 20 de outubro. Podem concorrer ao apoio os alunos que ingressaram pela primeira vez no Ensino Superior ou que já se encontrem a frequentar.
“Este apoio dirige-se quer aos alunos que ingressaram pela primeira vez no Ensino Superior, quer àqueles que já se encontrem a frequentar anos mais avançados. É de referir ainda que os candidatos que beneficiaram do incentivo no ano passado deverão, igualmente, fazer a entrega de candidatura para que se verifique se se mantém as condições de atribuição”, lê-se num comunicado de imprensa disponibilizado pelo Município de Caminha.
“O valor a atribuir a cada estudante será igual a três vezes o salário mínimo nacional fixado para o primeiro dos anos civis que constituem o ano letivo respetivo e a sua duração será igual à do tempo mínimo estabelecido para a obtenção do grau de licenciatura com aproveitamento escolar”, completa.
As candidaturas devem ser entregues até ao dia 20 de outubro, mediante a entrega do formulário próprio que se encontra disponível no site da autarquia ou nos serviços Municipais (Câmara Municipal, em Caminha e no Gabinete de Apoio ao Munícipe, em Vila Praia de Âncora). O Regulamento de Atribuição de Incentivos ao Ensino Superior, documento onde estão descriminados os documentos necessários encontra-se disponível para consulta nos mesmos locais.
Segundo o Município de Caminha, no ano letivo de 2022/2023 foram beneficiados 19 estudantes (entre novos candidatos e apoios de continuidade), num investimento de 40 mil euros.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.