O Município de Caminha abriu as candidaturas para atribuição de incentivos a estudantes do ensino superior para o ano letivo 2023/2024. O prazo termina a 20 de outubro. Podem concorrer ao apoio os alunos que ingressaram pela primeira vez no Ensino Superior ou que já se encontrem a frequentar.
“Este apoio dirige-se quer aos alunos que ingressaram pela primeira vez no Ensino Superior, quer àqueles que já se encontrem a frequentar anos mais avançados. É de referir ainda que os candidatos que beneficiaram do incentivo no ano passado deverão, igualmente, fazer a entrega de candidatura para que se verifique se se mantém as condições de atribuição”, lê-se num comunicado de imprensa disponibilizado pelo Município de Caminha.
“O valor a atribuir a cada estudante será igual a três vezes o salário mínimo nacional fixado para o primeiro dos anos civis que constituem o ano letivo respetivo e a sua duração será igual à do tempo mínimo estabelecido para a obtenção do grau de licenciatura com aproveitamento escolar”, completa.
As candidaturas devem ser entregues até ao dia 20 de outubro, mediante a entrega do formulário próprio que se encontra disponível no site da autarquia ou nos serviços Municipais (Câmara Municipal, em Caminha e no Gabinete de Apoio ao Munícipe, em Vila Praia de Âncora). O Regulamento de Atribuição de Incentivos ao Ensino Superior, documento onde estão descriminados os documentos necessários encontra-se disponível para consulta nos mesmos locais.
Segundo o Município de Caminha, no ano letivo de 2022/2023 foram beneficiados 19 estudantes (entre novos candidatos e apoios de continuidade), num investimento de 40 mil euros.
Viana do Castelo vai acolher, entre 6 e 10 de janeiro de 2026, a 1.ª Ronda de Apuramento para o Campeonato da Europa de Voleibol Sub-18 masculinos. O torneio realiza-se no Centro Cultural da cidade, sob a organização da Federação Portuguesa de Voleibol em parceria com o Município, e integra a Western European Volleyball Zonal Association (WEVZA).
A segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Ponte de Lima entra em discussão pública a partir de 5 de janeiro, por um período de 40 dias úteis, de acordo com aviso publicado em Diário da República.
As seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) foram distinguidas com a Bandeira Verde Eco Escolas e Eco Campus 2025, o mais elevado reconhecimento atribuído pela Associação Bandeira Azul do Ambiente e Educação às instituições de ensino superior comprometidas com a sustentabilidade e a educação ambiental.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Lanheses e do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Viana do Castelo, recuperou no passado dia 17 de dezembro diversos bens furtados de uma residência na localidade de Lanheses, no concelho de Viana do Castelo.
A PSP de Viana do Castelo deteve, na manhã de 16 de dezembro, um jovem de 16 anos por posse de droga e material associado ao tráfico, no âmbito de uma operação de prevenção criminal realizada na Rua Manuel Fiúza Júnior.
O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.