O Município de Caminha reforçou a sua aposta na gestão sustentável de resíduos com a aquisição de uma nova viatura elétrica dedicada à recolha de biorresíduos, num investimento de 68 mil euros (acrescido de IVA). Esta aquisição surge no âmbito do programa RecolhaBio, do Fundo Ambiental, ao qual o município apresentou uma candidatura bem-sucedida.
O projeto, com um investimento total previsto de cerca de 125 mil euros, permitiu também a aquisição de contentores para resíduos verdes e equipamentos de apoio à recolha de resíduos orgânicos. A iniciativa insere-se nas estratégias nacionais e europeias para valorização de biorresíduos e pretende melhorar a prestação de serviços municipais na área da gestão de resíduos.
Segundo o município, este investimento contribui para a promoção da economia circular, para a redução de resíduos enviados para aterros, diminuição de gases com efeito de estufa e para a consciencialização dos cidadãos sobre o impacto ambiental e económico dos resíduos urbanos.
Paralelamente, o Município de Caminha está a executar o projeto Rede de Recolha Seletiva de Resíduos, financiado pelo programa NORTE2030, com um investimento previsto de 624 mil euros. Este projeto prevê a aquisição de duas viaturas elétricas adicionais para recolha de biorresíduos, compostores comunitários, biotriturador de resíduos verdes, ecocentros móveis, equipamentos de contentorização e deposição de resíduos de construção e demolição.
Além disso, incluem-se campanhas de comunicação e sensibilização destinadas a promover a prevenção na produção de resíduos, a reutilização, reciclagem e desvio de aterro, reforçando o compromisso de Caminha com a sustentabilidade e a valorização dos resíduos enquanto recursos.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.
Paredes de Coura volta a ser, esta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de novembro, palco de música experimental e improvisada com a realização de mais uma edição do Space Festival. A Capela do Espírito Santo, o Centro Cultural e o Quartel das Artes serão os espaços que recebem os eventos deste festival dedicado à inovação musical.