O Município de Caminha reforçou a sua aposta na gestão sustentável de resíduos com a aquisição de uma nova viatura elétrica dedicada à recolha de biorresíduos, num investimento de 68 mil euros (acrescido de IVA). Esta aquisição surge no âmbito do programa RecolhaBio, do Fundo Ambiental, ao qual o município apresentou uma candidatura bem-sucedida.
 
 O projeto, com um investimento total previsto de cerca de 125 mil euros, permitiu também a aquisição de contentores para resíduos verdes e equipamentos de apoio à recolha de resíduos orgânicos. A iniciativa insere-se nas estratégias nacionais e europeias para valorização de biorresíduos e pretende melhorar a prestação de serviços municipais na área da gestão de resíduos.
Segundo o município, este investimento contribui para a promoção da economia circular, para a redução de resíduos enviados para aterros, diminuição de gases com efeito de estufa e para a consciencialização dos cidadãos sobre o impacto ambiental e económico dos resíduos urbanos.
Paralelamente, o Município de Caminha está a executar o projeto Rede de Recolha Seletiva de Resíduos, financiado pelo programa NORTE2030, com um investimento previsto de 624 mil euros. Este projeto prevê a aquisição de duas viaturas elétricas adicionais para recolha de biorresíduos, compostores comunitários, biotriturador de resíduos verdes, ecocentros móveis, equipamentos de contentorização e deposição de resíduos de construção e demolição.
Além disso, incluem-se campanhas de comunicação e sensibilização destinadas a promover a prevenção na produção de resíduos, a reutilização, reciclagem e desvio de aterro, reforçando o compromisso de Caminha com a sustentabilidade e a valorização dos resíduos enquanto recursos.
 
  Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma celebração popular de culto aos mortos comemorada anualmente no dia 31 de outubro. O termo tem origem na expressão em inglês “All Hallow’s Eve” (Véspera de Todos os Santos), pois é comemorado um dia antes do feriado de 01 de novembro.
 
  O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será palco este sábado, às 17h00, de um dos jogos mais aguardados da 9.ª jornada da Liga Feminina Placard, com o Santa Luzia FC a receber o SL Benfica. A partida terá transmissão em direto no Canal 11.
 
  A Câmara Municipal de Viana do Castelo esclareceu hoje dúvidas sobre o acesso do público e da comunicação social às reuniões do órgão municipal, após declarações recentes do vereador eleito pelo CHEGA, Eduardo Teixeira.
 
  Três nomes históricos da Associação de Futebol de Viana do Castelo foram homenageados numa cerimónia marcada pela emoção e gratidão. Jorge Sárria, antigo presidente da AFVC, e Fernando Costa Lima e Gomes Ribeiro receberam distinções especiais pelo contributo de uma vida dedicada à causa associativa.
 
  Docentes e estudantes do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) estiveram esta sexta-feira em várias escolas do Alto Minho para promover a literacia financeira junto de jovens do ensino básico e secundário.
 
  O Município de Caminha reforçou a sua aposta na gestão sustentável de resíduos com a aquisição de uma nova viatura elétrica dedicada à recolha de biorresíduos, num investimento de 68 mil euros (acrescido de IVA). Esta aquisição surge no âmbito do programa RecolhaBio, do Fundo Ambiental, ao qual o município apresentou uma candidatura bem-sucedida.
 
  A ACCIONA foi adjudicada com a operação e manutenção de doze estações de tratamento de águas residuais (ETAR) no Alto Minho Interior, num contrato de 11,78 milhões de euros com duração de sete anos, com possibilidade de prorrogação por mais três.