O Município de Caminha reforçou a sua aposta na gestão sustentável de resíduos com a aquisição de uma nova viatura elétrica dedicada à recolha de biorresíduos, num investimento de 68 mil euros (acrescido de IVA). Esta aquisição surge no âmbito do programa RecolhaBio, do Fundo Ambiental, ao qual o município apresentou uma candidatura bem-sucedida.
O projeto, com um investimento total previsto de cerca de 125 mil euros, permitiu também a aquisição de contentores para resíduos verdes e equipamentos de apoio à recolha de resíduos orgânicos. A iniciativa insere-se nas estratégias nacionais e europeias para valorização de biorresíduos e pretende melhorar a prestação de serviços municipais na área da gestão de resíduos.
Segundo o município, este investimento contribui para a promoção da economia circular, para a redução de resíduos enviados para aterros, diminuição de gases com efeito de estufa e para a consciencialização dos cidadãos sobre o impacto ambiental e económico dos resíduos urbanos.
Paralelamente, o Município de Caminha está a executar o projeto Rede de Recolha Seletiva de Resíduos, financiado pelo programa NORTE2030, com um investimento previsto de 624 mil euros. Este projeto prevê a aquisição de duas viaturas elétricas adicionais para recolha de biorresíduos, compostores comunitários, biotriturador de resíduos verdes, ecocentros móveis, equipamentos de contentorização e deposição de resíduos de construção e demolição.
Além disso, incluem-se campanhas de comunicação e sensibilização destinadas a promover a prevenção na produção de resíduos, a reutilização, reciclagem e desvio de aterro, reforçando o compromisso de Caminha com a sustentabilidade e a valorização dos resíduos enquanto recursos.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.