A Bandeira Azul da Europa foi hasteada, esta manhã, em todas as praias marítimas do concelho de Caminha. O investimento do Município, este ano, na época balnear ronda os 200 mil euros.
“O Município continua a fazer um forte investimento também nesta área, que este ano ronda os 200 mil euros, com o intuito de preparar cada época balnear para uma fruição de excelência, cumprindo os critérios impostos pela Associação Bandeira Azul da Europa e oferecendo à população e aos visitantes condições de acesso, limpeza e segurança, que se aliam às caraterísticas naturais privilegiadas da nossa costa”, explicou o Município de Caminha, numa nota de imprensa.
![]()
Segundo a Câmara Municipal o investimento reparte-se por várias rubricas, entre elas “o apoio à contratação de nadadores salvadores, análises de água, candidaturas a Bandeiras Qualidade de Ouro, candidaturas à Bandeira Azul da Europa, prestação de serviço de recolha de sargaço e abertura no rio Âncora, informação com sinalética de praia, postos de primeiros socorros e instalações sanitárias, material para malas de primeiros socorros, placas de sinalética, deslocação de contentores, vistorias – Capitania / Postos de Praia, limpeza de praias e posto de praia completo no Forte do Cão”.
![]()
A Região Norte volta a afirmar-se como líder nacional no compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contabilizando 426 projetos registados na Plataforma ODSlocal, provenientes de 49 municípios.
A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, afirmou esta terça-feira, no Parlamento, que a produção de energia eólica no mar (“offshore”) só avançará quando for economicamente viável, sublinhando que esse cenário “ainda está muito longe” de acontecer.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana apresenta a estreia de “Quero Ser Feliz Agora!”, um novo espetáculo integrado no Projeto de Teatro Escolar 2025–2026, destinado ao público do ensino secundário e ao público em geral.
A Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) recebe, nos dias 6 e 7 de novembro, a 20.ª edição do Encontro Internacional das Artes, dedicada ao tema “Fronteiras (in)Visíveis: A arte como território livre de expressão e encontro”.
O sentimento de pertença e o orgulho nas origens voltam a unir a comunidade cerveirense na capital. No próximo domingo, 9 de novembro, celebra-se o 16.º aniversário da Casa Cerveirense em Lisboa, um evento que promete juntar centenas de conterrâneos num dia dedicado à amizade e às tradições do Alto Minho.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) confirmou esta terça-feira, 4 de novembro, a existência de infiltrações de água em dois gabinetes clínicos e num corredor do hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima.
O distrito de Viana do Castelo vai ser um dos mais afetados pela superfície frontal fria de atividade moderada a forte que atravessa o país esta quarta-feira, provocando chuva intensa, trovoadas, vento forte e forte agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).