Logo
Regional

Caminha: Funcionamento do Ferry Boat foi discutido hoje em La Guardia

5 Julho, 2023 | 16:22
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A Coligação "O Concelho em Primeiro" reuniu esta manhã, em La Guardia, com o novo Alcaide Roberto Carrero para discutirem assuntos relacionados com as duas margens.

Os elementos da coligaçaõ “O Concelho em Primeiro”- OCP, questionaram sobre a data prevista para estar pronto o cais de atraque de La Guardia, de forma a poder voltar a funcionar o Ferry Boat e se estabelecerem relações e intercâmbios imediatos.

Roberto Carrero, informou que já tinha tido conhecimento, uma vez que só está no ajuntamento de La Guardia há poucas semanas, que o mesmo seria colocado no dia 18 de agosto, altura em que as marés estavam mais altas e portanto seria a data indicada, reforçando a “urgência” deste cais de atraque.

Roberto Carrero e Liliana Silva estão de acordo sobre a necessidade urgente de pôr o Ferry Boat a funcionar, enquanto não há outra solução para a travessia rodoviária regular entre as duas margens.

Ficou ainda definido que ambos iriam tentar que a possibilidade de uma ligação rodoviária transfronteiriça, entre Caminha e La Guardia, fosse colocado na próxima cimeira ibérica.

“Um bom estudo e a melhor solução ouvindo a população das duas margens acerca da melhor localização e tipo de estrutura é fundamental para o progresso destes dois concelhos foz de Rio Minho”, afirmou Liliana Silva.

Sobre a questão do assoreamento do Rio Minho, a eleita pela OCP , Liliana Silva, informou que tinha feito um pedido à Assembleia da República para que existisse um projeto de resolução para recomendar ao Governo que procedessem à extração imediata das areias de forma a que o ferry possa navegar em condições e que os pescadores e outras embarcações possam usufruir do Rio Minho em pleno.

Roberto Carrero comprometeu-se a abordar também o assunto junto do “Médio Ambiente” da Xunta da Galiza e da “Costas del Estado” do Ministério de transição ecológica espanhol.

Para Liliana Silva: “A reunião foi produtiva porque vi um alcaide cheio de vontade de trabalhar, de fazer o melhor por La Guardia e de olhar para nós como possibilidade de crescimento e progresso das duas margens. Estamos ao alcance da vista , mas longe em termos rodoviários e temos que nos aproximar com uma estratégia conjunta para as marítimos turísticas, para uma ligação rodoviária e para todas as trocas comerciais, turísticas, culturais e empresariais que possam vir a existir no futuro”.

“Tornar estes dois concelhos como um polo atrativo e de desenvolvimento para investidores, empresas locais e turistas que vejam nestes dois concelhos potencial sendo um território único e com condições que nos tinham que colocar no patamar de excelência.” conclui Liliana Silva, acerca desta reunião.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Junho, 2024

Viana do Castelo recebe três prémios cinco estrelas

Viana do Castelo volta a estar em destaque na 7ª edição do Prémio Cinco Estrelas Regiões – 2024 ao vencer com três ícones do Município: na categoria Festas / Feiras / Romarias foi vencedora a Romaria Sra. d’Agonia, na categoria Museus venceu o Museu do Traje e na categoria Monumentos o destaque vai para o Santuário do Sagrado Coração de Jesus.

Regional 14 Junho, 2024

Equipas do Politécnico de Viana do Castelo conquistam o pódio em Projetos de Inovação Pedagógica

O Politécnico de Viana do Castelo venceu o primeiro e o terceiro lugares pelos projetos inovadores e empreendedores, desenvolvidos por estudantes da Escola Superior Agrária e da Escola Superior de Ciências Empresariais, no âmbito do PIP – Projeto de Inovação Pedagógica, que junta o IPVC e o IPB.

Regional 14 Junho, 2024

CIM Alto Minho promove sessão de esclarecimento sobre apoios na área da inovação social

Decorreu em Viana do Castelo, uma sessão de esclarecimento dedicada ao Aviso NORTE2030-2024-8 "Parcerias para a Inovação Social", aberto no âmbito do Norte 2030 – Programa Operacional Regional do Norte 2021-2027, para apoiar projetos inovadores com impactos sociais positivos.

Regional 14 Junho, 2024

Projeto para demolir habitações em risco na costa de Esposende concluído até dezembro

O projeto de execução para demolição das construções em risco em Cedovém, em Esposende, cuja conclusão esteve prevista para final de 2023, vai avançar, após aval do novo Governo, prevendo-se a sua conclusão até dezembro, foi hoje revelado.

Regional 14 Junho, 2024

APA defende interesse público de linha de Alta Tensão contestada por autarcas do Alto Minho

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou que invocou em tribunal o interesse público para impedir o adiamento do licenciamento e avanço da linha de alta tensão Ponte de Lima-Fontefria (Galiza), contestada por autarcas do Alto Minho.

Desporto 13 Junho, 2024

Pinto da Costa esteve a ver o hóquei ao lado do mecânico da Juventude Viana

Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, esteve no Dragão Arena a assistir ao confronto contra o Sporting, para as meias-finais do Campeonato Placard de hóquei em patins. O histórico presidente dos dragões esteve sentado ao lado do mecânico e técnico de equipamentos da Juventude Viana.

Regional 13 Junho, 2024

Homem de 47 anos colhido mortalmente por comboio em Barcelos

Um homem de 47 anos foi hoje colhido mortalmente por um comboio junto a um viaduto na freguesia de Carreira, Barcelos.