Logo
Regional

Caminha: Funcionamento do Ferry Boat foi discutido hoje em La Guardia

5 Julho, 2023 | 16:22
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A Coligação "O Concelho em Primeiro" reuniu esta manhã, em La Guardia, com o novo Alcaide Roberto Carrero para discutirem assuntos relacionados com as duas margens.

Os elementos da coligaçaõ “O Concelho em Primeiro”- OCP, questionaram sobre a data prevista para estar pronto o cais de atraque de La Guardia, de forma a poder voltar a funcionar o Ferry Boat e se estabelecerem relações e intercâmbios imediatos.

Roberto Carrero, informou que já tinha tido conhecimento, uma vez que só está no ajuntamento de La Guardia há poucas semanas, que o mesmo seria colocado no dia 18 de agosto, altura em que as marés estavam mais altas e portanto seria a data indicada, reforçando a “urgência” deste cais de atraque.

Roberto Carrero e Liliana Silva estão de acordo sobre a necessidade urgente de pôr o Ferry Boat a funcionar, enquanto não há outra solução para a travessia rodoviária regular entre as duas margens.

Ficou ainda definido que ambos iriam tentar que a possibilidade de uma ligação rodoviária transfronteiriça, entre Caminha e La Guardia, fosse colocado na próxima cimeira ibérica.

“Um bom estudo e a melhor solução ouvindo a população das duas margens acerca da melhor localização e tipo de estrutura é fundamental para o progresso destes dois concelhos foz de Rio Minho”, afirmou Liliana Silva.

Sobre a questão do assoreamento do Rio Minho, a eleita pela OCP , Liliana Silva, informou que tinha feito um pedido à Assembleia da República para que existisse um projeto de resolução para recomendar ao Governo que procedessem à extração imediata das areias de forma a que o ferry possa navegar em condições e que os pescadores e outras embarcações possam usufruir do Rio Minho em pleno.

Roberto Carrero comprometeu-se a abordar também o assunto junto do “Médio Ambiente” da Xunta da Galiza e da “Costas del Estado” do Ministério de transição ecológica espanhol.

Para Liliana Silva: “A reunião foi produtiva porque vi um alcaide cheio de vontade de trabalhar, de fazer o melhor por La Guardia e de olhar para nós como possibilidade de crescimento e progresso das duas margens. Estamos ao alcance da vista , mas longe em termos rodoviários e temos que nos aproximar com uma estratégia conjunta para as marítimos turísticas, para uma ligação rodoviária e para todas as trocas comerciais, turísticas, culturais e empresariais que possam vir a existir no futuro”.

“Tornar estes dois concelhos como um polo atrativo e de desenvolvimento para investidores, empresas locais e turistas que vejam nestes dois concelhos potencial sendo um território único e com condições que nos tinham que colocar no patamar de excelência.” conclui Liliana Silva, acerca desta reunião.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 24 Fevereiro, 2024

Vianense recebe Sanjoanense na luta pela manutenção na Liga 3

A Liga 3 prossegue este fim-de-semana com a realização da 3.ª jornada da Fase de Apuramento de Campeão, bem como da segunda da Fase de Manutenção e Descida.

Regional 24 Fevereiro, 2024

Vila Nova de Cerveira abre novo Centro de Apoio à Integração de Migrantes

A Câmara de Vila Nova de Cerveira abriu no centro de Transportes um novo Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), que aumentaram nas “freguesias mais próximas da sede do concelho”.

Nacional 24 Fevereiro, 2024

Conselho Nacional da CGTP eleito com 98% dos votos

O Conselho Nacional da CGTP, composto por 147 dirigentes, foi eleito com 98% dos votos, no XV congresso da central sindical, que se realiza na Torre da Marinha, Seixal.

Desporto 24 Fevereiro, 2024

Liga Europa: Sporting reencontra Atalanta, Benfica defronta Rangers

O Sporting reencontra os italianos da Atalanta, que já defrontou na fase de grupos, nos oitavos de final da Liga Europa, e o Benfica defronta o Rangers, assim ditou o sorteio realizado em Nyon, na Suíça.

Música 23 Fevereiro, 2024

Escola do Rock de Paredes de Coura arranca celebração dos 10 anos em Castelo de Paiva

A Escola do Rock de Paredes de Coura promove, este fim de semana, nos dias 24 e 25 de fevereiro,  em Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro, uma residência de intercâmbio entre alunos daquela residência intensiva e da academia de música local.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Valença reuniu com a GNR local e de Viana para analisar a segurança do concelho

O Município de Valença convocou os destacamentos territoriais de Valença e Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) para uma reunião de análise da situação atual da segurança do concelho.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Pouca lampreia no Alto Minho vendida a cerca de 100 euros

A Associação Profissional de Pescas do Rio Minho e Mar afirmou hoje que “está a ser um ano complicado” para a pesca da lampreia, que é pouca, sendo vendida, face à elevada procura, entre os 70 a 100 euros.