Logo
Regional

Caminha: Funcionamento do Ferry Boat foi discutido hoje em La Guardia

5 Julho, 2023 | 16:22
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A Coligação "O Concelho em Primeiro" reuniu esta manhã, em La Guardia, com o novo Alcaide Roberto Carrero para discutirem assuntos relacionados com as duas margens.

Os elementos da coligaçaõ “O Concelho em Primeiro”- OCP, questionaram sobre a data prevista para estar pronto o cais de atraque de La Guardia, de forma a poder voltar a funcionar o Ferry Boat e se estabelecerem relações e intercâmbios imediatos.

Roberto Carrero, informou que já tinha tido conhecimento, uma vez que só está no ajuntamento de La Guardia há poucas semanas, que o mesmo seria colocado no dia 18 de agosto, altura em que as marés estavam mais altas e portanto seria a data indicada, reforçando a “urgência” deste cais de atraque.

Roberto Carrero e Liliana Silva estão de acordo sobre a necessidade urgente de pôr o Ferry Boat a funcionar, enquanto não há outra solução para a travessia rodoviária regular entre as duas margens.

Ficou ainda definido que ambos iriam tentar que a possibilidade de uma ligação rodoviária transfronteiriça, entre Caminha e La Guardia, fosse colocado na próxima cimeira ibérica.

“Um bom estudo e a melhor solução ouvindo a população das duas margens acerca da melhor localização e tipo de estrutura é fundamental para o progresso destes dois concelhos foz de Rio Minho”, afirmou Liliana Silva.

Sobre a questão do assoreamento do Rio Minho, a eleita pela OCP , Liliana Silva, informou que tinha feito um pedido à Assembleia da República para que existisse um projeto de resolução para recomendar ao Governo que procedessem à extração imediata das areias de forma a que o ferry possa navegar em condições e que os pescadores e outras embarcações possam usufruir do Rio Minho em pleno.

Roberto Carrero comprometeu-se a abordar também o assunto junto do “Médio Ambiente” da Xunta da Galiza e da “Costas del Estado” do Ministério de transição ecológica espanhol.

Para Liliana Silva: “A reunião foi produtiva porque vi um alcaide cheio de vontade de trabalhar, de fazer o melhor por La Guardia e de olhar para nós como possibilidade de crescimento e progresso das duas margens. Estamos ao alcance da vista , mas longe em termos rodoviários e temos que nos aproximar com uma estratégia conjunta para as marítimos turísticas, para uma ligação rodoviária e para todas as trocas comerciais, turísticas, culturais e empresariais que possam vir a existir no futuro”.

“Tornar estes dois concelhos como um polo atrativo e de desenvolvimento para investidores, empresas locais e turistas que vejam nestes dois concelhos potencial sendo um território único e com condições que nos tinham que colocar no patamar de excelência.” conclui Liliana Silva, acerca desta reunião.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 3 Fevereiro, 2026

Luís Nobre: “Faremos tudo para que o cinema continue a existir em Viana do Castelo”

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.

Cultura 3 Fevereiro, 2026

Tui e Valença celebram 14 anos de Eurocidade com concerto gratuito

O Teatro Municipal de Tui acolhe, no próximo sábado, dia 7 de fevereiro, às 19h00, o Concerto do 14.º Aniversário da Eurocidade Tui–Valença, um evento que celebra a união cultural e artística entre as duas cidades fronteiriças.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo lança passe único de 20 euros e amplia rede de transportes urbanos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Câmara de Viana do Castelo aprova tolerâncias de ponto para 2026

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.

Nacional 3 Fevereiro, 2026

Monção coloca em consulta pública regulamento de apoio aos bombeiros voluntários no pagamento do IMI

O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Executivo de Viana do Castelo aprova parecer favorável à elevação de Vila de Punhe a vila

O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Concurso “Coca de Edição” desafia criatividade em torno do mítico dragão de Monção

Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.