O Executivo de Caminha reúne amanhã, quarta-feira, dia 21 de setembro, em sessão ordinária. Assuntos relacionados com a conclusão e operacionalização da rede de saneamento de Vilar de Mouros e com o serviço de Psicologia criado pelo Município são dois dos temas em agenda. Na mesma reunião será formalizada a transição da Presidência da Câmara e empossado um novo Vereador.
Depois de algumas vicissitudes, relacionadas sobretudo com as dificuldades apresentadas pelo solo em Vilar de Mouros, a empreitada a Rede de Saneamento está praticamente concluída e requer agora uma formalidade simples, para que possa entrar em pleno funcionamento e servir a população que, há muitos anos, aguardava por esta infraestrutura.
Assim, o Executivo deverá aprovar a proposta, a submeter à Assembleia Municipal, de aditamento ao anexo I do Contrato de Cedência de Utilização de Infraestruturas celebrado entre o Município de Caminha e a ADAM – Águas do Alto Minho, S.A – rede de saneamento de Vilar de Mouros.
Esta é uma obra estruturante para os vilarmourenses, mas os trabalhos revelaram-se bastante complexos, em virtude da natureza do solo, rochoso e duro, fatores que acabaram por condicionar a sua progressão. Recorde-se que a obra, prende-se com a construção das infraestruturas em “baixa” do Saneamento da Freguesia de Vilar de Mouros, da “EE 01, EE02 e EE03” e conduta elevatória e emissário “em alta” que coletarão as redes em causa, transportando os efluentes até à EE de Lanhelas. Trata-se de um investimento da ordem dos 800 mil euros, que vai garantir a qualidade do serviço prestado às populações e a sustentabilidade dos sistemas. A execução da Rede de Saneamento da Freguesia de Vilar de Mouros é uma obra financiada pelo POSEUR.
O Executivo vai ainda apreciar e votar a submissão à Assembleia Municipal, do Regulamento Municipal do Serviço de Psicologia do Município de Caminha. A Câmara Municipal vai assim reforçar a sua política de proximidade e de resposta às necessidades dos munícipes, através da criação de um Serviço de Psicologia que atenda às necessidades locais, numa ação concertada com os demais agentes com intervenção. O Regulamento Municipal do Serviço de Psicologia do Município de Caminha foi, entretanto, submetido a discussão pública.
Da agenda faz ainda parte o Regulamento de Atribuição do Selo Equestre – Inicio do Procedimento – Projeto Vilas e Aldeias Equestres entre Arga e Lima. No âmbito da criação da rede certificada de prestadores de serviços turísticos para acolher turismo equestre, está prevista a elaboração de um regulamento, onde serão estabelecidas as condições e normas de atribuição do Selo Equestre.
Nesta ocasião, como referimos, será ainda formalizada transição da Presidência da Câmara para o antigo Vice-Presidente, Rui Lages, que, entretanto, assumiu a função, como a Lei determina, em consequência da renúncia de Miguel Alves, já empossado Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro. Será também e empossado um novo Vereador, João Pinto, o quinto elemento da lista do Partido Socialista candidata à Câmara Municipal de Caminha em 2021 e que ocupava as funções de Adjunto do Presidente da Câmara.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.