A exposição “Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo” que apresenta imagens de todas as paróquias do concelho, obras que vão desde o século XVIII ao século XX e que são inspiradas nas três fases da vida de Cristo, já foi visitada por quatro centenas de pessoas. Inaugurada a 4 de abril, esta exposição pode ser visitada até dia 2 de junho, no Museu Municipal de Caminha.
“Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo” – Arte em Imagem pelas Paróquias do Concelho de Caminha, tem organização conjunta da Câmara Municipal, Arciprestado de Caminha e Paróquias de Caminha.
A mostra é composta por mais de duas dezenas de imagens patentes na sala maior do Museu Municipal de Caminha, no 1º piso. Divino Salvador do Mundo, da Igreja Matriz de Vila Praia de Âncora; Senhor dos Passos, da Igreja Matriz de Venade; Cristo Crucificado, da Igreja Matriz de Argela; Senhor dos Passos, da Capela do Senhor dos Passos de Vilar de Mouros; Nossa Senhora das Dores, da Igreja Matriz de Arga de Cima; Nossa Senhora das Neves, da Igreja Matriz de Âncora; Nossa senhora da Soledade, da Capela de Nossa Senhora da Agonia de Caminha; Nossa Senhora do Calvário, da Igreja Matriz de Arga de Baixo, são algumas das esculturas que compõem a mostra. Para além das esculturas, esta exposição também conta com a Cruz Processional do século XX em prata da Igreja Matriz de Riba de Âncora, Vile e Dem e, ainda o Crucifixo de São Bartolomeu dos Mártires da Igreja Matriz de Orbacém.
É de salientar ainda que, esta exposição “Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo” – Arte em Imagem pelas Paróquias do Concelho de Caminha – tem uma dimensão artística que vai para além da componente religiosa, já que apresenta períodos distintos da arte religiosa, interessantes para qualquer pessoa que pura e simplesmente seja admiradora desta forma de arte e aprecie a beleza destas imagens, para além do seu significado.
Como já referimos, a mostra pode ser visitada até sexta-feira, dia 2 de junho, das 09H00 às 13H00 e das 14H00 às 17H00.
A GNR deteve, no passado dia 12 de setembro, um jovem de 17 anos, no concelho de Ponte de Lima, por suspeita de tráfico de estupefacientes. A detenção foi realizada pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Arcos de Valdevez, no âmbito de uma investigação em curso.
A Seleção Nacional Feminina de Futebol de Praia sagrou-se, este domingo, campeã da Liga Europeia, ao vencer a seleção espanhola por 4-2, na grande final disputada em Florença, Itália. Esta é a primeira vez que Portugal conquista o título europeu, juntando-se à lista de vencedores que conta com Espanha (2022 e 2023), Polónia (2024) e Rússia (2021).
Com o arranque do novo ano letivo, o Município de Viana do Castelo endereçou uma mensagem de boas-vindas à comunidade escolar, desejando a alunos, professores e funcionários um regresso “tranquilo, cheio de energia e motivação”.
O Santa Luzia Futebol Clube empatou este domingo, 5-5, frente ao Águias de Santa Marta, no Pavilhão José Natário, em partida da 2.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal. Num encontro repleto de emoção, reviravoltas, erros defensivos e decisões polémicas da equipa de arbitragem, o empate acabou por refletir a instabilidade do jogo, mas também a garra das vianenses, que evitaram a derrota nos segundos finais.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo congratula o Sapador Bombeiro Rui Lacerda, da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, pelo seu brilhante desempenho nas competições internacionais de Canoagem – Maratona.
O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora foi palco, recentemente, da apresentação de “Entre Redes e Marés”, um projeto audiovisual que cruza poesia, fé e memória coletiva, da autoria da poetisa Celina Parente, em colaboração com a produtora Creative Session.
A residência de Rui Sousa, candidato do Partido Socialista (PS) à presidência da União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, foi assaltada na manhã deste domingo, coincidindo com o dia em que apresentou formalmente a sua candidatura às eleições autárquicas 2025, no centro histórico da cidade.