A exposição “Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo” que apresenta imagens de todas as paróquias do concelho, obras que vão desde o século XVIII ao século XX e que são inspiradas nas três fases da vida de Cristo, já foi visitada por quatro centenas de pessoas. Inaugurada a 4 de abril, esta exposição pode ser visitada até dia 2 de junho, no Museu Municipal de Caminha.
“Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo” – Arte em Imagem pelas Paróquias do Concelho de Caminha, tem organização conjunta da Câmara Municipal, Arciprestado de Caminha e Paróquias de Caminha.
A mostra é composta por mais de duas dezenas de imagens patentes na sala maior do Museu Municipal de Caminha, no 1º piso. Divino Salvador do Mundo, da Igreja Matriz de Vila Praia de Âncora; Senhor dos Passos, da Igreja Matriz de Venade; Cristo Crucificado, da Igreja Matriz de Argela; Senhor dos Passos, da Capela do Senhor dos Passos de Vilar de Mouros; Nossa Senhora das Dores, da Igreja Matriz de Arga de Cima; Nossa Senhora das Neves, da Igreja Matriz de Âncora; Nossa senhora da Soledade, da Capela de Nossa Senhora da Agonia de Caminha; Nossa Senhora do Calvário, da Igreja Matriz de Arga de Baixo, são algumas das esculturas que compõem a mostra. Para além das esculturas, esta exposição também conta com a Cruz Processional do século XX em prata da Igreja Matriz de Riba de Âncora, Vile e Dem e, ainda o Crucifixo de São Bartolomeu dos Mártires da Igreja Matriz de Orbacém.

É de salientar ainda que, esta exposição “Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo” – Arte em Imagem pelas Paróquias do Concelho de Caminha – tem uma dimensão artística que vai para além da componente religiosa, já que apresenta períodos distintos da arte religiosa, interessantes para qualquer pessoa que pura e simplesmente seja admiradora desta forma de arte e aprecie a beleza destas imagens, para além do seu significado.
Como já referimos, a mostra pode ser visitada até sexta-feira, dia 2 de junho, das 09H00 às 13H00 e das 14H00 às 17H00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.
O porto de Viana do Castelo vai ser ampliado para apoiar a descarbonização do setor naval até 2050, anunciou João Neves, presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Caminha, no Alto Minho, e os concelhos galegos de A Guarda e O Rosal receberam aprovação para uma candidatura a fundos transfronteiriços do programa Interreg VI Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, no valor de mais de 563 mil euros, destinada à criação formal da eurocidade da Foz do Minho.