A exposição “Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo” que apresenta imagens de todas as paróquias do concelho, obras que vão desde o século XVIII ao século XX e que são inspiradas nas três fases da vida de Cristo, já foi visitada por quatro centenas de pessoas. Inaugurada a 4 de abril, esta exposição pode ser visitada até dia 2 de junho, no Museu Municipal de Caminha.
“Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo” – Arte em Imagem pelas Paróquias do Concelho de Caminha, tem organização conjunta da Câmara Municipal, Arciprestado de Caminha e Paróquias de Caminha.
A mostra é composta por mais de duas dezenas de imagens patentes na sala maior do Museu Municipal de Caminha, no 1º piso. Divino Salvador do Mundo, da Igreja Matriz de Vila Praia de Âncora; Senhor dos Passos, da Igreja Matriz de Venade; Cristo Crucificado, da Igreja Matriz de Argela; Senhor dos Passos, da Capela do Senhor dos Passos de Vilar de Mouros; Nossa Senhora das Dores, da Igreja Matriz de Arga de Cima; Nossa Senhora das Neves, da Igreja Matriz de Âncora; Nossa senhora da Soledade, da Capela de Nossa Senhora da Agonia de Caminha; Nossa Senhora do Calvário, da Igreja Matriz de Arga de Baixo, são algumas das esculturas que compõem a mostra. Para além das esculturas, esta exposição também conta com a Cruz Processional do século XX em prata da Igreja Matriz de Riba de Âncora, Vile e Dem e, ainda o Crucifixo de São Bartolomeu dos Mártires da Igreja Matriz de Orbacém.
É de salientar ainda que, esta exposição “Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo” – Arte em Imagem pelas Paróquias do Concelho de Caminha – tem uma dimensão artística que vai para além da componente religiosa, já que apresenta períodos distintos da arte religiosa, interessantes para qualquer pessoa que pura e simplesmente seja admiradora desta forma de arte e aprecie a beleza destas imagens, para além do seu significado.
Como já referimos, a mostra pode ser visitada até sexta-feira, dia 2 de junho, das 09H00 às 13H00 e das 14H00 às 17H00.
Alvarães recebe, pela terceira vez, uma produção do conhecido produtor Paulo Branco, reforçando a ligação da freguesia com o cinema. As filmagens decorrem numa antiga fábrica de cerâmica, espaço emblemático do património industrial local, e em vários cenários naturais, incluindo a Lagoa da Garça, reconhecida pela sua beleza e pelo trabalho de preservação ambiental da comunidade.
O Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo vai passar a funcionar em horário de inverno a partir do próximo dia 26 de outubro, prolongando-se até 28 de março. Durante este período, o espaço estará aberto ao público de terça a domingo, entre as 09h00 e as 19h00.
A Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo vai ser, nos próximos dias 23 e 24 de outubro, o palco da conferência internacional Performativity(ies) of Memory(ies), um evento que reúne 70 autores de 25 países para refletir sobre o papel da memória na criação artística e cultural contemporânea.
A plataforma Mamãs sem Dúvidas, da BebéVida, oferece em outubro sessões online gratuitas sobre amamentação, criopreservação, cuidados com o bebé e saúde mental materna.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo participou, a convite, na prestigiada formação internacional Diploma em Medicina de Montanha (DiMM), realizada nos Pirinéus, na estância de esqui de Masella, Espanha.
Um homem de 52 anos foi detido pela GNR em Vila Nova de Cerveira, no passado dia 15 de outubro, por violência doméstica contra a companheira e a filha, informou o Comando Territorial de Viana do Castelo.
O Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo anunciou a detenção de três pessoas na última semana, durante ações de prevenção e combate à criminalidade na região.