A exposição “Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo” que apresenta imagens de todas as paróquias do concelho, obras que vão desde o século XVIII ao século XX e que são inspiradas nas três fases da vida de Cristo, já foi visitada por quatro centenas de pessoas. Inaugurada a 4 de abril, esta exposição pode ser visitada até dia 2 de junho, no Museu Municipal de Caminha.
“Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo” – Arte em Imagem pelas Paróquias do Concelho de Caminha, tem organização conjunta da Câmara Municipal, Arciprestado de Caminha e Paróquias de Caminha.
A mostra é composta por mais de duas dezenas de imagens patentes na sala maior do Museu Municipal de Caminha, no 1º piso. Divino Salvador do Mundo, da Igreja Matriz de Vila Praia de Âncora; Senhor dos Passos, da Igreja Matriz de Venade; Cristo Crucificado, da Igreja Matriz de Argela; Senhor dos Passos, da Capela do Senhor dos Passos de Vilar de Mouros; Nossa Senhora das Dores, da Igreja Matriz de Arga de Cima; Nossa Senhora das Neves, da Igreja Matriz de Âncora; Nossa senhora da Soledade, da Capela de Nossa Senhora da Agonia de Caminha; Nossa Senhora do Calvário, da Igreja Matriz de Arga de Baixo, são algumas das esculturas que compõem a mostra. Para além das esculturas, esta exposição também conta com a Cruz Processional do século XX em prata da Igreja Matriz de Riba de Âncora, Vile e Dem e, ainda o Crucifixo de São Bartolomeu dos Mártires da Igreja Matriz de Orbacém.

É de salientar ainda que, esta exposição “Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo” – Arte em Imagem pelas Paróquias do Concelho de Caminha – tem uma dimensão artística que vai para além da componente religiosa, já que apresenta períodos distintos da arte religiosa, interessantes para qualquer pessoa que pura e simplesmente seja admiradora desta forma de arte e aprecie a beleza destas imagens, para além do seu significado.
Como já referimos, a mostra pode ser visitada até sexta-feira, dia 2 de junho, das 09H00 às 13H00 e das 14H00 às 17H00.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.