A exposição “Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo” que apresenta imagens de todas as paróquias do concelho, obras que vão desde o século XVIII ao século XX e que são inspiradas nas três fases da vida de Cristo, já foi visitada por quatro centenas de pessoas. Inaugurada a 4 de abril, esta exposição pode ser visitada até dia 2 de junho, no Museu Municipal de Caminha.
“Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo” – Arte em Imagem pelas Paróquias do Concelho de Caminha, tem organização conjunta da Câmara Municipal, Arciprestado de Caminha e Paróquias de Caminha.
A mostra é composta por mais de duas dezenas de imagens patentes na sala maior do Museu Municipal de Caminha, no 1º piso. Divino Salvador do Mundo, da Igreja Matriz de Vila Praia de Âncora; Senhor dos Passos, da Igreja Matriz de Venade; Cristo Crucificado, da Igreja Matriz de Argela; Senhor dos Passos, da Capela do Senhor dos Passos de Vilar de Mouros; Nossa Senhora das Dores, da Igreja Matriz de Arga de Cima; Nossa Senhora das Neves, da Igreja Matriz de Âncora; Nossa senhora da Soledade, da Capela de Nossa Senhora da Agonia de Caminha; Nossa Senhora do Calvário, da Igreja Matriz de Arga de Baixo, são algumas das esculturas que compõem a mostra. Para além das esculturas, esta exposição também conta com a Cruz Processional do século XX em prata da Igreja Matriz de Riba de Âncora, Vile e Dem e, ainda o Crucifixo de São Bartolomeu dos Mártires da Igreja Matriz de Orbacém.

É de salientar ainda que, esta exposição “Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo” – Arte em Imagem pelas Paróquias do Concelho de Caminha – tem uma dimensão artística que vai para além da componente religiosa, já que apresenta períodos distintos da arte religiosa, interessantes para qualquer pessoa que pura e simplesmente seja admiradora desta forma de arte e aprecie a beleza destas imagens, para além do seu significado.
Como já referimos, a mostra pode ser visitada até sexta-feira, dia 2 de junho, das 09H00 às 13H00 e das 14H00 às 17H00.
Vila Nova de Anha recebe, pelo terceiro ano consecutivo, o Festival de Sopas e Petiscos, um evento que já se afirma como referência gastronómica na freguesia. Organizado pela Junta de Freguesia, o certame reúne várias associações locais em torno dos sabores tradicionais do Minho, num ambiente de convívio, música e tradição.
Viana do Castelo vai ser, no próximo dia 26 de novembro, o palco da conferência “Cidades Portuárias e a Economia Azul”, no Teatro Municipal Sá de Miranda, a partir das 10h30. O evento, de entrada livre, visa reunir protagonistas do setor marítimo e abrir caminho para um futuro mais sustentável e inovador na economia azul.
Tiago Maciel, atleta do Viana Garças Clube, foi convocado para o estágio da Seleção Nacional de Canoagem Sênior, que decorre até 22 de novembro.
O desenvolvimento do turismo fluvial no rio Minho deu um passo decisivo, com a apresentação em A Guarda (Galiza) do Estudo do Potencial Turístico Náutico do Rio Minho. A sessão, realizada na Casa dos Alonso, reuniu autarcas, especialistas, operadores turísticos e entidades das duas margens, no âmbito dos Encontros Transfronteiriços do projeto Red CIFT, promovido pela CIM Alto Minho e pela Agan+.
O Município de Viana do Castelo está a dinamizar, ao longo desta semana, mais uma ronda de ações de formação e prevenção no âmbito do projeto “Vencer a Idade com Saúde”, iniciativa que já envolve 1.500 participantes distribuídos por todas as freguesias do concelho.
Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Viana do Castelo foram palco de uma operação da GNR que resultou na detenção de quatro homens, com idades entre 21 e 54 anos, suspeitos de tráfico de estupefacientes.
A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, deteve fora de flagrante, dois indivíduos suspeitos de burla qualificada, relacionada com alegadas práticas de “bruxaria” ou espiritualismo, na região norte do país.