Logo
Cultura

Caminha: Exposição “Ecos do Silêncio” homenageia Manuel Lima

6 Julho, 2023 | 11:49
Partilhar
Viana TV
Menos de 1 minuto de leitura

O Museu Municipal de Caminha vai ter patente ao público a exposição “Ecos do Silêncio”, uma homenagem a Manuel Lima, organizada pelos Lions Club de Vila Praia de Âncora. A inauguração está agendada para amanhã, dia 7 de julho, pelas 17h00.

Manuel de Sousa Barros Lima nasceu em 1945 em Gramido, Valbom, Gondomar. Frequentou a Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis no Porto, entre 1958/1966, onde fez a Secção Preparatória às Belas-Artes. Frequentou o Curso de Pintura da Escola Superior de Belas-Artes do Porto, onde foi aluno, entre outros, de Júlio Resende, Lagoa Henriques, Ângelo de Sousa, Armando Alves e Jorge Pinheiro. A partir de 1985 fixou residência em Moledo, no concelho de Caminha. Faleceu em janeiro de 2023 no Porto.

Ao longo da sua vida arrecadou vários prémios e distinções: Prémio de desenho de estátua José da Costa Meireles Rodrigo, atribuído, enquanto estudante (1965/66), pela ESBAP; Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, nos anos setenta, enquanto aluno da ESBAP; Prémio José de Brito, atribuído pelo Centro Cultural do Alto Minho, CCAM, na “Exposição Coletiva de Artes Plásticas” organizada pelo CCAM, Viana do Castelo, 1986 e Menção Honrosa, “Prémio Nacional de Pintura Júlio Resende”, Câmara Municipal de Gondomar, 1997.

A mostra pode ser visitada até dia 29 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

 Exposição "Ecos do Silêncio" para visitar no Museu Municipal de Caminha

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Março, 2024

Eleições: Viana TV transmite último debate com candidatos pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo

Os cabeça de lista dos partidos com representação parlamentar, candidatos às Eleições Legislativas do próximo dia 10 de março, pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo, fazem esta segunda-feira um último debate.

Desporto 3 Março, 2024

Juventude Viana derrotou Académica de Espinho e segura segundo lugar do campeonato

A Juventude Viana recebeu, este sábado, no Pavilhão José Natário, a Associação Académica de Espinho, em jogo referente à 17ª jornada do campeonato nacional de 2ª divisão de hóquei em patins. A equipa minhota venceu a partida por números esclarecedores (4-0). .

Desporto 2 Março, 2024

Voleibol Clube de Viana perdeu em casa com o Vitória SC

Em jogo da 11ª jornada da fase final do campeonato nacional da 1ª divisão de Voleibol, realizado, este sábado à tarde, a equipa sénior masculina do Voleibol Clube Viana perdeu (2-3) no Pavilhão de Santa Maria Maior com o Vitória SC, com parciais de 25-22, 25-18, 17-25, 22-25 e 13-15.

Regional 2 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima

Sete distritos do continente, incluindo Viana do Castelo, vão estar este sábado sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros, segundo o IPMA.

Regional 2 Março, 2024

“Concertos nas Freguesias” voltam à Igreja de Santa Maria da Silva Valença

O ciclo 'Concertos nas Freguesias' regressa a Valença, este sábado, 2 de março, mais precisamente à Igreja Paroquial de Santa Maria da Silva, às 21h30, com um espetáculo de Manuel Araújo ao piano, acompanhado, como sempre, pelo Maestro Victorino d'Almeida e Miguel Leite.

Desporto 2 Março, 2024

Canal 11 transmite jogo do Santa Luzia em Fafe

A Liga Feminina Placard regressa este sábado, com seis jogos imperdíveis agendados para o final da tarde, e a contarem para a jornada 20.

Desporto 2 Março, 2024

Juventude Viana recebe hoje Académica de Espinho

A Juventude Viana recebe, este sábado às 21h00, no Pavilhão José Natário a Associação Académica de Espinho, em jogo referente à 17ª jornada do campeonato nacional de 2ª divisão de hóquei em patins.