Logo
Regional

Caminha excluída do plano de eólicas offshore é “uma vitória” do concelho

9 Fevereiro, 2025 | 10:25
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O presidente da Câmara de Caminha afirmou que “foi uma vitória” a exclusão do concelho da zona de implantação de eólicas offshore, alcançada com o Plano de Afetação para as Energias Renováveis Offshore (PAER).

“Esta foi uma vitória para o concelho de caminha. Conseguimos excluir da nossa área geografia o polígono de implantação”, afirmou Rui Lages (PS), numa declaração escrita enviada à Lusa.

O autarca reagia ao Plano de Afetação para as Energias Renováveis Offshore (PAER), hoje publicado em Diário da República e que reduziu a área norte e eliminou a área sul de Viana do Castelo.

De acordo com a informação disponibilizada no PAER publicado no DR, “o vértice mais a Norte” para implementação de energia eólica offshore “não entra na área geográfica territorial do concelho de Caminha”, ficando ainda dentro do concelho de Viana do Castelo, explicou Rui Lages.

“Esta vitória é fruto de muitas reuniões de trabalho com a associação de pescadores de Caminha e de Vila Praia de Âncora, com a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos [DGRM] e com a comissão de acompanhamento do PAER”, observou o presidente da Câmara de Caminha, no distrito de Viana do Castelo.

O projeto que teve início com o anterior Governo socialista previa a criação de um parque eólico ‘offshore’ em Portugal, com 10 gigawatts (GW) de potência, e delimitava como possíveis áreas de exploração de energias renováveis Viana do Castelo, Leixões, Figueira da Foz, Ericeira-Cascais e Sines.

Várias associações do setor da pesca manifestaram preocupações quanto ao impacto nas comunidades piscatórias e fauna marinha e a Avaliação Ambiental Estratégica do projeto assumia que a instalação de eólicas ‘offshore’ “deve conduzir ao abate de embarcações” e reduzir a pesca.

No final de dezembro, o ministro da Agricultura e Pescas disse ter a indicação de que “os interesses de Viana do Castelo e Vila Praia de Âncora estão acautelados” no âmbito do plano do Governo para as eólicas ‘offshore’.

“Penso que os interesses estarão acautelados. Sem querer entrar noutros ministérios, a indicação que temos é que os interesses [das pescas] de Viana do Castelo e Vila Praia de Âncora estarão acautelados no que diz respeito à reconfiguração do polígono norte e à remoção do polígono sul em Viana do Castelo”, afirmou José Manuel Fernandes, em Vila Praia de Âncora em resposta a questões colocadas pelo autarca de Caminha, Rui Lages.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe centenas de autarcas no Congresso da ANMP

Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.

Nacional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo entre os municípios que recebem imóveis devolutos do Estado para requalificação

O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.

Regional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Obras na Ponte Eiffel suspensas até sábado

A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.

Nacional 10 Dezembro, 2025

Ponte de Lima brilha nos Prémios Património Ibérico 2025

A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.

Regional 10 Dezembro, 2025

Circo Mágico de Natal regressa a Viana do Castelo com espetáculo familiar

Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.

Desporto 10 Dezembro, 2025

Tiago Maciel é o primeiro canoísta vianense a receber estatuto de Esperança Olímpica

O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.

Regional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo investe mais de 2 milhões de euros na requalificação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.