A educação volta a estar em destaque na próxima reunião camarária de Caminha, que acontece esta quarta-feira, 4 de outubro, pelas 15h00, no Edifício da Biblioteca Municipal. Fazem ainda parte das propostas em discussão e votação as atividades de enriquecimento curricular, o alargamento do projeto nautismo, os transportes escolares, a isenção de pagamento nas Piscinas Municipais e o alargamento do ensino da música.
Segundo uma nota de imprensa disponibilizada pela autarquia, o Executivo vai votar a isenção de pagamento de frequência na Piscina Municipal de Vila Praia de Âncora aos Jardins de Infância das IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) do concelho de Caminha.
O executivo vai ainda aprovar a atribuição de um subsídio à Associação de Danças e Cantares Genuínos da Serra d’ Arga para apoio no transporte escolar – ano letivo 2023/2024.
Da ordem de trabalhos fazem também parte vários protocolos de colaboração para o desenvolvimento das atividades de enriquecimento curricular a celebrar entre o Município de Caminha e as várias associações. Destaque para o Etnográfico de Vila Praia de Âncora, para a Associação Nautiminho, para o Clube de Andebol de Caminha, para o Sporting Club Caminhense e para a Academia de Música Fernandes Fão.
O executivo caminhense vai ainda votar o protocolo de colaboração entre o Município de Caminha e a Academia de Música Fernandes Fão para o alargamento do ensino da música ao pré-escolar e para a disponibilização de aulas de instrumento aos alunos do 1º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha. Haverá ainda votação para o protocolo a celebrar entre o Município de Caminha, o Sporting Club Caminhense e o Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha para o alargamento do projeto “Nautismo” aos alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha – modalidade de remo.
O executivo vai pronunciar-se sobre o protocolo a estabelecer entre o Município de Caminha e a Associação de Ação Social Ethos para realização de terapia assistida por animais aos alunos do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha. Ainda no âmbito da educação, o executivo vai votar o protocolo de parceria a celebrar entre a Câmara Municipal de Caminha e Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) no Âmbito do Programa Eco-Escolas 2023/2024.
O Executivo vai deliberar sobre a prorrogação dos incentivos/dinamização das feiras do concelho de Caminha e também pronunciar-se sobre o júri de seleção do programa de auxílios económicos para estudantes do ensino superior.
Em votação estará também a alienação do lote número 10 da área empresarial da Gelfa.
Por último, o executivo vai votar duas alterações temporárias da postura de trânsito e estacionamento na freguesia de Riba de Âncora para realização das festividades em honra de São Miguel – ratificação; e na freguesia de Vila Praia de Âncora para implementação da postura de trânsito automóvel na rua 31 de janeiro e na rua Mesquita da Silva – ratificação.
Vila Nova de Cerveira prepara-se para mais uma edição da sua emblemática Festa de Carnaval, marcada para 16 de fevereiro, no Parque de Lazer do Castelinho. O evento, que se afirma como um dos principais atrativos turísticos do Norte de Portugal e da Galiza, vai contar novamente com uma tenda iglo capaz de acolher centenas de foliões.
O Município de Valença anunciou esta semana um programa de formação certificada gratuita destinado a empresários e profissionais de todos os setores. A iniciativa pretende reforçar competências técnicas e comportamentais, preparando os participantes para os desafios do setor empresarial e turístico local.
A Polícia Marítima desmantelou esta madrugada uma rede de tráfico de meixão no concelho de Caminha, apreendendo 8,5 quilos da espécie, avaliados em 40 mil euros, e uma “avultada quantia em dinheiro”.
A atleta de bilhar do SC Vianense, Vânia Franco, terminou este domingo no 5.º lugar do Campeonato do Mundo de Heyball, competição que decorreu na Austrália e reuniu algumas das melhores seleções internacionais da modalidade.
A PSP de Viana do Castelo deteve, no passado dia 18 de janeiro, uma mulher de 31 anos por condução de veículo automóvel sem habilitação legal, na Rua de São Sebastião, em Darque.
António José Seguro foi o candidato mais votado nas eleições presidenciais no distrito de Viana do Castelo, ao obter 28,73% dos votos, de acordo com os dados oficiais da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna – Administração Eleitoral.
Os portugueses foram este domingo, 18 de janeiro, às urnas para escolher o próximo Presidente da República, mas nenhum dos candidatos conseguiu obter a maioria absoluta dos votos. As eleições presidenciais de 2026 terão, assim, uma segunda volta marcada para o próximo dia 8 de fevereiro, que será disputada entre António José Seguro e André Ventura.