A educação volta a estar em destaque na próxima reunião camarária de Caminha, que acontece esta quarta-feira, 4 de outubro, pelas 15h00, no Edifício da Biblioteca Municipal. Fazem ainda parte das propostas em discussão e votação as atividades de enriquecimento curricular, o alargamento do projeto nautismo, os transportes escolares, a isenção de pagamento nas Piscinas Municipais e o alargamento do ensino da música.
Segundo uma nota de imprensa disponibilizada pela autarquia, o Executivo vai votar a isenção de pagamento de frequência na Piscina Municipal de Vila Praia de Âncora aos Jardins de Infância das IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) do concelho de Caminha.
O executivo vai ainda aprovar a atribuição de um subsídio à Associação de Danças e Cantares Genuínos da Serra d’ Arga para apoio no transporte escolar – ano letivo 2023/2024.
Da ordem de trabalhos fazem também parte vários protocolos de colaboração para o desenvolvimento das atividades de enriquecimento curricular a celebrar entre o Município de Caminha e as várias associações. Destaque para o Etnográfico de Vila Praia de Âncora, para a Associação Nautiminho, para o Clube de Andebol de Caminha, para o Sporting Club Caminhense e para a Academia de Música Fernandes Fão.
O executivo caminhense vai ainda votar o protocolo de colaboração entre o Município de Caminha e a Academia de Música Fernandes Fão para o alargamento do ensino da música ao pré-escolar e para a disponibilização de aulas de instrumento aos alunos do 1º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha. Haverá ainda votação para o protocolo a celebrar entre o Município de Caminha, o Sporting Club Caminhense e o Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha para o alargamento do projeto “Nautismo” aos alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha – modalidade de remo.
O executivo vai pronunciar-se sobre o protocolo a estabelecer entre o Município de Caminha e a Associação de Ação Social Ethos para realização de terapia assistida por animais aos alunos do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha. Ainda no âmbito da educação, o executivo vai votar o protocolo de parceria a celebrar entre a Câmara Municipal de Caminha e Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) no Âmbito do Programa Eco-Escolas 2023/2024.
O Executivo vai deliberar sobre a prorrogação dos incentivos/dinamização das feiras do concelho de Caminha e também pronunciar-se sobre o júri de seleção do programa de auxílios económicos para estudantes do ensino superior.
Em votação estará também a alienação do lote número 10 da área empresarial da Gelfa.
Por último, o executivo vai votar duas alterações temporárias da postura de trânsito e estacionamento na freguesia de Riba de Âncora para realização das festividades em honra de São Miguel – ratificação; e na freguesia de Vila Praia de Âncora para implementação da postura de trânsito automóvel na rua 31 de janeiro e na rua Mesquita da Silva – ratificação.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.
O Santa Luzia FC garantiu a presença nos Quartos de Final da Taça de Portugal de Futsal Feminino, depois de vencer o GD Árvore por 4-1, em encontro relativo à 4.ª eliminatória da competição.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a circulação de mensagens de telemóvel fraudulentas, enviadas em nome do fisco, que alegam a existência de impostos em atraso para “evitar penhora”.
A Juventude Viana venceu este sábado a Associação Académica de Espinho por 1-5, em jogo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, reforçando a liderança da classificação.
Uma parte do paredão de Moledo aluiu este sábado, levando a Junta da União de Freguesias de Moledo e Cristelo a interditar a área e a apelar à população para que se afaste da zona.
A deslocação do SC Vianense a São Martinho acabou por se revelar amarga este fim de semana. A equipa de Viana do Castelo não conseguiu contrariar a superioridade da AR São Martinho e saiu derrotada por 2-0, apesar de uma reação positiva na segunda parte.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ativou ontem, sábado, às 21h00, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido ao risco elevado de cheias, inundações e instabilidade de taludes no concelho.