Logo
Regional

Caminha e Galiza querem desassoreamento do rio Minho na agenda da Cimeira Ibérica

5 Outubro, 2024 | 10:55
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Os presidentes das câmaras de Caminha, Alto Minho, e de A Guarda e O Rosal, Galiza, enviaram na sexta-feira um ofício conjunto ao primeiro-ministro português para que o desassoreamento do rio Minho conste da agenda da próxima Cimeira Ibérica.

O autarca de Caminha, Rui Lages, e os congéneres de A Guarda, Roberto Carrero, e a de O Rosal, Ánxela Fernández Callís, pretendem que os governos português e espanhol discutam e a apresentem soluções para o desassoreamento do rio Minho, que “é uma preocupação conjunta destes municípios” situados nas margens do curso de água internacional.

Os três responsáveis reclamam “um debate sério e profundo, mas também soluções para um problema que se arrasta e que prejudica todos os municípios ribeirinhos, em várias frentes, desde logo comprometendo a economia da região que envolve a euro-cidade da foz do rio Minho, mas também a segurança, que poderá estar em causa em caso de sinistro ou acidente”.

Em Maio, os municípios anunciaram que a criação da quarta euro-cidade entre as duas regiões transfronteiriças (Alto Minho e Galiza) irá chamar-se Foz do Minho.

Para os três autarcas, a missiva enviada a Luís Montenegro “é mais uma diligência que tenta trazer o tema para a ordem do dia e comprometer os governos ibéricos numa solução”.

Já na Cimeira Ibérica realizada em 2022, em Viana do Castelo, os autarcas de Caminha e A Guarda solicitaram a inclusão, na agenda do encontro, da “possibilidade de concretização de uma ligação efectiva, regular e segura entre estes dois povos”.
O assoreamento do rio Minho “foi um dos temas debatidos esta semana na reunião ordinária do executivo municipal de Caminha, tendo ficado novamente expressa a preocupação dos autarcas”.

Anteriormente, em Setembro, Rui Lages afirmou “o interesse do transporte fluvial que, até 2021, era garantido pelo ‘ferryboat’ Santa Rita de Cássia”.

“Porém, depois de concluídas as obras no cais de atracação do lado galego, o ‘ferry’, que liga Caminha a A Guarda, não retomou as travessias, encontrando-se sobre um banco de areia, perante um canal visivelmente assoreado”, refere a nota.

O ‘ferryboat’ Santa Rita de Cássia começou a cruzar o rio Minho em 1995, mas ao longo dos anos a travessia esteve várias vezes interrompida, em algumas situações por largos períodos, ou devido a avarias na embarcação ou pelo assoreamento do canal de navegação.

Na altura, Rui Lages “alertou para o perigo do assoreamento do rio Minho poder colocar em risco a operacionalidade dos meios de socorro em acções de salvamento, num incidente que venha a ocorrer”, sendo que “o condicionamento das actividades ligadas à pesca e às marítimo-turísticas são outros problemas, com reflexos muito sérios para a economia”.

“Pelo facto de se tratar de um rio internacional, o assoreamento é um problema que exige o empenhamento dos governos de Portugal e Espanha, não estando qualquer solução ao alcance dos municípios”, defendem.

Caminha é único concelho do vale do Minho que depende do transporte fluvial para garantir a ligação à Galiza.

Vila Nova de Cerveira, Valença, Monção e Melgaço dispõem de pontes internacionais.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 30 Dezembro, 2025

TuViana marca mês de julho de 2025 e afirma Viana do Castelo na mobilidade sustentável

O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.

Regional 30 Dezembro, 2025

Mulher detida por tráfico de droga na A3 em Valença

O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.

Regional 30 Dezembro, 2025

Paredes de Coura aprova orçamento de 30 milhões de euros com foco em freguesias, educação e criação de emprego

O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.

Internacional 30 Dezembro, 2025

Estudante brasileira destaca experiência transformadora em mobilidade académica no Politécnico de Viana do Castelo

Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.

Regional 30 Dezembro, 2025

Junho de 2025 consagra Santa Luzia FC e afirma o desporto feminino em Viana do Castelo

O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.

Nacional 30 Dezembro, 2025

Centro Cultural de Viana do Castelo recebe New Year 2026 com noite de luxo e música internacional

O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.

Cultura 30 Dezembro, 2025

Espetáculo “Maria do Amparo” assinala encerramento dos 85 anos do Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo

O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.