O concelho de Caminha vai ser, este fim de semana, a capital dos “carros clássicos”. Este sábado, dia12, recebe uma centena de automóveis de diversas marcas. O “Norte Classic 2025”, promete a celebração da elegância dos automóveis clássicos. Para domingo, estão previstos cerca de quatro dezenas de carros Ford Mustang, em grande parte clássicos, mas também modelos mais atuais.
Os participantes no “Norte Classic 2025” têm prevista uma passagem em Vila Praia de Âncora pelas 11h30, com chegada ao centro da Vila de Caminha cerca das 12h00, onde terá lugar o restante programa do dia, antes do almoço, numa unidade do concelho.
Esta é a sexta edição da iniciativa, considerada como “um dos maiores e mais prestigiados eventos de automóveis clássicos em Portugal”. Trata-se de um rali de “regularidade histórica”, organizado pelo Portugal Classic em parceria com o Clube Português de Automóveis Antigos, que reúne aproximadamente 100 automóveis clássicos e proporciona uma experiência única aos entusiastas.
“Além de celebrar a elegância dos automóveis históricos, o Norte Classic promove a região Norte como um destino turístico de excelência, unindo tradição automobilística, cultura e natureza, com um percurso cuidadosamente planeado”.
Na lista de inscritos pode ver-se uma enorme diversidade de marcas, como Rolls-Royce, Plymouth, MG, Jaguar, Volvo, Alfa Romeo, Triumph, Porsche, Fiat, Lancia, volkswgen, BMW, Nissan, Citroen, Biuck, Jeep Willys, Cadilac, Opel, Maserati, Sunbeam Alpine, Daimler, Ferrari, Datsun, Morris, Saab, Toyota, Austin, Peugeot, Range Rover, MGF e Honda.
Mais informação no website do clube: https://www.norteclassic.com/
Domingo, dia 13 de abril, é a vez de podermos conhecer os Ford Mustang, que realizam um passeio conjunto com o Mustang Clube de Galicia (Espanha), algo considerado “único” em Portugal. O programa prevê almoço em Caminha e, a partir das 15h00, estacionamento e convívio com o público no Largo da Feira.
O Clube descreve-se assim: “Somos uma comunidade vibrante de aficionados por um dos ícones mais emblemáticos do mundo automobilístico: o Ford Mustang. Desde o ronco inconfundível do motor até às linhas clássicas que definem seu design, cada detalhe dos Mustangs desperta uma paixão que decidimos celebrar juntos”.
Mais pormenores sobre o clube no website, em: https://www.mustangclubedonorte.pt/
“Norte Classic 2025” – Programa 12 abril:
Passeio Clube Mustang – Programa 13 abril:
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.