O Carnaval em Caminha continua a afirmar-se pela originalidade, tem caraterísticas únicas no país. Marca também pela qualidade das fantasias e do Corso Internacional Noturno que, na noite de segunda-feira, a partir das 21h30, percorre as ruas do Centro Histórico da Vila.
Milhares de pessoas, sobretudo portugueses e galegos, concentram-se nas bancadas e ao longo das ruas, esperando os milhares de foliões que desfilam em três categorias: Individual, Grupo e Comparsas (grupos com mais de 30 elementos, que por norma ultrapassam largamente a centena de figurantes).
Este ano, as inscrições, embora possam ser realizadas até ao dia do desfile, já bateram todos os recordes, inclusive em relação às Comparsas Galegas.
O Desfile Internacional Noturno, que sempre inclui vários carros alegóricos, é também um concurso, e cada fantasia é avaliada pelo júri, que atribui prémios em cada uma das categorias.
O consumo diário de energia elétrica no sistema elétrico nacional atingiu sucessivos máximos históricos ao longo do mês de janeiro, impulsionado pelo frio intenso que se fez sentir em todo o país, de acordo com dados divulgados pela REN – Redes Energéticas Nacionais.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.
O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.