A Câmara Municipal de Caminha tem vindo a fazer uma forte aposta na defesa da sua população e a saúde é uma das áreas prioritárias.
O Programa Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) enquadra-se neste esforço e, a partir de agora, estão disponíveis cinco equipamentos no concelho, devidamente certificados e licenciados. Entretanto foi dada formação a vários agentes e são agora cerca de 70 as pessoas habilitadas a manusear estes desfibrilhadores, que não raras vezes fazem a diferença entre a vida e a morte, sobretudo em casos de paragem cardiorrespiratória.
“Proteger a nossa população é sempre o nosso maior foco. Por isso, a partir de agora, a Câmara Municipal de Caminha tem certificados cinco postos de DAE, licenciados do INEM e que vão ter a parceria não só das corporações de bombeiros voluntários de Caminha e Vila Praia de Âncora, mas também da Guarda Nacional Republicana e da Capitania do Porto de Caminha, assim como dos vários agentes do território que participaram na formação e que estão também hoje aptos a socorrerem a nossa população”, explicou o Presidente da Câmara, Rui Lages, na apresentação dos equipamentos DAE. Especificou que foi dada formação a mais de três dezenas de pessoas da nossa comunidade e são neste momento 68 as pessoas habilitadas a usar estes equipamentos em caso de situação de emergência.
Os cinco equipamentos estão localizados estrategicamente, nas freguesias de Caminha e de Vila Praia de Âncora. Em Caminha, estão disponíveis três postos: junto ao Mercado Municipal, próximo do Pavilhão Municipal, que serve também a Escola Secundária de Caminha, e nas instalações do Estádio Municipal Morber.
Em Vila Praia de Âncora, os equipamentos DAE estão instalados na Rua Cândido dos Reis e junto às Piscinas Municipais, no contexto também da Escola Secundária, do Pavilhão Municipal e das Piscinas Municipais.
Rui Lages recordou que a paragem cardiorrespiratória é a principal causa de mortalidade nos países desenvolvidos e que, em Portugal, estima-se que ocorram cerca de 10 mil casos todos os anos, quase sempre de forma súbita, inesperada e fora dos ambientes hospitalares.
“Quase sempre, a única forma eficaz para salvar a pessoa é a desfibrilhação elétrica, ou seja, o choque, como fator importante para amentar o tempo entre o momento em que ocorre o episódio crítico de colapso da vítima e o início das manobras de suporte básico de vida pelos técnicos habilitados”, diz Rui Lages.
Na definição do SNS, a paragem cardiorrespiratória (PCR) é um acontecimento repentino e consiste na interrupção ou falência súbita das funções cardíaca e respiratória. Em consequência a pessoa: fica inconsciente, não responde, não respira ou não respira normalmente.
Já os objetivos do Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa, segundo o INEM, é precisamente a promoção da melhoria da sobrevida das vítimas de morte súbita de etiologia cardíaca. “O objetivo principal do programa é garantir o reforço da cadeia de sobrevivência, entendida como o conjunto de ações sequenciais realizadas de forma integrada por diferentes intervenientes, com vista a garantir a máxima probabilidade de sobrevivência a uma vítima de paragem cardiorrespiratória. Este reforço é garantido ao difundir a capacidade de desfibrilhação em viaturas de emergência tripuladas por não médicos e em programas de DAE implementados em locais de acesso ao público, tornando-a efetivamente mais precoce”.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.