Devido à previsão de mau tempo, o Município de Caminha adiou as comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil e do Dia Internacional da Mulher previstas para esta sexta-feira, dia 8 de março, em Vila Praia de Âncora.
“A Proteção Civil é um assunto de todos os dias, cheio de imponderáveis que obrigam a opções e tomadas de decisão. E isso aconteceu também na altura em que prevíamos dar mais atenção aos meios que, com mais ou menos visibilidade, todos os dias estão ao nosso serviço, zelando pela nossa segurança”, lê-se numa nota da autarquia.
“Amanhã, sexta-feira, estava previsto comemorar, em Vila Praia de Âncora, o Dia Internacional da Proteção Civil e, por ser também o Dia Internacional da Mulher, homenagear as mulheres da Proteção Civil, e assim, simbolicamente, homenagear todas as mulheres. Os planos foram alterados e amanhã não será possível concretizar o programa”, continua.
De acordo com o Município, será anunciada uma nova data, logo que a meteorologia garanta as condições adequadas.
A iniciativa é uma organização conjunta da Autoridade Nacional da Proteção Civil, da Autoridade Marítima, da Câmara Municipal de Caminha e da ETAP – escola profissional.
O Dia Internacional da Proteção Civil celebra-se anualmente, a 1 de março, a fim de alertar e sensibilizar para a importância da proteção civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade e do património cultural e ambiental, face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes, e de prestar tributo a todos os seus agentes.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai investir 468.486 euros na requalificação de três pavilhões desportivos municipais – David Freitas, Santa Maria Maior e Nicolau Veríssimo –, com o objetivo de modernizar os equipamentos e aumentar a eficiência energética e o conforto dos utilizadores.
Valença acolhe, este sábado, 31 de janeiro, às 11h00, uma proposta cultural especialmente pensada para pais e filhos. O espetáculo infantil “Faz-me um Resumo” sobe ao palco do edifício da antiga Junta de Freguesia de Arão, convidando as famílias a descobrir, de forma criativa e divertida, um grande clássico da literatura universal.
Um total de 330 jornalistas encontrava-se detido em todo o mundo no final de 2025, devido ao exercício da sua profissão, segundo o Comité para a Proteção dos Jornalistas (CPJ). Embora ligeiramente abaixo do recorde de 384 registado em 2024, o número mantém-se acima dos 300 pelo quinto ano consecutivo.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.