O Município de Caminha aprovou, na última reunião do Executivo, um subsídio de 12 mil euros para apoiar a Junta de Freguesia de Riba de Âncora na manutenção de espaços museológicos e culturais, designadamente o Núcleo Museológico, os Moinhos d'Apardal, Centro de Interpretação de Fingidos e Forno Comunitário.
A proposta releva a importância histórico-cultural dos espaços museológicos existentes na freguesia de Riba de Âncora, designadamente quatro equipamentos, o Núcleo Museológico, os Moinhos d’Apardal e o Centro de Interpretação de Fingidos, bem como o Forno Comunitário, para a população local, para o Vale do Âncora e para o concelho de Caminha, sublinhando ser essencial a sua manutenção e preservação, recuperação e salvaguarda do património material e imaterial existente no concelho.
O documento sublinha ainda que o património cultural assume “um papel preponderante na identidade dos indivíduos e das comunidades, a qual nos é garantida através da memória, onde reconhecemos que aquilo que somos hoje, devemos ao nosso passado, às gerações que nos transmitiram e àqueles de quem herdámos o mundo em que atualmente vivemos e que temos a obrigação de preservar e transmitir às gerações vindouras”.
Vinca-se também o impacto turístico e cultural que estes equipamentos causam na freguesia de Riba de Âncora e no território do concelho de Caminha e a importância de manter vivas as tradições transmitidas de geração em geração.
Também o presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, considerou no despacho favorável à proposta que “a oferta de espaços culturais e de memória do concelho de Caminha merecem a melhor atenção e cuidado por parte da autarquia”.
Segundo o autarca, “a capacidade que estes equipamentos têm em atrair pessoas para o nosso território” é fundamento para a atribuição deste apoio.
A Associação Juventude de Viana celebra esta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025, o seu 49.º aniversário, num período marcado por resultados positivos e forte união entre atletas, dirigentes e comunidade. Fundado em 1976, o clube continua a ser uma referência do hóquei em patins em Viana do Castelo.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.