A Câmara de Caminha aprovou, com os votos favoráveis da maioria socialista e os votos contra da coligação O Concelho em Primeiro (PSD/CDS-PP/Aliança/PPM), um orçamento de 25,8 milhões de euros para 2025.
Na reunião extraordinária do executivo daquele concelho do distrito de Viana do Castelo foi ainda aprovada uma descida do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 2025, de 0,41% para 0,40%, com os quatro eleitos do PS a votar a favor e a coligação a abster-se por considerar que a autarquia “podia ter ido mais longe”.
O presidente da Câmara, Rui Lages, disse estar em causa um “orçamento amigo das famílias e impulsionador do investimento público”, e Liliana Silva, da coligação, lamentou a falta de ideias ou estratégia, considerando o aumento de despesas correntes como um “ato de desespero eleitoralista”.
Quanto à descida do IMI, o autarca afirmou que, com a descida de 2024 (0,45% para 0,41%) e a de 2025, ficam “nas mãos das famílias 830 mil euros”.
Liliana Silva defendeu ser possível uma descida maior.
Para os prédios urbanos, a taxa mínima de IMI é de 0,3%.
“Não somos aventureiros nas propostas que fazemos. Vamos baixar os impostos sempre dentro das nossas possibilidades e de forma progressiva”, afirmou Rui Lages.
O presidente da autarquia destacou ainda a descida da dívida total do município em 10 milhões de euros entre 2021 e outubro de 2024.
“Continuamos a honrar compromissos assumidos”, sustentou.
A vereadora do PSD/CDS-PP/Aliança/PPM Liliana Silva disse que “Caminha está parada” e o orçamento para 2025 vai trazer “mais do mesmo”.
“É sempre tudo maior, agora é que vai ser, desta vez é que é. Mas neste concelho já percebemos o que estes 11 orçamentos trouxeram para o concelho. Com este orçamento as pessoas vão poder esperar o que esperam há 12 anos”, observou.
O orçamento para 2024 da Câmara de Caminha foi de 23,4 milhões de euros.
Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) anunciaram alterações na recolha de resíduos sólidos urbanos durante o período festivo do Natal e do Ano Novo.
O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.
O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.
A 14.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o grande equilíbrio na luta pelos primeiros lugares, com o Távora a manter-se na liderança apesar da derrota.
Dois corpos deram à costa na manhã deste domingo nas praias de Moledo, no concelho de Caminha, e de Afife, no concelho de Viana do Castelo. Segundo a Polícia Marítima, ambos poderão pertencer a pescadores desaparecidos no seguimento do naufrágio de uma embarcação de pesca ocorrido no passado dia 14 de dezembro, ao largo da Ínsua.
Na sexta-feira, 19 de dezembro, a Praça da República encheu-se de magia com o nosso programa especial de Natal, transmitido em direto na Viana TV! Durante duas horas, celebrámos o espírito natalício com música, histórias, animação no centro histórico e muitas surpresas para toda a família.