O Município de Caminha apresentou, em reunião do Executivo, pelo segundo ano consecutivo, um projeto pioneiro de desenvolvimento das Atividades de Enriquecimento Curricular – AEC, num investimento que ronda os 75 mil euros. O projeto envolve mais de uma dezena de parceiros, entre associações e outras entidades do concelho, a que se junta a Federação Portuguesa de Futebol.
Durante o ano letivo passado foi desenvolvido um projeto que visava captar o máximo interesse das crianças que frequentam as Atividades de Enriquecimento Curricular, por forma a diminuir os comportamentos agressivos entre pares e desenvolver competências do dia a dia, através de atividades que iam de encontro aos interesses individuais de cada um.
Desde o yoga às competências sociais, privilegiando o desporto, as artes e as tradições culturais, foi um ano muito interessante e a experiência foi muito positiva, tanto para as crianças, como para encarregados de educação, que se verificaram nos depoimentos de alguns encarregados de educação e de técnicos, que fizeram parte deste projeto.
Para o Município de Caminha, o projeto de AEC, que tem subjacente o aprender enquanto se brinca, visa, também, dar a conhecer e reconhecer o papel e a importância das associações desportivas e culturais do concelho de Caminha.
Este ano, como não poderia deixar de ser, surgem novidades, com dinâmicas muito interessantes e apelativas para a nossa comunidade escolar, desde logo, direcionadas para temas tão prementes como a Proteção Civil; o Ambiente; a Saúde e o Bem-Estar.
Para dar sequência a este Projeto de AEC, no ano letivo 2024/2025, como referimos no início, contamos com a parceria de 14 associações/entidades do concelho de Caminha e com a Federação Portuguesa de Futebol, num investimento anual que rondará os 75 mil euros.
A Juventude Viana voltou a demonstrar toda a sua força mental e qualidade coletiva ao vencer, fora de casa, a UD Oliveirense B por 8-4, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.