O Município de Caminha apresentou, em reunião do Executivo, pelo segundo ano consecutivo, um projeto pioneiro de desenvolvimento das Atividades de Enriquecimento Curricular – AEC, num investimento que ronda os 75 mil euros. O projeto envolve mais de uma dezena de parceiros, entre associações e outras entidades do concelho, a que se junta a Federação Portuguesa de Futebol.
Durante o ano letivo passado foi desenvolvido um projeto que visava captar o máximo interesse das crianças que frequentam as Atividades de Enriquecimento Curricular, por forma a diminuir os comportamentos agressivos entre pares e desenvolver competências do dia a dia, através de atividades que iam de encontro aos interesses individuais de cada um.
Desde o yoga às competências sociais, privilegiando o desporto, as artes e as tradições culturais, foi um ano muito interessante e a experiência foi muito positiva, tanto para as crianças, como para encarregados de educação, que se verificaram nos depoimentos de alguns encarregados de educação e de técnicos, que fizeram parte deste projeto.
Para o Município de Caminha, o projeto de AEC, que tem subjacente o aprender enquanto se brinca, visa, também, dar a conhecer e reconhecer o papel e a importância das associações desportivas e culturais do concelho de Caminha.
Este ano, como não poderia deixar de ser, surgem novidades, com dinâmicas muito interessantes e apelativas para a nossa comunidade escolar, desde logo, direcionadas para temas tão prementes como a Proteção Civil; o Ambiente; a Saúde e o Bem-Estar.
Para dar sequência a este Projeto de AEC, no ano letivo 2024/2025, como referimos no início, contamos com a parceria de 14 associações/entidades do concelho de Caminha e com a Federação Portuguesa de Futebol, num investimento anual que rondará os 75 mil euros.
É já esta sexta-feira que o Club Lote 5 recebe o Lote of Christmas, um evento produzido em parceria com a Anémona Sonora.
O Município de Monção volta a promover a iniciativa “Férias Fora de Portas”, destinada a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico residentes no concelho. O programa de ocupação de tempos livres decorre durante as férias de Natal, oferecendo atividades lúdicas e educativas.
O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.
O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.
Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.