O Município de Caminha tem disponível um novo circuito de recolha dedicado aos resíduos verdes para valorização orgânica, em contentores de proximidade localizados na via pública.
A iniciativa, cofinanciada pelo Fundo Ambiental, tem como objetivo principal, segundo uma nota da autarquia, a redução do envio de biorresíduos para aterro, através da promoção da sua separação na origem e valorização para compostagem. “Concomitantemente, promover-se-á a melhoria da salubridade pública através da correta deposição dos resíduos verdes”, explica.
Os novos contentores para resíduos verdes estarão devidamente identificados e poderão ser encontrados na via pública por todo o concelho.
De acordo com o Município, a empresa SUMA, prestadora responsável pelo novo serviço de recolha, promoverá ainda uma campanha de sensibilização que contempla diversas estratégias de comunicação: “contacto direto com as populações, distribuição de monofolhas informativas nas caixas de correio, afixação de cartazes e divulgação de conteúdos digitais nos canais da Câmara Municipal”.
A GNR deteve, no dia 9 de janeiro, dois homens, de 20 e 21 anos, por tráfico de estupefacientes no concelho de Valença.
O Politécnico de Viana do Castelo, em parceria com o Centro de Competências em Cibersegurança da Região Norte, vai promover um ciclo de workshops online gratuitos para apoiar empresas do Alto Minho na prevenção e resposta a ameaças digitais.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu novamente o espírito das Janeiras, com a participação da E.B.1 da Igreja da Meadela e do Externato São João Bosco.
A Praça Fernão de Magalhães recebeu o VII Encontro de Reis, iniciativa que levou à vila de Ponte da Barca um momento de celebração da música tradicional, da memória coletiva e das tradições populares.
O Padre Renato Oliveira, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo, realizou na terça-feira, dia 13 de janeiro, a defesa da sua tese de doutoramento no Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, em Roma.
Ponte da Barca vai receber, até 13 de fevereiro, a exposição de fotografia de Rosalina Santos, que estará patente nos Paços do Concelho. Serão apresentadas 39 peças fotográficas que procuram transmitir os momentos vividos durante o percurso feito na mina de Freixo de Numão, em Vila Nova de Foz Côa.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, volta a receber o jazz contemporâneo com o concerto de DUK, marcado para o dia 6 de fevereiro de 2026, às 21h30. O espetáculo insere-se na programação cultural do equipamento municipal e promete atrair apreciadores de novas linguagens do jazz.