Quase duas dezenas de instituições das áreas da cultura e do desporto do concelho de Caminha celebraram esta semana protocolos com a Câmara Municipal, recebendo apoios financeiros diretos de cerca de 155 mil euros. O Município realizou uma sessão com as várias entidades beneficiadas, com o intuito de promover o convívio e o relacionamento entre todos.
“Vocês são o grande braço armado da nossa comunidade. Sei que o vosso trabalho não é fácil e agradeço o empenhamento que colocam na vida associativa, de que todos beneficiamos. São vocês as forças vivas com que contamos”, disse o presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, que lançou o desafio às diferentes instituições para que partilhem experiências e trabalhem mais em rede.
Rui Lages pediu ainda aos diferentes responsáveis pelas entidades da cultura e do desporto, de vários pontos do concelho de Caminha, para que participem nas atividades uns dos outros, reforçando assim as iniciativas.
Estes são apenas alguns dos apoios que a Câmara Municipal dispensa, beneficiando desta vez e através de protocolos, 11 entidades da área do desporto e oito que operam na vertente cultural. “Ao longo do ano serão ainda celebrados outros protocolos, assim como são concedidos diversos apoios financeiros dirigidos especificamente a eventos”, lê-se numa nota da autarquia.
Os apoios, na área do desporto dizem respeito ao Âncora Praia Futebol Clube, Centro Cultural Desportivo Ancorense, Atlético Clube de Caminha, Lanhelas Futebol Clube, Clube Andebol Caminha, Associação Desportiva Juventude Vila Praia, Clube de Praticantes de Karaté de Caminha, Judo Clube Caminha, Associação Cultural e Recreativa de Riba de Âncora, Sporting Clube Caminhense e Desnível Positivo.
O montante total dos subsídios atribuídos na área de desporto é de cerca de 94 mil euros.
Já na área da cultura, as instituições apoiadas são o Grupo Motard de Vilar de Mouros, Krisálida – Associação Cultural do Alto Minho, Orfeão de Vila Praia de Âncora, Sociedade Muscial Banda Lanhelense, SIRA – Sociedade de Instrução e Recreio Ancorense, GARCEA – Gondarense Associação Recreativa Cultural Estudantil Agrícola, Grupo de Bombos de Vila Praia de Âncora e Casa do Povo de Lanhelas.
O valor total subsídios atribuídos no âmbito do Programa de Apoio ao Associativismo Cultural e Recreativo é superior a 60 mil euros.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.