Logo
Regional

Caminha apoia com cerca de 155 mil euros as instituições culturais e desportivas do concelho

20 Março, 2024 | 14:50
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Quase duas dezenas de instituições das áreas da cultura e do desporto do concelho de Caminha celebraram esta semana protocolos com a Câmara Municipal, recebendo apoios financeiros diretos de cerca de 155 mil euros. O Município realizou uma sessão com as várias entidades beneficiadas, com o intuito de promover o convívio e o relacionamento entre todos.

“Vocês são o grande braço armado da nossa comunidade. Sei que o vosso trabalho não é fácil e agradeço o empenhamento que colocam na vida associativa, de que todos beneficiamos. São vocês as forças vivas com que contamos”, disse o presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, que lançou o desafio às diferentes instituições para que partilhem experiências e trabalhem mais em rede.

Rui Lages pediu ainda aos diferentes responsáveis pelas entidades da cultura e do desporto, de vários pontos do concelho de Caminha, para que participem nas atividades uns dos outros, reforçando assim as iniciativas.

Estes são apenas alguns dos apoios que a Câmara Municipal dispensa, beneficiando desta vez e através de protocolos, 11 entidades da área do desporto e oito que operam na vertente cultural. “Ao longo do ano serão ainda celebrados outros protocolos, assim como são concedidos diversos apoios financeiros dirigidos especificamente a eventos”, lê-se numa nota da autarquia.

Os apoios, na área do desporto dizem respeito ao Âncora Praia Futebol Clube, Centro Cultural Desportivo Ancorense, Atlético Clube de Caminha, Lanhelas Futebol Clube, Clube Andebol Caminha, Associação Desportiva Juventude Vila Praia, Clube de Praticantes de Karaté de Caminha, Judo Clube Caminha, Associação Cultural e Recreativa de Riba de Âncora, Sporting Clube Caminhense e Desnível Positivo.

O montante total dos subsídios atribuídos na área de desporto é de cerca de 94 mil euros.

Já na área da cultura, as instituições apoiadas são o Grupo Motard de Vilar de Mouros, Krisálida – Associação Cultural do Alto Minho, Orfeão de Vila Praia de Âncora, Sociedade Muscial Banda Lanhelense, SIRA – Sociedade de Instrução e Recreio Ancorense, GARCEA – Gondarense Associação Recreativa Cultural Estudantil Agrícola, Grupo de Bombos de Vila Praia de Âncora e Casa do Povo de Lanhelas.

O valor total subsídios atribuídos no âmbito do Programa de Apoio ao Associativismo Cultural e Recreativo é superior a 60 mil euros.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 25 Dezembro, 2025

Luís Nobre participa no “Bananeiro” e serve moscatel a vianenses na véspera de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Regional 25 Dezembro, 2025

Viana do Castelo assinala 25 anos do encalhe do navio Coral Bulker

Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presentes

Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.