Logo
Regional

Caminha agradece a meio milhar de pessoas que asseguraram em 2024 as melhores tradições do concelho

4 Dezembro, 2024 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
4 min. leitura

O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora acolheu a cerimónia de agradecimento às Comissões de Festas e Romarias que, ao longo de 2024, se disponibilizaram e voluntariaram para manter vivas as tradições do concelho de Caminha.

Porque, “para que a festa aconteça são sempre muitas as horas de cansaço”, como referiu o Presidente da Câmara, Rui Lages. 

O universo é grande e quase sempre pouco visível de uma forma geral: na verdade, cerca de meio milhar de pessoas estiveram envolvidas nas várias Comissões, nas diversas freguesias. Trabalharam de forma voluntária para que a identidade local seja preservada ao longo dos anos, e em 2024 em particular, enfrentando dificuldades em benefício da comunidade e da Cultura.  

O concelho de Caminha tem uma alma generosa e, é por isso também, que as tradições se mantêm vivas. Com elas assegura-se o presente e o futuro, a ligação entre as pessoas da comunidade e renovam-se todos os anos as festas e romarias – e são muitas. Muitas são também as pessoas que tornam possível esta dinâmica, que a Câmara Municipal apoia das formas mais diversas, mas a que quis também agradecer de forma mais próxima, com esta cerimónia simbólica. “Obrigado”, repetiu o Presidente, numa ocasião que serviu também para promover o convívio entre as diversas Comissões, oriundas de todo o concelho. 

“Sabemos bem das dificuldades (…) e se há coisa a que estamos habituados é que as nossas festas e romarias corram sempre bem”, continuou Rui Lages, enaltecendo as “pessoas que dão tudo de si” e prometendo: “estamos sempre lado a lado para nos ajudar uns aos outros. É também para que a nossa comunidade lá fora saiba quem são os rostos das pessoas que estiveram por traz daqueles cartazes (…) estamos aqui hoje para reconhecer e a gratidão é dos sentimentos mais nobres”.

Foi uma cerimónia muito bonita, que começou com a atuação da Cantata e Tocata do Etnográfico de Vila Praia de Âncora.  Depois da intervenção do Presidente foram chamadas as Comissões e entregue o diploma de agradecimento. O encerramento esteve a cargo do Grupo de Cantares da Serra d’Arga.

O Presidente da Câmara Municipal agradeceu a todos e a cada membro das Comissões de Festas. No diploma entregue sublinha-se a forma voluntária e generosa de cada elemento, enquanto condição decisiva para garantir que as nossas festas, romarias e tradições se mantenham vivas.

“O seu contributo altruísta foi fundamental para que pudéssemos continuar a desfrutar de momentos de alegria, convívio e a preservar o rico património imaterial que nos foi legado pelos nossos antepassados. Em reconhecimento pelo serviço público e comunitário que prestou temos a honra de lhe conferir o presente diploma como forma de agradecimento”, lê-se no documento. 

O concelho é palco de 55 festividades, nas 20 paróquias do Arciprestado de Caminha. Considerando as freguesias, ficam assim distribuídas: Âncora – São Sebastião; Âncora – Senhora da Assunção; Arga de Baixo – Senhora da Rocha; Arga de Cima – Senhora do Rosário; Arga de Cima – São Silvestre; Arga de São João –  São João d’Arga; Arga de São João – Santo António e Senhora do Rosário; Argela – Santa Marinha; Argela -Senhora da Piedade; Azevedo – São Miguel; Azevedo – Menino Jesus; Caminha – Senhora da Agonia; Caminha – Senhor dos Mareantes; Caminha – Santa Rita de Cássia; Caminha – São Pedro; Caminha – Solenidade do Corpo de Deus;  Cristelo – São Tiago; Dem – Santíssimo Sacramento e São Gonçalo; Dem – São Silvestre e Senhora das Neves; Gondar – Senhora da Agonia; Gondar – Senhor e Senhora do Rosário; Lanhelas – Senhora da Graça; Lanhelas – Santo Amaro e Nossa Senhora da Luz; Lanhelas – Santo António e São Sebastião; Lanhelas – Senhor da Saúde e Santa Rita de Cássia; Lanhelas – São Martinho; Moledo – Santo Isidoro; Moledo – São Sebastião; Moledo – Santíssimo Sacramento; Moledo – Senhora Ao Pé da Cruz; Moledo – São Paio; Orbacém – Santíssimo Sacramento e Senhora das Dores; Orbacém – Senhor dos Aflitos; Orbacém – São Martinho; Riba de Âncora – São Miguel; Riba de Âncora – Senhora da Guadalupe; Riba de Âncora – Santo Amaro; Seixas – São Bento; Seixas – São Pedro; Seixas  – Senhor do Socorro; Seixas – Senhora da Consolação; Venade – Senhora dos Remédios; Vila Praia de Âncora – São Sebastião; Vila Praia de Âncora – Santa Marinha; Vila Praia de Âncora – Senhora da Bonança; Vila Praia de Âncora – Senhor dos Aflitos; Vilar de Mouros – Senhora da Peneda; Vilar de Mouros – Senhor dos Passos; Vilar de Mouros – São Sebastião; Vilar de Mouros – São Brás; Vilar de Mouros – Santíssimo Sacramento; Vilarelho – Senhora do Amparo; Vilarelho – São Sebastião; Vile – São Sebastião e Nossa Senhora; Vile – São Pedro de Varais.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 20 Novembro, 2025

Ponte da Barca afirma-se como território de música e formação artística

O ensino da música no Concelho de Ponte da Barca continua a crescer de forma assinalável, registando este ano letivo uma adesão inédita: 20% dos alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas frequentam atualmente formação musical.

Desporto 20 Novembro, 2025

Vianense Matilde Silva estreia-se pela Seleção Nacional Sub-15 feminina

A jovem futebolista vianense Matilde Silva, viveu esta quarta-feira um momento marcante na sua carreira ao estrear-se pela Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub15.

Cultura 20 Novembro, 2025

Festival de Teatro de Viana do Castelo apresenta hoje duas propostas internacionais

Esta quinta-feira, 20 de novembro, o Festival de Teatro de Viana do Castelo contará com dois espetáculos distintos.

Regional 20 Novembro, 2025

Vila Nova de Anha volta a celebrar sabores minhotos no Festival de Sopas e Petiscos

Vila Nova de Anha recebe, pelo terceiro ano consecutivo, o Festival de Sopas e Petiscos, um evento que já se afirma como referência gastronómica na freguesia. Organizado pela Junta de Freguesia, o certame reúne várias associações locais em torno dos sabores tradicionais do Minho, num ambiente de convívio, música e tradição.

Regional 20 Novembro, 2025

Viana do Castelo recebe conferência sobre Cidades Portuárias e Economia Azul

Viana do Castelo vai ser, no próximo dia 26 de novembro, o palco da conferência “Cidades Portuárias e a Economia Azul”, no Teatro Municipal Sá de Miranda, a partir das 10h30. O evento, de entrada livre, visa reunir protagonistas do setor marítimo e abrir caminho para um futuro mais sustentável e inovador na economia azul.

Desporto 20 Novembro, 2025

Vianense Tiago Maciel convocado para estágio da Seleção Nacional

Tiago Maciel, atleta do Viana Garças Clube, foi convocado para o estágio da Seleção Nacional de Canoagem Sênior, que decorre até 22 de novembro.

Internacional 20 Novembro, 2025

Turismo fluvial no rio Minho ganha novo impulso com apresentação de estudo estratégico transfronteiriço

O desenvolvimento do turismo fluvial no rio Minho deu um passo decisivo, com a apresentação em A Guarda (Galiza) do Estudo do Potencial Turístico Náutico do Rio Minho. A sessão, realizada na Casa dos Alonso, reuniu autarcas, especialistas, operadores turísticos e entidades das duas margens, no âmbito dos Encontros Transfronteiriços do projeto Red CIFT, promovido pela CIM Alto Minho e pela Agan+.