O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora acolheu a cerimónia de agradecimento às Comissões de Festas e Romarias que, ao longo de 2024, se disponibilizaram e voluntariaram para manter vivas as tradições do concelho de Caminha.
Porque, “para que a festa aconteça são sempre muitas as horas de cansaço”, como referiu o Presidente da Câmara, Rui Lages.
O universo é grande e quase sempre pouco visível de uma forma geral: na verdade, cerca de meio milhar de pessoas estiveram envolvidas nas várias Comissões, nas diversas freguesias. Trabalharam de forma voluntária para que a identidade local seja preservada ao longo dos anos, e em 2024 em particular, enfrentando dificuldades em benefício da comunidade e da Cultura.
O concelho de Caminha tem uma alma generosa e, é por isso também, que as tradições se mantêm vivas. Com elas assegura-se o presente e o futuro, a ligação entre as pessoas da comunidade e renovam-se todos os anos as festas e romarias – e são muitas. Muitas são também as pessoas que tornam possível esta dinâmica, que a Câmara Municipal apoia das formas mais diversas, mas a que quis também agradecer de forma mais próxima, com esta cerimónia simbólica. “Obrigado”, repetiu o Presidente, numa ocasião que serviu também para promover o convívio entre as diversas Comissões, oriundas de todo o concelho.
“Sabemos bem das dificuldades (…) e se há coisa a que estamos habituados é que as nossas festas e romarias corram sempre bem”, continuou Rui Lages, enaltecendo as “pessoas que dão tudo de si” e prometendo: “estamos sempre lado a lado para nos ajudar uns aos outros. É também para que a nossa comunidade lá fora saiba quem são os rostos das pessoas que estiveram por traz daqueles cartazes (…) estamos aqui hoje para reconhecer e a gratidão é dos sentimentos mais nobres”.
Foi uma cerimónia muito bonita, que começou com a atuação da Cantata e Tocata do Etnográfico de Vila Praia de Âncora. Depois da intervenção do Presidente foram chamadas as Comissões e entregue o diploma de agradecimento. O encerramento esteve a cargo do Grupo de Cantares da Serra d’Arga.
O Presidente da Câmara Municipal agradeceu a todos e a cada membro das Comissões de Festas. No diploma entregue sublinha-se a forma voluntária e generosa de cada elemento, enquanto condição decisiva para garantir que as nossas festas, romarias e tradições se mantenham vivas.
“O seu contributo altruísta foi fundamental para que pudéssemos continuar a desfrutar de momentos de alegria, convívio e a preservar o rico património imaterial que nos foi legado pelos nossos antepassados. Em reconhecimento pelo serviço público e comunitário que prestou temos a honra de lhe conferir o presente diploma como forma de agradecimento”, lê-se no documento.
O concelho é palco de 55 festividades, nas 20 paróquias do Arciprestado de Caminha. Considerando as freguesias, ficam assim distribuídas: Âncora – São Sebastião; Âncora – Senhora da Assunção; Arga de Baixo – Senhora da Rocha; Arga de Cima – Senhora do Rosário; Arga de Cima – São Silvestre; Arga de São João – São João d’Arga; Arga de São João – Santo António e Senhora do Rosário; Argela – Santa Marinha; Argela -Senhora da Piedade; Azevedo – São Miguel; Azevedo – Menino Jesus; Caminha – Senhora da Agonia; Caminha – Senhor dos Mareantes; Caminha – Santa Rita de Cássia; Caminha – São Pedro; Caminha – Solenidade do Corpo de Deus; Cristelo – São Tiago; Dem – Santíssimo Sacramento e São Gonçalo; Dem – São Silvestre e Senhora das Neves; Gondar – Senhora da Agonia; Gondar – Senhor e Senhora do Rosário; Lanhelas – Senhora da Graça; Lanhelas – Santo Amaro e Nossa Senhora da Luz; Lanhelas – Santo António e São Sebastião; Lanhelas – Senhor da Saúde e Santa Rita de Cássia; Lanhelas – São Martinho; Moledo – Santo Isidoro; Moledo – São Sebastião; Moledo – Santíssimo Sacramento; Moledo – Senhora Ao Pé da Cruz; Moledo – São Paio; Orbacém – Santíssimo Sacramento e Senhora das Dores; Orbacém – Senhor dos Aflitos; Orbacém – São Martinho; Riba de Âncora – São Miguel; Riba de Âncora – Senhora da Guadalupe; Riba de Âncora – Santo Amaro; Seixas – São Bento; Seixas – São Pedro; Seixas – Senhor do Socorro; Seixas – Senhora da Consolação; Venade – Senhora dos Remédios; Vila Praia de Âncora – São Sebastião; Vila Praia de Âncora – Santa Marinha; Vila Praia de Âncora – Senhora da Bonança; Vila Praia de Âncora – Senhor dos Aflitos; Vilar de Mouros – Senhora da Peneda; Vilar de Mouros – Senhor dos Passos; Vilar de Mouros – São Sebastião; Vilar de Mouros – São Brás; Vilar de Mouros – Santíssimo Sacramento; Vilarelho – Senhora do Amparo; Vilarelho – São Sebastião; Vile – São Sebastião e Nossa Senhora; Vile – São Pedro de Varais.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.