Caminha, no Alto Minho, e os concelhos galegos de A Guarda e O Rosal receberam aprovação para uma candidatura a fundos transfronteiriços do programa Interreg VI Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, no valor de mais de 563 mil euros, destinada à criação formal da eurocidade da Foz do Minho.
A candidatura visa “desenhar e implementar as estruturas de governação necessárias” e consolidar a cooperação transfronteiriça entre os três municípios, promovendo intercâmbio cultural, social e económico. Entre os projetos previstos estão a criação de uma escola internacional de vela, uma marca comum e o Cartão do Eurocidadão.
A presidente da Câmara de Caminha, Liliana Silva, afirmou que a iniciativa permitirá “construir uma verdadeira eurocidade, reforçando trocas comerciais, culturais e sociais”. Ánxela Fernández, de O Rosal, destacou que a aprovação formaliza relações já vividas diariamente pelas populações, enquanto Roberto Carrero, de A Guarda, considerou o projeto “histórico”, recuperando o potencial da cooperação regional.
O projeto pretende também reduzir barreiras à mobilidade e interação transfronteiriça, promover a atratividade do território e criar condições para a fixação da população. O rio Minho é apontado como elemento de ligação histórico entre os três municípios.
Na eurorregião Alto Minho/Galiza já existem três eurocidades: Valença–Tui, Monção–Salvaterra do Miño e Vila Nova de Cerveira–Tomiño.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.
O porto de Viana do Castelo vai ser ampliado para apoiar a descarbonização do setor naval até 2050, anunciou João Neves, presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Caminha, no Alto Minho, e os concelhos galegos de A Guarda e O Rosal receberam aprovação para uma candidatura a fundos transfronteiriços do programa Interreg VI Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, no valor de mais de 563 mil euros, destinada à criação formal da eurocidade da Foz do Minho.
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, reuniu-se com os Presidentes das Juntas de Freguesia e das Uniões de Freguesias do concelho, num encontro que teve como objetivo apresentar as respostas sociais existentes e os projetos previstos na área da Coesão Social.
O Governo prepara-se para aprovar hoje, em Conselho de Ministros, o aumento do salário mínimo nacional (SMN) para 920 euros, um acréscimo de 50 euros face aos 870 euros atuais. A medida já foi confirmada pela ministra do Trabalho, Rosário Palma Ramalho.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve seis homens e uma mulher suspeitos de integrarem um grupo organizado responsável por várias dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia, com especial incidência em distritos do Norte e Centro do país, incluindo Viana do Castelo.
A Juventude Viana voltou a demonstrar toda a sua força mental e qualidade coletiva ao vencer, fora de casa, a UD Oliveirense B por 8-4, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.