O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, recebeu recentemente o Embaixador do Cazaquistão, Daulet Batrashev, num encontro que teve como objetivo reforçar as parcerias estratégicas entre a cidade de Viana do Castelo e o Cazaquistão, explorando a possibilidade de diversas ações conjuntas que possam beneficiar ambas as partes.
Na reunião, foi ainda promovido um encontro com representantes empresariais locais, com vista ao estudo de parcerias futuras a desenvolver.
Esta ação de diplomacia institucional está entre os objetivos da autarquia vianense que, desta forma, dá a conhecer as potencialidades e as estratégias que tem definidas em áreas fundamentais como a economia, a economia do mar, o ambiente e a sustentabilidade.
A República do Cazaquistão é um Estado unitário com o sistema presidencial de governo, que conquistou a independência em 16 de dezembro de 1991. Divide-se em 17 zonas administrativas, sendo povoada por cerca de 130 grupos étnicos – nomeadamente por Cazaques, Russos, Uzbeques, Ucranianos, Uigures, Tártaros, Alemães e outros.
É o país com o nono maior território a nível mundial, fazendo fronteira com a Rússia no norte e oeste, com a China no leste, com o Quirguistão, o Uzbequistão e o Turquemenistão no sul. Apesar de ser o maior país do mundo sem acesso ao oceano, as belezas naturais do Cazaquistão são impressionantes – com um vasto deserto (cerca de 44%) e infindáveis estepes, alberga também praias no mar Cáspio e montanhas com mais de 4000m de altitude.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.