O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, recebeu recentemente o Embaixador do Cazaquistão, Daulet Batrashev, num encontro que teve como objetivo reforçar as parcerias estratégicas entre a cidade de Viana do Castelo e o Cazaquistão, explorando a possibilidade de diversas ações conjuntas que possam beneficiar ambas as partes.
Na reunião, foi ainda promovido um encontro com representantes empresariais locais, com vista ao estudo de parcerias futuras a desenvolver.
Esta ação de diplomacia institucional está entre os objetivos da autarquia vianense que, desta forma, dá a conhecer as potencialidades e as estratégias que tem definidas em áreas fundamentais como a economia, a economia do mar, o ambiente e a sustentabilidade.
A República do Cazaquistão é um Estado unitário com o sistema presidencial de governo, que conquistou a independência em 16 de dezembro de 1991. Divide-se em 17 zonas administrativas, sendo povoada por cerca de 130 grupos étnicos – nomeadamente por Cazaques, Russos, Uzbeques, Ucranianos, Uigures, Tártaros, Alemães e outros.
É o país com o nono maior território a nível mundial, fazendo fronteira com a Rússia no norte e oeste, com a China no leste, com o Quirguistão, o Uzbequistão e o Turquemenistão no sul. Apesar de ser o maior país do mundo sem acesso ao oceano, as belezas naturais do Cazaquistão são impressionantes – com um vasto deserto (cerca de 44%) e infindáveis estepes, alberga também praias no mar Cáspio e montanhas com mais de 4000m de altitude.
As obras na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensas a partir da noite desta quinta-feira, informou a Infraestruturas de Portugal. Com esta interrupção temporária dos trabalhos, não será efetuado o previsto corte de trânsito na travessia.
O Centro de Estudos Regionais (CER) promove, no próximo dia 19 de fevereiro, quinta-feira, a sexta conversa da 3.ª temporada do ciclo EntardeCER. A iniciativa terá lugar no AP Dona Aninhas – Boutique Hotel, em Viana do Castelo, parceiro do projeto, com início marcado para as 17h30.
Valença recebe este sábado, dia 14 de fevereiro, a sessão de sensibilização ambiental “Plantas Invasoras”, às 9h30, nas instalações da CIM Alto Minho, na avenida Miguel Dantas.
Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.
A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.
Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.