O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, recebeu recentemente o Embaixador do Cazaquistão, Daulet Batrashev, num encontro que teve como objetivo reforçar as parcerias estratégicas entre a cidade de Viana do Castelo e o Cazaquistão, explorando a possibilidade de diversas ações conjuntas que possam beneficiar ambas as partes.
Na reunião, foi ainda promovido um encontro com representantes empresariais locais, com vista ao estudo de parcerias futuras a desenvolver.
Esta ação de diplomacia institucional está entre os objetivos da autarquia vianense que, desta forma, dá a conhecer as potencialidades e as estratégias que tem definidas em áreas fundamentais como a economia, a economia do mar, o ambiente e a sustentabilidade.
A República do Cazaquistão é um Estado unitário com o sistema presidencial de governo, que conquistou a independência em 16 de dezembro de 1991. Divide-se em 17 zonas administrativas, sendo povoada por cerca de 130 grupos étnicos – nomeadamente por Cazaques, Russos, Uzbeques, Ucranianos, Uigures, Tártaros, Alemães e outros.
É o país com o nono maior território a nível mundial, fazendo fronteira com a Rússia no norte e oeste, com a China no leste, com o Quirguistão, o Uzbequistão e o Turquemenistão no sul. Apesar de ser o maior país do mundo sem acesso ao oceano, as belezas naturais do Cazaquistão são impressionantes – com um vasto deserto (cerca de 44%) e infindáveis estepes, alberga também praias no mar Cáspio e montanhas com mais de 4000m de altitude.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.
Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.
O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.