O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, recebeu recentemente o Embaixador do Cazaquistão, Daulet Batrashev, num encontro que teve como objetivo reforçar as parcerias estratégicas entre a cidade de Viana do Castelo e o Cazaquistão, explorando a possibilidade de diversas ações conjuntas que possam beneficiar ambas as partes.
Na reunião, foi ainda promovido um encontro com representantes empresariais locais, com vista ao estudo de parcerias futuras a desenvolver.
Esta ação de diplomacia institucional está entre os objetivos da autarquia vianense que, desta forma, dá a conhecer as potencialidades e as estratégias que tem definidas em áreas fundamentais como a economia, a economia do mar, o ambiente e a sustentabilidade.
A República do Cazaquistão é um Estado unitário com o sistema presidencial de governo, que conquistou a independência em 16 de dezembro de 1991. Divide-se em 17 zonas administrativas, sendo povoada por cerca de 130 grupos étnicos – nomeadamente por Cazaques, Russos, Uzbeques, Ucranianos, Uigures, Tártaros, Alemães e outros.
É o país com o nono maior território a nível mundial, fazendo fronteira com a Rússia no norte e oeste, com a China no leste, com o Quirguistão, o Uzbequistão e o Turquemenistão no sul. Apesar de ser o maior país do mundo sem acesso ao oceano, as belezas naturais do Cazaquistão são impressionantes – com um vasto deserto (cerca de 44%) e infindáveis estepes, alberga também praias no mar Cáspio e montanhas com mais de 4000m de altitude.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.