O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e a Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, entregaram lembranças de Natal aos responsáveis de 24 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, que vão levar os presentes a 1.700 utentes de lares, centros de dia, Unidades de Cuidados Continuados e Serviço de Apoio Domiciliário, bem como a 124crianças institucionalizadas.
O autarca vianense agradeceu “a missão extremamente relevante” que as IPSS do concelho abraçam no dia-a-dia, “em prol de Viana do Castelo e dos vianenses”. Luís Nobre reconheceu os desafios acrescidos que surgiram ao longo do presente ano, afirmando que a Câmara Municipal de Viana do Castelo tem tido como prioridade apoiar “a tarefa imensamente exigente” das diversas instituições sociais.
“Vocês trabalham com os utentes mais frágeis e esse trabalho é louvável e digno de reconhecimento por parte do município. Sabemos que dão o vosso melhor em prol dos vossos utentes e que, com esse trabalho, contribuem para o bem-estar dos vianenses”, frisou o autarca.
Já a Vereadora com o pelouro da Coesão Social afirmou que 2022 foi “um ano de retoma” e reconheceu que algumas IPSS estão “numa situação menos fácil”, garantindo que, no próximo ano, “tentaremos, juntos, ultrapassar as dificuldades”.
O investimento na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos é absolutamente fundamental para um concelho socialmente justo e equilibrado. Por isso, no Plano de Atividades e Orçamento para 2023 a rubrica da Coesão Social foi, uma vez mais, reforçada assumindo um papel de grande relevância no apoio às famílias e às Instituições Particulares de Solidariedade Social.
De acordo com o Orçamento, 2023 será um ano desafiante, consequência da conclusão do processo de transferência de competências no domínio da ação social para o município, que assumirá toda a responsabilidade de gestão do serviço de atendimento e apoio social, assim como do Rendimento Social de Inserção.

O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.