O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e a Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, entregaram lembranças de Natal aos responsáveis de 24 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, que vão levar os presentes a 1.700 utentes de lares, centros de dia, Unidades de Cuidados Continuados e Serviço de Apoio Domiciliário, bem como a 124crianças institucionalizadas.
O autarca vianense agradeceu “a missão extremamente relevante” que as IPSS do concelho abraçam no dia-a-dia, “em prol de Viana do Castelo e dos vianenses”. Luís Nobre reconheceu os desafios acrescidos que surgiram ao longo do presente ano, afirmando que a Câmara Municipal de Viana do Castelo tem tido como prioridade apoiar “a tarefa imensamente exigente” das diversas instituições sociais.
“Vocês trabalham com os utentes mais frágeis e esse trabalho é louvável e digno de reconhecimento por parte do município. Sabemos que dão o vosso melhor em prol dos vossos utentes e que, com esse trabalho, contribuem para o bem-estar dos vianenses”, frisou o autarca.
Já a Vereadora com o pelouro da Coesão Social afirmou que 2022 foi “um ano de retoma” e reconheceu que algumas IPSS estão “numa situação menos fácil”, garantindo que, no próximo ano, “tentaremos, juntos, ultrapassar as dificuldades”.
O investimento na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos é absolutamente fundamental para um concelho socialmente justo e equilibrado. Por isso, no Plano de Atividades e Orçamento para 2023 a rubrica da Coesão Social foi, uma vez mais, reforçada assumindo um papel de grande relevância no apoio às famílias e às Instituições Particulares de Solidariedade Social.
De acordo com o Orçamento, 2023 será um ano desafiante, consequência da conclusão do processo de transferência de competências no domínio da ação social para o município, que assumirá toda a responsabilidade de gestão do serviço de atendimento e apoio social, assim como do Rendimento Social de Inserção.

O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.