Está dado o primeiro passo para que possam vir a ser realizadas importantes obras de beneficiação nos centros de saúde de Caminha e Vila Praia de Âncora. O Executivo aprovou, na sua última reunião, a minuta do Contrato Interadministrativo de Colaboração entre a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, os dez municípios associados, a Administração Regional de Saúde do Norte e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho. O objetivo é a candidatura conjunta a fundos comunitários que, concluída a parte burocrática nos vários municípios, irá avançar.
Tendo em vista esta candidatura conjunta a fundos do PRR foram realizadas reuniões prévias com os coordenadores do Centro de Saúde de Caminha e USF Vale do Âncora (Unidades de Saúde de Caminha), Município e ULSAM de forma a ser elaborado pelos profissionais de cada Unidade de Saúde o levantamento de necessidades de intervenção para potencializar a qualidade dos serviços de saúde, de forma a clarificar as necessidades.
Após ser realizado o levantamento de necessidades pelos profissionais de saúde de ambas as Unidades de Saúde do concelho, o mesmo foi remetido à ULSAM. Estão assim devidamente identificadas as necessidades de cada unidade, que permitirão elaborar os respetivos projetos.
A decisão de trabalhar para uma candidatura conjunta no âmbito da CIM teve em conta o facto de que, na atribuição das novas competências aos municípios, encontra-se a saúde. Os signatários ponderaram também os desafios estruturais que esta atribuição de competências visa e o propósito de garantir o acesso à saúde de qualidade, considerando que o acesso ao financiamento adequado se faz através de fundos comunitários para melhoria de infraestruturas e equipamentos.
O contrato valoriza a importância dos centros de saúde ao defender que “os cuidados de saúde primários são cuidados de proximidade e o pilar do sistema de saúde português. O melhor caminho para atingir a meta da cobertura universal em saúde e garantir a acessibilidade aos cidadãos é dotar o território de infraestruturas que isso potenciem. Estes valores e objetivos são de grande importância para os municípios pois promovem o acesso, em tempos adequados, a cuidados de saúde atempados, eficientes e de qualidade”.
A magia de Ivete Sangalo vai invadir Viana do Castelo. A Rainha do Brasil prepara-se para celebrar na capital do Alto Minho os seus 30 anos de carreira com um espetáculo que ficará na memória de todos.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do Posto Territorial de Ponte da Barca, deteve em flagrante um homem de 62 anos por furto em veículo, no concelho de Ponte da Barca.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana recebe o FITEI – Festival Internacional de Expressão Ibérica nos dias 23 e 24 de maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.
O árbitro Luís Godinho vai dirigir a final da Taça de Portugal entre Benfica e Sporting, no domingo, no Estádio Nacional, em Oeiras, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
O Município de Ponte de Lima prossegue a sua missão de promoção do gosto pelo livro e pela leitura desde os primeiros anos de vida, através das sessões da Bebéteca, dinamizadas na Biblioteca Municipal.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou um processo-crime a um homem por exercício ilegal de medicina veterinária em Viana do Castelo.
José Pedro Aguiar-Branco, eleito pela AD nas eleições legislativa pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo, manifestou-se esta quarta-feira disponível para se recandidatar ao cargo de presidente da Assembleia da República e afirmou esperar que a próxima legislatura se caracterize pela estabilidade.