Logo
Regional

Câmara Municipal quer comprar o Antigo Colégio Português de Valença

14 Novembro, 2022 | 10:05
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A Câmara Municipal de Valença aprovou a manifestação de interesse na aquisição do edifício do antigo Colégio Português, em reunião do Executivo de 9 de novembro. A proposta de 1 milhão e 650 mil euros foi apresentada pelo Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira e aprovada, por unanimidade.

No seguimento, a Câmara Municipal de Valença formalizará esta proposta de compra do edifício à Santa Casa da Misericórdia de Valença.

Para o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, “Este é um imóvel emblemático para Valença. A recuperação do Antigo Colégio Português e área envolvente é uma obrigação de Valença e dos Valencianos e permitirá colocar este ex-libris de Valença, de novo ao serviço da nossa comunidade nas áreas sociais e culturais, proporcionando à cidade uma nova centralidade, com a qualificação urbana de todo o espaço”.

O imóvel do Antigo Colégio Português nasceu por vontade de um benemérito valenciano, Joaquim Apolinário da Fonseca. Valenciano, bairrista, com uma ampla dedicação à vida social e económica do concelho, deixou à Santa Casa da Misericórdia de Valença a verba para a construção do Asilo Fonseca, um asilo para a infância desvalida.

Começou a ser construído em 1910, mas só em 1928 foi inaugurado. Nesta ocasião a Santa Casa da Misericórdia assinou um contrato de comodato com a Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição que permaneceram até 1974, com a designação de Colégio Português.

Posteriormente funcionou como liceu, Casa da Cultura, Escola Secundária, Biblioteca Municipal e por fim sede da ESCE – Escola Superior de Ciências Empresariais.

Desde a saída desta Escola deixou de ter qualquer utilização.

Ao longo destes 94 anos de existência o imóvel é transversal à história de muitas gerações de valencianos e portugueses que por aqui passaram, nos seus percursos de vida, sobretudo académicos.

O imóvel de planta hexagonal, com um extenso e singular volume de construção de onde se destacam, ainda, a torre do zimbório e a capela de Nossa Senhora de Fátima, destaca-se pela sua imponência a todos quantos circulam nas avenidas centrais de Valença.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 27 Março, 2023

Viana do Castelo vive “Páscoa Doce” de 2 a 10 de abril com programa repleto de fé e animação

Entre os dias 2 e 10 de abril, Viana do Castelo promete cativar vianenses e visitantes com a iniciativa “Páscoa Doce”. Preparada conjuntamente pela Câmara Municipal, Diocese de Viana do Castelo e Associação Empresarial de Viana do Castelo, a programação une o religioso ao profano, conjugando fé e devoção com momentos de lazer e animação.

Música 27 Março, 2023

Afife inicia a “Festa da Dança- Ciclo de Primavera 2023” com uma formação de dança tradicional

No passado sábado, 25 de março, o Casino Afifense recebeu mais de uma centena de amantes de dança tradicional que rumaram a Afife, em Viana do Castelo, com o objetivo de aprender este tipo de dança. A formação ficou a cargo de Mercedes Prieto e Ana Silvestre. 

Desporto 27 Março, 2023

As águas do Tua entregam a Fernando Pimenta o 15º título consecutivo de Campeão Nacional de Fundo

O Campeonato Nacional de Fundo 2023 de Canoagem, decorreu em Mirandela. Foi um fim-de-semana cheio de regatas, 50 no total, consagraram os novos detentores dos Títulos Nacionais da categoria.

Regional 27 Março, 2023

Valença transfere cerca de 1 milhão de euros para as 11 Juntas de Freguesia do concelho

A Câmara Municipal de Valença transferiu cerca de 1 milhão de euros para as 11 Juntas de Freguesia do concelho e quer proceder à abertura de um procedimento concursal para a contratação de assistentes operacionais que serão colocados em cada Junta. 

Regional 27 Março, 2023

Lanhelas retrata “os últimos passos de Cristo e demonstra a sua fé pelas ruas da freguesia”

A freguesia de Lanhelas, no concelho de Caminha, prepara-se para acolher, entre os dias 2 e 10 de abril, a "Semana Santa de Lanhelas". Uma celebração que pretende retratar os últimos dias da vida de Jesus Cristo. 

Regional 26 Março, 2023

Presidente da Câmara Municipal classifica o trabalho das associações de dadores de sangue como “exemplo”

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e os vereadores da Saúde, Ricardo Rego, e da Coesão Social, Carlota Borges, estiveram hoje na inauguração do monumento de homenagem ao dador de sangue, uma iniciativa da Associação de Dadores de Sangue da Meadela.

Nacional 26 Março, 2023

easyJet vai operar 27 novas rotas no verão desde Portugal

A easyJet vai operar 27 novas rotas no verão desde Portugal, algumas nos `slots` que ganhou à TAP em Lisboa, uma "oportunidade momentânea" que a companhia aérea não antevê nos próximos anos, nos quais admite "crescimento limitado" no país.