O presidente e os elementos do executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo marcaram ontem presença na cerimónia de entrega de trator e material informático à Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, em Viana.
No seu discurso, o presidente da Câmara explicou que este material informático vem apoiar a Junta de Freguesia e também “os fregueses na consulta e na relação com as entidades através dos portais digitais que estão disponíveis”. “Este é um novo serviço que as Juntas de Freguesia podem prestar e, para isso, têm de ter equipamentos informáticos e melhorar a rede de internet para prestar um serviço de qualidade”. “Este equipamento vai permitir a esta Junta de Freguesia dar um conjunto de respostas, proporcionando maior eficiência aos seus serviços”, declarou.

Na sua intervenção, o autarca referiu ainda que a intervenção na Escola EB2.3 e Secundária Pintor José de Brito ascende a quase 2,5 milhões de euros, “numa demonstração de que a Câmara está atenta ao que os santamartenses precisam”, requalificando “o principal equipamento de educação” da freguesia.
O projeto na escola prevê a substituição de coberturas com a introdução de isolamento térmico, novas caixilharias, substituição de pavimentos, criação de um amplo espaço de alpendre coberto para fazer a ligação entre blocos e a cantina. A intervenção inclui ainda a demolição de dois blocos que funcionam como anexos e oficinas e a melhoria de sistema de iluminação em algumas salas, pintura e impermeabilização do pavilhão desportivo, bem como o arranjo e a recuperação de pavimentos exteriores.
“Em 2023, dedicamos 8,4 milhões de euros para a educação, sendo que 2,5 milhões estão a ser investidos em Santa Marta. Na Coesão Territorial estamos também a fazer um avultado investimento de 8,1 milhões, com transferências para que as Juntas de Freguesia possam garantir limpeza, substituição de equipamentos e mobiliário urbano e que possam fazer também investimentos da sua iniciativa. Estas duas rubricas são determinantes e estruturais e distribuídas de forma equitativa pelo concelho”, frisou Luís Nobre.

O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.