O presidente e os elementos do executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo marcaram ontem presença na cerimónia de entrega de trator e material informático à Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, em Viana.
No seu discurso, o presidente da Câmara explicou que este material informático vem apoiar a Junta de Freguesia e também “os fregueses na consulta e na relação com as entidades através dos portais digitais que estão disponíveis”. “Este é um novo serviço que as Juntas de Freguesia podem prestar e, para isso, têm de ter equipamentos informáticos e melhorar a rede de internet para prestar um serviço de qualidade”. “Este equipamento vai permitir a esta Junta de Freguesia dar um conjunto de respostas, proporcionando maior eficiência aos seus serviços”, declarou.

Na sua intervenção, o autarca referiu ainda que a intervenção na Escola EB2.3 e Secundária Pintor José de Brito ascende a quase 2,5 milhões de euros, “numa demonstração de que a Câmara está atenta ao que os santamartenses precisam”, requalificando “o principal equipamento de educação” da freguesia.
O projeto na escola prevê a substituição de coberturas com a introdução de isolamento térmico, novas caixilharias, substituição de pavimentos, criação de um amplo espaço de alpendre coberto para fazer a ligação entre blocos e a cantina. A intervenção inclui ainda a demolição de dois blocos que funcionam como anexos e oficinas e a melhoria de sistema de iluminação em algumas salas, pintura e impermeabilização do pavilhão desportivo, bem como o arranjo e a recuperação de pavimentos exteriores.
“Em 2023, dedicamos 8,4 milhões de euros para a educação, sendo que 2,5 milhões estão a ser investidos em Santa Marta. Na Coesão Territorial estamos também a fazer um avultado investimento de 8,1 milhões, com transferências para que as Juntas de Freguesia possam garantir limpeza, substituição de equipamentos e mobiliário urbano e que possam fazer também investimentos da sua iniciativa. Estas duas rubricas são determinantes e estruturais e distribuídas de forma equitativa pelo concelho”, frisou Luís Nobre.

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.