A Câmara Municipal de Viana do Castelo participa, este fim-de-semana, de 17 a 19 de maio, no EntreLinhas - Festa do Ferroviário, que acontece em Ermesinde, com um stand de promoção do território integrado na Mostra Turística que consta do programa do evento.
O festival inclui também conferências, exposições, concertos, DJ’S e Street Food, valências que estarão presentes no recinto que engloba o Fórum Cultural de Ermesinde, o Parque Urbano, o Largo da Estação e a zona da Gandra.
O evento acontece esta sexta-feira, das 18h00 à 00h00, sábado das 16h00 à 00h00 e domingo das 16h00 às 23h00.
O EntreLinhas é organizado pelo terceiro ano consecutivo pela Câmara Municipal de Valongo e pretende apostar na promoção do património material e imaterial ligado à ferrovia e aos ferroviários, reconhecendo a importância transversal dos caminhos-de-ferro e tentando envolver toda a comunidade ferroviária em Portugal.
Este é um setor que faz parte da memória e identidade nacional e constitui um dos meios de transporte mais sustentável e amigo do ambiente, que na cidade de Viana do Castelo está bem presente desde há mais de um século, desde a construção da Ponte Eiffel levada a cabo pela Casa Eiffel e da Estação de Comboios, obras que permitiram criar um novo perfil na cidade e a chegada de mais visitantes e de forma mais célere.
Por isso, esta participação da Câmara Municipal de Viana do Castelo no EntreLinhas, para além da promoção turística e enogastronómica, pretende honrar o passado e o presente do concelho.
A Amnistia Internacional divulgou um conjunto de alertas sobre graves violações de direitos humanos em diferentes partes do mundo, destacando situações críticas no Sudão, Hong Kong, Faixa de Gaza, Sul da Ásia e Ucrânia.
A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.