A Câmara Municipal de Viana do Castelo participa, este fim-de-semana, de 17 a 19 de maio, no EntreLinhas - Festa do Ferroviário, que acontece em Ermesinde, com um stand de promoção do território integrado na Mostra Turística que consta do programa do evento.
O festival inclui também conferências, exposições, concertos, DJ’S e Street Food, valências que estarão presentes no recinto que engloba o Fórum Cultural de Ermesinde, o Parque Urbano, o Largo da Estação e a zona da Gandra.
O evento acontece esta sexta-feira, das 18h00 à 00h00, sábado das 16h00 à 00h00 e domingo das 16h00 às 23h00.
O EntreLinhas é organizado pelo terceiro ano consecutivo pela Câmara Municipal de Valongo e pretende apostar na promoção do património material e imaterial ligado à ferrovia e aos ferroviários, reconhecendo a importância transversal dos caminhos-de-ferro e tentando envolver toda a comunidade ferroviária em Portugal.
Este é um setor que faz parte da memória e identidade nacional e constitui um dos meios de transporte mais sustentável e amigo do ambiente, que na cidade de Viana do Castelo está bem presente desde há mais de um século, desde a construção da Ponte Eiffel levada a cabo pela Casa Eiffel e da Estação de Comboios, obras que permitiram criar um novo perfil na cidade e a chegada de mais visitantes e de forma mais célere.
Por isso, esta participação da Câmara Municipal de Viana do Castelo no EntreLinhas, para além da promoção turística e enogastronómica, pretende honrar o passado e o presente do concelho.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a abertura de um concurso público no valor de 1,2 milhões de euros para a requalificação de 230 metros da Estrada de Santa Luzia, entre o hospital e o entroncamento de acesso ao santuário homónimo.
O novo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tomou posse esta terça-feira, num ato que reforça o papel da escola na investigação e desenvolvimento académico.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM) aprovou um orçamento de 17,7 milhões de euros para 2026, um aumento de cerca de 7% face a 2025. Cerca de 50% da despesa destina-se aos transportes, incluindo obrigações de serviço público, passes gratuitos para jovens e redução tarifária.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a abertura de concurso público para a aquisição de duas viaturas de recolha de resíduos, incluindo um equipamento 100% elétrico para biorresíduos.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou o Regulamento de Acesso, de Atribuição e de Gestão da Habitação Municipal, que define os critérios para a atribuição de habitações em regime de arrendamento apoiado. O documento foi publicado no Diário da República e estabelece um quadro objetivo para apoiar famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade habitacional.
A maioria dos portugueses que construiu casa nos últimos dois anos conseguiu cumprir prazos e orçamentos, segundo o estudo “Construir Casa: Motivações e experiências de quem construiu casa”, realizado pela UCI com a SPIRITUC.
O Sporting deu esta noite uma das maiores provas de força da sua campanha europeia ao vencer em Alvalade o Paris Saint-Germain, detentor do cetro europeu, por 2-1, resultado que garante, no mínimo, a presença no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.