A Câmara Municipal de Viana do Castelo participa, este fim-de-semana, de 17 a 19 de maio, no EntreLinhas - Festa do Ferroviário, que acontece em Ermesinde, com um stand de promoção do território integrado na Mostra Turística que consta do programa do evento.
O festival inclui também conferências, exposições, concertos, DJ’S e Street Food, valências que estarão presentes no recinto que engloba o Fórum Cultural de Ermesinde, o Parque Urbano, o Largo da Estação e a zona da Gandra.
O evento acontece esta sexta-feira, das 18h00 à 00h00, sábado das 16h00 à 00h00 e domingo das 16h00 às 23h00.
O EntreLinhas é organizado pelo terceiro ano consecutivo pela Câmara Municipal de Valongo e pretende apostar na promoção do património material e imaterial ligado à ferrovia e aos ferroviários, reconhecendo a importância transversal dos caminhos-de-ferro e tentando envolver toda a comunidade ferroviária em Portugal.
Este é um setor que faz parte da memória e identidade nacional e constitui um dos meios de transporte mais sustentável e amigo do ambiente, que na cidade de Viana do Castelo está bem presente desde há mais de um século, desde a construção da Ponte Eiffel levada a cabo pela Casa Eiffel e da Estação de Comboios, obras que permitiram criar um novo perfil na cidade e a chegada de mais visitantes e de forma mais célere.
Por isso, esta participação da Câmara Municipal de Viana do Castelo no EntreLinhas, para além da promoção turística e enogastronómica, pretende honrar o passado e o presente do concelho.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.