O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na cerimónia de arranque da época balnear no concelho vianense, que decorre até 14 de setembro, contando com 33 nadadores-salvadores para garantir a segurança nas praias do concelho, vigiando 14 praias e unidades balneares. Para assegurar a segurança balnear, manutenção e recuperação de praias, o município investe praticamente meio milhão de euros.
Os nadadores-salvadores vão assegurar 92 dias de época balnear, num investimento municipal que ultrapassa os 290 mil euros, naquela que é a principal fatia do investimento da autarquia. Duas praias do concelho já iniciaram a época balnear a 1 de junho, Carreço e Praia Norte, por serem praias muito procuradas por grupos e escolas, e a Praia do Cabedelo conta com uma equipa permanente ao longo de todo o ano.
Na cerimónia realizada no sábado, marcou também presença a Vereadora do Ambiente, Fabíola Oliveira, e o Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Viana do Castelo, Rui Serrano da Paz.
O autarca, Luís Nobre, considerou essencial que exista uma “perceção de segurança” por parte dos vianenses e visitantes. “Queremos que todos sintam que cuidamos da segurança das nossas praias”, frisou.
O Comandante-local da Polícia Marítima de Viana do Castelo deu as boas-vindas aos nadadores-salvadores e disse esperar que, mais uma vez, “tudo vá correr bem e possamos continuar com as zero mortes registadas, graças ao vosso trabalho e dedicação”.
Também a Vereadora com o pelouro do Ambiente destacou a “função extremamente importante” desta equipa, já que Viana do Castelo “dá muita importância às suas praias”, pedindo aos profissionais uma “postura permanente de observação e atenção”.
Recorde-se que onze praias do concelho de Viana do Castelo foram galardoadas pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação e vão hastear a Bandeira Azul nesta época balnear. À semelhança do ano passado, hasteiam a bandeira azul as praias de Afife, Amorosa Norte, Amorosa Sul, Arda, Cabedelo, Carreço, Castelo do Neiva, Ínsua, Luziamar, Norte e Paçô.
O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental. Assim, a Bandeira Azul é um símbolo de qualidade, que conta com o envolvimento das 30 entidades que compõem o júri nacional.
A 6ª edição do Trail Noturno Monte de Santo Antão regressa amanhã, dia 19 de julho, ao concelho de Caminha.
Em Valença, decorre, atualmente, e até 31 de julho, o programa "Verão em Movimento", proporcionando a cerca de 170 crianças valencianas um conjunto diversificado de atividades lúdicas, educativas e saudáveis, pensadas para estimular o bem-estar, a aprendizagem e o desenvolvimento integral na pausa letiva de verão.
A 86ª Volta a Portugal em bicicleta, que vai decorrer entre 6 e 17 de agosto, arranca com um Prólogo na Maia e termina com um Contrarrelógio Individual em Lisboa. A 7 de agosto, Viana do Castelo será palco de partida da 1ª Etapa, que finaliza no Santuário do Sameiro em Braga, após percorridos 162 km.
O Governo vai aprovar esta sexta-feira um novo suplemento extraordinário para todas as pensões até 1.567,50 euros de entre cem e duzentos euros, a ser pago em setembro, anunciou o primeiro-ministro.
Passos Lomba vai continuar a comandar a equipa sénior da Escola Desportiva de Viana no campeonato nacional da terceira divisão de Hóquei em Patins.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo anunciou esta quarta feira o lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico, que terá início a 23 de setembro de 2025.
O futuro do centro urbano de Valença esteve em destaque na mais recente reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV).