A Câmara Municipal de Viana do Castelo inicia, esta terça-feira, dia 18 de fevereiro, uma empreitada de requalificação do Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo (PEUVC), que representa um investimento superior a 471 mil euros.
Esta intervenção, com uma duração total prevista de 4 meses, tem como objetivo a melhoria do edifício de cafetaria, a substituição de barreiras acústicas e a requalificação dos parques infantis e de percursos pedonais.
A primeira fase incidirá sobre o snack-bar/cafetaria, com uma duração estimada entre 4 a 6 semanas.
Numa segunda fase, que está prevista iniciar em março e que terá uma duração de três meses, serão intervencionados os parques infantis e os percursos pedonais dos espaços de lazer, desde a entrada principal até ao edifício de cafetaria, o que condicionará o acesso a esta área. Durante esta segunda fase, o acesso principal ao parque será temporariamente deslocado para o portão poente, de modo a minimizar os constrangimentos causados pela intervenção.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo apela à compreensão de todos os visitantes e garante que as obras serão realizadas com o mínimo de perturbação possível, mantendo o PEU como um espaço de lazer e contemplação.
O Parque Ecológico Urbano, que abriu as portas ao público em geral em 2021, é um espaço natural único localizado no estuário do rio Lima, abrangendo cerca de 20 hectares. Este verdadeiro hotspot biológico alberga uma vasta comunidade de seres vivos, oferecendo aos visitantes oportunidades de lazer, educação ambiental e conservação da natureza. Desde a sua abertura, o parque já recebeu mais de 238.446 visitantes.
Desde que abriu as portas a toda a comunidade, o parque tem recebido diariamente a visita de centenas de vianenses e acolhido as mais variadas iniciativas de lazer, cultura, convívio, workshops e ações de formação, teatro e apresentação, até alguns eventos desportivos de baixo impacto para a natureza.
A Casa da Cultura de Ponte da Barca recebe, no próximo dia 28 de novembro, às 21h00, a conferência “Qual o Futuro para o Lobo – A Importância do Restauro Ecológico”, inserida na iniciativa “Reais Conversas com…”, promovida pela Real Associação de Viana do Castelo, com o apoio do Município de Ponte da Barca.
A Anémona Sonora e o Club Lote 5 produzem, no próximo dia 05 de dezembro, entre as 23h00 e as 06h00 uma festa para celebrar o natal ao som da melhor "house music".
A emblemática Discoteca Galáxia, agora Galáxia Discos, única loja de discos do comércio tradicional de Viana do Castelo, comemora meio século de história este sábado, 8 de novembro de 2025. A celebração dos 50 anos terá lugar na própria loja, situada na Rua da Bandeira, n.º 94, entre as 17h00 e as 19h00, e contará com uma sessão especial intitulada “Recordar com Vítor Coutinho”, dedicada à memória musical e afetiva do espaço.
A companhia de teatro Krisálida, sedeada em Caminha, celebra hoje, 7 de novembro, os seus dez anos de atividade com o lançamento do livro “10 anos de Krisálida”. A apresentação decorreu na Biblioteca Professor Luís Mourão, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), integrada no 20.º Encontro Internacional das Artes.
Poucas semanas depois de ter conquistado a medalha de prata no Campeonato Europeu, a atleta vianense Marta Paço voltou a brilhar nos palcos internacionais. A tetracampeã do mundo alcançou agora o vice-campeonato mundial de Parasurfing, na categoria VI2 (invisuais), na prova que decorreu na Califórnia, Estados Unidos da América.
O tradicional Magusto de São Martinho regressa este domingo, 9 de novembro, ao Terreiro de Vila Nova de Cerveira, prometendo uma tarde de convívio, música e sabores de outono.
A Câmara Municipal de Valença prorrogou o prazo do concurso público para a reabilitação do Cineteatro de Valença, um edifício histórico com 149 anos, num investimento de 1,6 milhões de euros.