A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai participar, de 10 a 12 de maio, na Feira de Turismo EXPOVACACIONES – Tendências & Experiências, na cidade de Bilbao.
A 43ª edição deste certame acontece no Bilbao Exhibition Centre e o município vianense participa integrado no stand de promoção turística da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, pretendendo reforçar a divulgação das potencialidades turísticas do concelho, dando a conhecer a oferta e os agentes do setor turístico que operam no território.
A Feira de Turismo – EXPOVACACIONES é uma plataforma promocional privilegiada, sobretudo nas comunidades do País Basco e Cantábria. A feira apresenta-se como uma referência na promoção turística a nível ibérico, direcionada para um público-alvo que pretende planear as suas férias de Verão, constituindo um emissor turístico externo de proximidade muito importante, considerado estratégico a afirmação de Viana do Castelo enquanto destino turístico de proximidade.
Ao longo de 2024, no que se refere ao turismo, a Câmara Municipal de Viana do Castelo tem trabalhado em estreita colaboração com os parceiros e agentes locais do setor, de modo a aumentar os fluxos turísticos e aumentar a estada média, atenuar a sazonalidade, fidelizar e atrair mercados turísticos, melhorando a comunicação e investindo na comunicação digital.
Para tal, a aposta na qualificação dos profissionais tem sido fundamental para garantir um serviço turístico de qualidade, pelo que o Município tem dado continuidade ao investimento na dinamização de ações de formação específicas para o setor, no âmbito da Formação + Próxima.
Nesse sentido, Viana do Castelo continua a registar uma forte recuperação do setor do turismo, tendo contribuído para este resultado o trabalho desenvolvido pela Rede Municipal de Turismo com os agentes locais e que permitiu que Viana do Castelo seja o 7º município da Região Norte com maior procura turística e a terceira cidade mais acolhedora do mundo em 2024, conforme eleição da plataforma Booking.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.