A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai participar, de 10 a 12 de maio, na Feira de Turismo EXPOVACACIONES – Tendências & Experiências, na cidade de Bilbao.
A 43ª edição deste certame acontece no Bilbao Exhibition Centre e o município vianense participa integrado no stand de promoção turística da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, pretendendo reforçar a divulgação das potencialidades turísticas do concelho, dando a conhecer a oferta e os agentes do setor turístico que operam no território.
A Feira de Turismo – EXPOVACACIONES é uma plataforma promocional privilegiada, sobretudo nas comunidades do País Basco e Cantábria. A feira apresenta-se como uma referência na promoção turística a nível ibérico, direcionada para um público-alvo que pretende planear as suas férias de Verão, constituindo um emissor turístico externo de proximidade muito importante, considerado estratégico a afirmação de Viana do Castelo enquanto destino turístico de proximidade.
Ao longo de 2024, no que se refere ao turismo, a Câmara Municipal de Viana do Castelo tem trabalhado em estreita colaboração com os parceiros e agentes locais do setor, de modo a aumentar os fluxos turísticos e aumentar a estada média, atenuar a sazonalidade, fidelizar e atrair mercados turísticos, melhorando a comunicação e investindo na comunicação digital.
Para tal, a aposta na qualificação dos profissionais tem sido fundamental para garantir um serviço turístico de qualidade, pelo que o Município tem dado continuidade ao investimento na dinamização de ações de formação específicas para o setor, no âmbito da Formação + Próxima.
Nesse sentido, Viana do Castelo continua a registar uma forte recuperação do setor do turismo, tendo contribuído para este resultado o trabalho desenvolvido pela Rede Municipal de Turismo com os agentes locais e que permitiu que Viana do Castelo seja o 7º município da Região Norte com maior procura turística e a terceira cidade mais acolhedora do mundo em 2024, conforme eleição da plataforma Booking.
O poeta e músico galego Juan Carballo chega a Viana do Castelo para apresentar o seu novo livro Carvalhoski e o espetáculo que assinala os 20 anos da sua carreira. A apresentação terá lugar sábado, 21 de fevereiro, às 17h00, na livraria Era Outra Vez (Rua da Bandeira, 102).
A história recente de Portugal está agora ao alcance de todos através do curso online «O Nascimento da Democracia Portuguesa», disponível na Plataforma NAU, desenvolvida pela FCCN – serviços digitais da FCT. A iniciativa é promovida pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Município de Valença arrancou com um novo ciclo de formaçãos certificadas e gratuitas, destinado a empresários, gestores e profissionais de todos os setores. A primeira ação, dedicada às Ferramentas Digitais Essenciais – Aplicação prática ao negócio, decorreu nas instalações da CIM Alto Minho e marcou o início de um programa estratégico de capacitação do tecido empresarial local.
A iniciativa “Tratar o cancro por tu”, promovida pelo Ipatimup e que já percorreu 15 cidades portuguesas em cinco anos, chega hoje a Viana do Castelo para uma sessão dedicada à prevenção e compreensão dos fatores de risco oncológicos. O evento decorre no Auditório Professor Lima de Carvalho, às 18h30, e junta cientistas e especialistas locais para falar de forma clara e acessível sobre o cancro.
Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Noc Studio, promove uma nova oficina criativa dirigida a crianças e famílias, combinando construção, brincadeira e criatividade.
O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.