No total, a Câmara Municipal de Valença atribuiu 50 bolsas de estudo a jovens estudantes valencianos que frequentam o ensino superior, neste ano letivo de 2022 / 2023. O programa social implicou um investimento municipal de aproximadamente 33 mil euros.
A medida social, promovida pela Câmara Municipal, pretende apoiar os alunos economicamente mais carenciados que, tendo obtido aproveitamento escolar, se vêem impossibilitados de prosseguir os seus estudos de nível superior por falta de recursos económicos.
A autarquia ajustou recentemente o “Regulamento das Bolsas de Estudo” de modo a aperfeiçoar as regras de atribuição e a beneficiar quem verdadeiramente precisa. A atribuição da bolsa tem por base os rendimentos per capita do agregado familiar, a melhor média de ingresso no ensino superior, a distância ao estabelecimento de ensino, bem como o currículo dos jovens alunos, sobretudo a participação social, cultural e de cidadania na comunidade valenciana.
As bolsas municipais podem ser complementares às bolsas das universidades e pretendem ser uma ajuda e um estímulo para que os jovens concluam as formações académicas.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.
O Santa Luzia FC garantiu a presença nos Quartos de Final da Taça de Portugal de Futsal Feminino, depois de vencer o GD Árvore por 4-1, em encontro relativo à 4.ª eliminatória da competição.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a circulação de mensagens de telemóvel fraudulentas, enviadas em nome do fisco, que alegam a existência de impostos em atraso para “evitar penhora”.
A Juventude Viana venceu este sábado a Associação Académica de Espinho por 1-5, em jogo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, reforçando a liderança da classificação.
Uma parte do paredão de Moledo aluiu este sábado, levando a Junta da União de Freguesias de Moledo e Cristelo a interditar a área e a apelar à população para que se afaste da zona.
A deslocação do SC Vianense a São Martinho acabou por se revelar amarga este fim de semana. A equipa de Viana do Castelo não conseguiu contrariar a superioridade da AR São Martinho e saiu derrotada por 2-0, apesar de uma reação positiva na segunda parte.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ativou ontem, sábado, às 21h00, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido ao risco elevado de cheias, inundações e instabilidade de taludes no concelho.