O Presidente da Câmara, Augusto Marinho, deslocou-se hoje ao Lugar do Ginzo, freguesia de Lavradas, para acompanhar os trabalhos de construção de um muro de suporte que derrocou devido ao mau tempo que se fez sentir nos últimos dias.
Para além do muro de suporte, estão a ser levados a cabo trabalhos de pavimentação que também ficaram danificados. Esta intervenção, que como salientou o Presidente, Augusto Marinho “resulta de prejuízos e estragos causados pela força da natureza, que ninguém consegue controlar”, estará concluída nos próximos dias. Entregue à empresa barquense Sebastião da Rocha Barbosa, Lda, a obra visa repor as condições de segurança à circulação de veículos e pessoas, isto porque esta derrocada impediu o trânsito automóvel e o acesso por parte de munícipes a algumas habitações.
O autarca de Ponte da Barca foi acompanhado pelo Presidente da Junta de Freguesia, Hélder Soares, e teve ainda oportunidade de contactar com alguns munícipes e inteirar-se de alguns anseios e necessidades da freguesia de Lavradas.



Nove distritos das regiões Norte e Centro de Portugal continental, incluindo Viana do Castelo, estarão esta quarta-feira sob aviso laranja devido à previsão de chuva persistente e por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Três pessoas foram retiradas preventivamente de uma habitação na freguesia de Nogueira, em Ponte da Barca, na sequência de um segundo deslizamento de terras registado esta terça-feira, confirmou a Proteção Civil.
Um deslizamento de terras ocorrido na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas obrigou à retirada preventiva de 20 pessoas das suas habitações, após uma derrocada considerada “forte” ter destruído parcialmente uma casa e soterrado um veículo ligeiro. Não há registo de vítimas ou feridos.
As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.