A Câmara Municipal de Ponte da Barca abre, a partir de amanhã, dia 1 de outubro, as candidaturas ao Subsídio ao Arrendamento, com o prazo para inscrições a decorrer até ao dia 30 de outubro de 2024. Este subsídio destina-se a apoiar agregados familiares com carências económicas, aliviando o esforço financeiro associado ao arrendamento de habitação no concelho.
O Presidente da Câmara, Augusto Marinho, sublinhou que este subsídio “é uma resposta necessária para apoiar famílias vulneráveis, oferecendo maior estabilidade e segurança habitacional “.
O regulamento municipal foi objeto de algumas alterações e melhorias, incluindo a atualização dos valores máximos de renda, que foram ajustados para serem mais elevados, uma vez que o regulamento anterior apresentava montantes desatualizados em relação ao mercado atual de arrendamento. Além disso, o apoio pode agora chegar até 175 euros, em vez dos 125 euros do regulamento anterior.
As candidaturas devem ser formalizadas através da entrega de um conjunto de documentos, incluindo comprovativos de rendimentos e do contrato de arrendamento.
Os interessados podem aceder ao Formulário de Candidatura, Declarações e Regulamento para efeitos de candidatura a este apoio no site da Câmara Municipal em www.cmpb.pt.
A Associação Juventude de Viana celebra esta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025, o seu 49.º aniversário, num período marcado por resultados positivos e forte união entre atletas, dirigentes e comunidade. Fundado em 1976, o clube continua a ser uma referência do hóquei em patins em Viana do Castelo.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.