Logo
Regional

Câmara Municipal comparticipa requalificação do Bloco de Partos do Hospital de Santa Luzia

16 Maio, 2024 | 17:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Foi aprovado, por unanimidade, em reunião ordinária de executivo, um apoio de 100.000 euros por parte da Câmara Municipal de Viana do Castelo para a requalificação do Bloco de Partos do Hospital Público de Viana do Castelo, também conhecido como Hospital de Santa Luzia.

A proposta “Apoio ULSAM – Requalificação dos Blocos de Partos do SNS”, hoje votada, indica que a Unidade de Saúde do Alto Minho, E.P.E. submeteu uma candidatura no âmbito do Programa de Incentivo Financeiro à Qualificação dos Blocos de Parto do Serviço Nacional de Saúde para construção de um Bloco de Partos no Hospital Público de Viana do Castelo. 

O Vereador da Promoção da Saúde, Ricardo Rego, explica que, “tendo resultados clínicos excelentes, referenciados como exemplo na área do diagnóstico pré-natal, com reconhecido mérito por parte de outras instituições e pela tutela, a Maternidade de Viana necessita de requalificar o seu Bloco de Partos no sentido de melhorar a qualidade, a equidade a segurança e a eficiência no atendimento das grávidas e recém-nascidos”.

A proposta considera, assim, de “extrema importância” esta reestruturação no Serviço de Maternidade da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, “almejando evidenciar ainda mais esta entidade como sendo uma referência na Região Norte, no âmbito prestação de Cuidados de Saúde em geral”. 

Por isso mesmo, uma vez que a candidatura foi aprovada e considerando que constituem atribuições dos Municípios a promoção e salvaguarda dos interesses próprios das respetivas populações, nomeadamente no domínio da Saúde, o executivo aprovou agora a cedência de apoio financeiro para comparticipar a requalificação do Bloco de Partos.

Refira-se que, no Plano de Atividades e Orçamento de 2024 para Câmara Municipal de Viana do Castelo, a rubrica de Saúde garantiu um aumento superior a 118 mil euros relativamente a 2023, representando 2,4 M milhões de euros (2,6%) nas GOP’s – Grandes Opções do Plano. Um dos objetivos evidenciados na rubrica de Saúde é a qualificação das instalações e dos equipamentos de saúde existentes, adaptando estes equipamentos aos novos modelos de prestação de cuidados de saúde, assegurando melhores condições de acessibilidade, qualidade, conforto e segurança para utentes e profissionais, incluindo, em articulação com a ULSAM, um programa para requalificação e ampliação do hospital distrital, que garanta ganhos na qualidade dos serviços prestados e a implementação de novas valências/serviços de saúde.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 24 Novembro, 2025

Julgamento do processo dos antigos trabalhadores dos ENVC arranca 11 anos depois

O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo iniciou na quinta-feira, 20 de novembro, o julgamento do processo movido, em 2014, por antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que contestam o despedimento coletivo que marcou o encerramento da empresa pública. A ação, que começou com 12 autores e hoje envolve oito, tornou-se um dos processos laborais mais extensos da região, acumulando já 13 volumes.

Regional 24 Novembro, 2025

Câmara de Caminha garante financiamento para Moledo e rio Minho

A Câmara Municipal de Caminha anunciou que já tem garantido financiamento comunitário para duas intervenções prioritárias: a recuperação da praia de Moledo e o desassoreamento do rio Minho.

Regional 24 Novembro, 2025

Senhora do Minho recebe operação de fogo controlado com participação dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo

A Senhora do Minho, em Viana do Castelo, foi palco de uma operação de fogo controlado destinada à renovação de pastagens e à gestão preventiva do território. A ação contou com a presença dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, que integraram uma vasta equipa de entidades envolvidas na defesa da floresta e na proteção civil.

Regional 24 Novembro, 2025

Projeto “Bem Comum” encerra dois anos de trabalho com apelo à continuidade da gestão dos baldios

O Projeto Bem Comum terminou este sábado dois anos de intervenção focada na valorização e gestão sustentável dos baldios do Norte do país, numa sessão realizada na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). O encontro reuniu comunidades, autarcas e representantes de entidades públicas, destacando o papel da academia na capacitação local e na criação de soluções aplicadas ao território.

Regional 24 Novembro, 2025

Ponte da Barca acolhe conferência sobre o futuro do lobo ibérico

A Casa da Cultura de Ponte da Barca recebe, no próximo dia 28 de novembro, às 21h00, a conferência “Qual o Futuro para o Lobo – A Importância do Restauro Ecológico”, inserida na iniciativa “Reais Conversas com…”, promovida pela Real Associação de Viana do Castelo, com o apoio do Município de Ponte da Barca.

Regional 24 Novembro, 2025

Tiago Cunha é cooptado para a Comissão Executiva do Turismo do Porto e Norte de Portugal

O presidente da Câmara de Paredes de Coura, Tiago Cunha, foi recentemente cooptado para integrar a Comissão Executiva do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Regional 24 Novembro, 2025

PJ detém mais quatro suspeitos de rede criminosa que atuava no Norte do país

A Polícia Judiciária (PJ) deteve mais quatro indivíduos suspeitos de integrarem uma rede criminosa internacional ligada a furtos qualificados, associação criminosa e falsificação de documentos, no âmbito da investigação ao furto ocorrido numa ourivesaria de Ponte de Lima.