O executivo municipal aprovou hoje, por unanimidade, os projetos de execução da Reabilitação e Modernização da Escola Básica Dr. Pedro Barbosa e a Reabilitação, Ampliação e Modernização da Escola Básica da Abelheira, no valor global de mais de 17 milhões de euros.
As duas empreitadas, a ser candidatadas ao Programa de Recuperação/Reabilitação de Escolas – Modernização dos estabelecimentos públicos de ensino dos segundos e terceiros ciclos e secundário, no âmbito da descentralização de competências para os Municípios, avançam agora de forma a ter garantido financiamento.
No caso da escola Básica da Abelheira, está em causa a reabilitação, ampliação e modernização do estabelecimento de ensino, significando praticamente a construção de uma nova escola, com um valor de investimento de 12.338.974,12 euros. Ali, o programa prevê ir de encontro às necessidades da escola, com incidência no aumento da capacidade da escola (de 24 para 28 turmas), melhoria das condições físicas dos espaços para os alunos com multideficiência, acessibilidades, melhoria da eficiência
energética, segurança contra incêndios e condições gerais de uso do edifício na componente letiva.
Já a reabilitação e modernização da Escola Básica Dr. Pedro Barbosa, um investimento de 5.304.245,00 euros, vai de encontro às necessidades da escola, com especial incidência na eficiência energética, segurança contra incêndios e melhoria das condições gerais do uso do edifício para componente letiva. O projeto propõe também reorganização do arruamento exterior para disciplinar o trânsito e aumentar a segurança dos alunos à entrada/saída do recinto escolar.
Menos de 24 horas depois de se sagrar campeão europeu de Omnium, o ciclista vianense Iúri Leitão voltou a brilhar nos Campeonatos da Europa de Pista, em Konya, na Turquia.
A Câmara Municipal de Caminha anunciou esta semana o lançamento de um concurso público para a requalificação da escola EB1/JI de Caminha, num investimento superior a um milhão de euros.
A circulação de pessoas e veículos nas margens do rio Minho, em Lanhelas, a partir do Bar do Rio, encontra-se interdita devido ao elevado risco de cheia e à possibilidade de queda de árvores. A interdição abrange tanto a via rodoviária como a Ecopista.
O Geoparque Litoral de Viana do Castelo (aUGGp) esteve representado no stand conjunto dos Geoparques Mundiais da UNESCO Portugueses durante a XXVIII Feira da Caça e Turismo, que decorreu recentemente em Macedo de Cavaleiros, no Geoparque Terras de Cavaleiros.
O repositório digital Memória de Ponte de Lima, lançado há cerca de um mês, já conta com mais de 1.500 registos, incluindo fotografias, vídeos e áudios que documentam a história, as tradições e o quotidiano da vila.
Uma derrocada ocorrida na Estrada Municipal 523 (EM523) está a impedir a circulação rodoviária no acesso à freguesia de Miranda, na zona do Castelo, informou a Junta da União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, garantiu esta semana que a autarquia está disponível para apoiar soluções que assegurem a continuidade das salas de cinema no Estação Viana Shopping, recentemente encerradas pela Cineplace.