O executivo municipal aprovou hoje, por unanimidade, os projetos de execução da Reabilitação e Modernização da Escola Básica Dr. Pedro Barbosa e a Reabilitação, Ampliação e Modernização da Escola Básica da Abelheira, no valor global de mais de 17 milhões de euros.
As duas empreitadas, a ser candidatadas ao Programa de Recuperação/Reabilitação de Escolas – Modernização dos estabelecimentos públicos de ensino dos segundos e terceiros ciclos e secundário, no âmbito da descentralização de competências para os Municípios, avançam agora de forma a ter garantido financiamento.
No caso da escola Básica da Abelheira, está em causa a reabilitação, ampliação e modernização do estabelecimento de ensino, significando praticamente a construção de uma nova escola, com um valor de investimento de 12.338.974,12 euros. Ali, o programa prevê ir de encontro às necessidades da escola, com incidência no aumento da capacidade da escola (de 24 para 28 turmas), melhoria das condições físicas dos espaços para os alunos com multideficiência, acessibilidades, melhoria da eficiência
energética, segurança contra incêndios e condições gerais de uso do edifício na componente letiva.
Já a reabilitação e modernização da Escola Básica Dr. Pedro Barbosa, um investimento de 5.304.245,00 euros, vai de encontro às necessidades da escola, com especial incidência na eficiência energética, segurança contra incêndios e melhoria das condições gerais do uso do edifício para componente letiva. O projeto propõe também reorganização do arruamento exterior para disciplinar o trânsito e aumentar a segurança dos alunos à entrada/saída do recinto escolar.
A seleção portuguesa feminina de futebol vai defrontar a República Checa no play-off final de apuramento para o Euro2025, ao derrotar o Azerbaijão 4-0, na segunda mão da primeira ronda de qualificação.
Vila Nova de Cerveira e Natal. O local e a quadra festiva completamente ligados por um evento, anualmente, dinamizado pela Câmara Municipal e que já integra o roteiro de visita obrigatória de milhares de pessoas imbuídas pelo espírito natalício.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) participou na sessão de lançamento do projeto Agrosocial, uma iniciativa financiada pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, que visa promover o desenvolvimento rural sustentável através da transformação digital das cooperativas agroalimentares e do incentivo ao empreendedorismo social.
Dezenas de especialistas nacionais e internacionais reuniram-se na Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo, no âmbito do SIEFLAS 2024, para refletir sobre os desafios e inovações na Educação Física, Lazer e Saúde. O evento, organizado pela ESE-IPVC, ficou marcado pela partilha de boas práticas e propostas de reformas estruturais.
O festival de teatro de Viana do Castelo, que vai decorrer de 8 a 17 de novembro, vai apresentar 12 espetáculos no teatro Sá de Miranda, um deles pela companhia Chapitô, integrada pela primeira vez na programação do certame.
A "Mamãs Sem Dúvidas" vai promover esta quarta-feira, 30 de outubro, entre as 21h00 e as 22h00, mais uma edição do Curso Flash, em formato online. Com o tema "Alimentação e Nutrição na Gestação", este evento online permitirá esclarecer as futuras mamãs sobre os cuidados que devem ter quanto à sua alimentação.
Os portugueses Da Weasel são a primeira banda confirmada na edição de 2025 do festival de Vilar de Mouros, marcada para os dias 21, 22 e 23 de agosto.