As inscrições para as Férias de Verão 2023, promovidas pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, arrancam na próxima segunda-feira, dia 15 de maio, às 10h00, prolongando-se até dia 19 de maio.
Este ano, o Município pretende dar continuidade ao projeto de ocupação de tempos livres para o período de férias do verão, durante duas quinzenas, (a primeira, de 03/07 a 14/07, a segunda de 17/07 a 28/07), para crianças e jovens de Viana do Castelo e freguesias limítrofes, com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos.
As inscrições serão limitadas a 408 participantes por quinzena, divididos por seis escolas (Escola EB1 da Meadela, EB1 da Abelheira, EB1 de Monserrate, Escola Básica da Avenida, EB 2, 3 Frei Bartolomeu dos Mártires e Escola EB 2,3 Dr. Pedro Barbosa), havendo 288 vagas para participantes do 1º ciclo e 100 vagas para participantes do 2º e 3º ciclo.
Haverá, como no ano passado, um grupo de inscritos dos 14 aos 16 anos com o limite de 20 vagas. Haverá ainda inscrições nas Escolas do 1º ciclo de Vila de Punhe e Vila Nova de Anha só para efeitos de transporte para Escola EB1 de Monserrate e EB 2,3 Dr. Pedro Barbosa.
As inscrições serão somente online, a partir do dia 15 de maio até ao dia 19 de maio, através de formulário no site da autarquia (brevemente disponível). Os interessados em participar devem preencher online a inscrição e realizar o pagamento por multibanco/homebanking até 3 dias após a inscrição, sob pena de a mesma ficar anulada. Só serão consideradas válidas as inscrições cujo pagamento foi efetuado.
O valor da inscrição será de 65 euros por quinzena, podendo cada participante se inscrever em uma ou nas duas quinzenas. As crianças e jovens a inscrever, objeto de apoio de ação social escolar, no ano letivo em curso (escalão A), vão beneficiar de um desconto de 25%, do valor da inscrição. Já as famílias que inscrevam mais do que um educando, usufruirão de um desconto de 15% na inscrição do 2º filho e seguintes.
De acordo com a proposta aprovada na última reunião de executivo, a Câmara Municipal “tem vindo a proporcionar durante as férias de Verão, desde há largos anos, diversas atividades de ocupação de tempos livres a crianças/jovens”. O projeto surgiu “da necessidade que se coloca nos dias de hoje aos Pais e Encarregados de Educação em assegurar, durante o tempo não letivo e enquanto dura a sua atividade profissional, a ocupação segura e orientada para os seus educandos”.
Além disso, a iniciativa procura também, “através de mecanismos de discriminação positiva”, garantir “que crianças e jovens provenientes de famílias com baixos recursos financeiros possam ter acesso a este tipo de atividade, contribuindo, assim, para a coesão social do território”. A atividade e a criatividade serão os principais argumentos destes projetos de ocupação de tempos livres na interrupção escolar do Verão.
A realização deste projeto municipal, considerando o número de inscrições e grupos, tem prevista uma despesa global estimada até 120 mil euros, resultante de encargos com monitores, serviço de refeições, seguros de acidentes pessoais e responsabilidade civil, transportes, atividades e outros. A contratação de recursos humanos, conforme previsto na lei, será através do Município.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.
Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.
O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.
Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.
A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.