O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, em nome do executivo municipal, lamenta o falecimento de Joaquim Roriz, fotógrafo e empresário de referência e representante da «Fotografia Roriz», Instituição de Mérito da cidade desde 2012.
O autarca vianense Luís Nobre adiantou que irá apresentar, na próxima reunião de Câmara, um voto de pesar a endereçar à família.
O “fotógrafo Joaquim Roriz começou a trabalhar com 10 anos no estúdio de fotografia do tio-avô, a Fotografia Roriz, o mais antigo da cidade.
O estabelecimento comercial conta atualmente com 113 anos de história, sempre na mesma família, tendo-lhe sido atribuída a distinção de Loja Memória de Viana do Castelo.
A 20 de janeiro de 2016, Joaquim Roriz “doou o espólio ao Município, sendo que a empresa familiar, com mais de um século de história, possuía um arquivo de negativos em vidro e em película, a preto e branco e a cores, de vários formatos com milhares de imagens. Foram, na altura, doadas mais de 10 mil fotografias que retratam usos, costumes, tradições, habitantes e história de Viana do Castelo”.
O início de construção, na segunda metade da década de 70, do Prédio Coutinho – cuja desconstrução foi concluída em maio de 2022, mais de 20 anos depois do previsto – foi apenas um dos processos de transformação da cidade, captado pela objetiva da Fotografia Roriz.
Desde a escavação das fundações, no terreno de 975 metros quadrados, onde estava instalado o mercado municipal da época, que a câmara vendeu em hasta pública, até ao erguer dos 13 andares do edifício construído por Fernando Coutinho, na altura emigrante no Zaire, todo o processo foi registado em fotografia.
Em 1979, Joaquim Roriz foi distinguido com o prémio Kodak de “Melhor Fotógrafo Noivas do Mês”.
Joaquim Roriz é tio da coreógrafa e bailarina Olga Roriz, também ela, cidadã de Mérito do município desde 1995.
As cerimónias fúnebres decorrerão, esta quinta-feira, às 15:00, na igreja da Ordem Terceira, junto ao cemitério municipal de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.