O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, em nome do executivo municipal, lamenta o falecimento de Joaquim Roriz, fotógrafo e empresário de referência e representante da «Fotografia Roriz», Instituição de Mérito da cidade desde 2012.
O autarca vianense Luís Nobre adiantou que irá apresentar, na próxima reunião de Câmara, um voto de pesar a endereçar à família.
O “fotógrafo Joaquim Roriz começou a trabalhar com 10 anos no estúdio de fotografia do tio-avô, a Fotografia Roriz, o mais antigo da cidade.
O estabelecimento comercial conta atualmente com 113 anos de história, sempre na mesma família, tendo-lhe sido atribuída a distinção de Loja Memória de Viana do Castelo.
A 20 de janeiro de 2016, Joaquim Roriz “doou o espólio ao Município, sendo que a empresa familiar, com mais de um século de história, possuía um arquivo de negativos em vidro e em película, a preto e branco e a cores, de vários formatos com milhares de imagens. Foram, na altura, doadas mais de 10 mil fotografias que retratam usos, costumes, tradições, habitantes e história de Viana do Castelo”.
O início de construção, na segunda metade da década de 70, do Prédio Coutinho – cuja desconstrução foi concluída em maio de 2022, mais de 20 anos depois do previsto – foi apenas um dos processos de transformação da cidade, captado pela objetiva da Fotografia Roriz.
Desde a escavação das fundações, no terreno de 975 metros quadrados, onde estava instalado o mercado municipal da época, que a câmara vendeu em hasta pública, até ao erguer dos 13 andares do edifício construído por Fernando Coutinho, na altura emigrante no Zaire, todo o processo foi registado em fotografia.
Em 1979, Joaquim Roriz foi distinguido com o prémio Kodak de “Melhor Fotógrafo Noivas do Mês”.
Joaquim Roriz é tio da coreógrafa e bailarina Olga Roriz, também ela, cidadã de Mérito do município desde 1995.
As cerimónias fúnebres decorrerão, esta quinta-feira, às 15:00, na igreja da Ordem Terceira, junto ao cemitério municipal de Viana do Castelo.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a implementar o projeto Capaciteatro, uma iniciativa inovadora que utiliza o teatro como ferramenta de inclusão social, com o objetivo de capacitar cerca de dois mil profissionais do Alto Minho ao longo de 24 meses.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.
O Desportivo de Monção venceu administrativamente o encontro frente ao Vilaverdense SAD, referente à 17.ª jornada do Campeonato de Portugal, após decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
A atividade piscatória no litoral norte e no Troço Internacional do Rio Minho está parada há várias semanas devido aos temporais que têm afetado a região desde o início de janeiro, deixando dezenas de pescadores e mariscadores sem rendimento.
O VMC – Viana Motor Clube, reconhecido na região pelos seus eventos ligados ao desporto motorizado e aos automóveis clássicos, reactivou recentemente a sua pista de Slot Cars, abrindo-a ao público até final do mês de fevereiro.
A 16.ª jornada da Liga Feminina Placard traz um confronto entre Novasemente e Santa Luzia FC, este sábado, 14 de fevereiro, às 18h00, no Pavilhão Municipal Napoleão Guerra em Espinho. O jogo assume particular relevância numa fase em que a luta pelos lugares de acesso ao Play-Off começa a ganhar definição.
A cidade de Viana do Castelo destaca‑se hoje nas celebrações do Dia dos Namorados, com um programa cultural e turístico que estende as festividades de 13 a 17 de fevereiro sob o mote “Viana Amor & Folia”. A iniciativa da Câmara Municipal alia o romantismo da data ao espírito festivo do Carnaval, transformando o centro histórico num palco de atividades para todas as idades.