Logo
Regional

Câmara garante reembolso aos utentes do autocarro expresso Viana do Castelo-Porto

2 Maio, 2024 | 18:27
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

A Câmara de Viana do Castelo garantiu hoje “o reembolso direto” aos utentes do autocarro Viana do Castelo-Porto, após a transportadora começar a cobrar o preço integral do bilhete sem o desconto municipal, alegando falta de pagamento da autarquia.

Numa informação assinada pela vereadora da Mobilidade, datada de 24 de abril, a que a Lusa teve hoje acesso, a autarquia refere-se à “opção unilateral” das transportadoras do grupo AVIC de “cessação do benefício de redução tarifária social de apoio ao transporte público”, apresentando como solução o “pagamento direto”, por “transferência bancária”, após um pedido aos serviços.

Os passageiros frequentes do autocarro expresso Viana do Castelo-Porto, que reclamam um “passe de baixo custo”, pediram hoje reunião com a câmara minhota, depois de terem sido informados pela empresa do “fim do apoio municipal àquelas viagens”, o que significaria “um gasto mensal de 286 euros, na maioria dos casos acrescido de 30 ou 40 euros do passe Andante para deslocações na região do Porto”.

Em janeiro, a Câmara de Viana do Castelo reduziu de 67% para 40% o valor do apoio dado aos utentes deste autocarro, e desde então que os passageiros reclamam com a subida de 88 para 200 euros mensais no valor mensal da deslocação.

Num aviso disponibilizado aos passageiros, a que a Lusa teve acesso, a transportadora diz que “tem vendido bilhetes com desconto sem ter ainda recebido da Câmara de Viana do Castelo a parte correspondente ao desconto aplicado desde novembro de 2023”.

“Para o ano de 2024, a empresa continuou a aplicar os descontos sem ter havido a formalização do acordo para a manutenção do desconto”, acrescenta a transportadora no aviso aos utentes.

Questionada pela Lusa sobre o caso concreto do autocarro Expresso Viana do Castelo-Porto, a autarquia explica que “a empresa estava a fazer os descontos mas, por decisão unilateral, informou que tem intenção de deixar de o fazer, pelo que o município de Viana do Castelo fará, a partir de agora, o reembolso direto do valor”.

Na nota informativa da vereadora da Mobilidade, a Câmara assegura que o benefício de 40% se mantêm mas, “para não serem os utentes prejudicados” com a “opção unilateral” do grupo AVIC, foi decidido um “apoio direto” estimado “num valor total da ordem dos seis mil a 10 mil euros/mês”.

“Este valor depende dos passes solicitados cujo comprovativo tem de ser submetido à Câmara”, acrescenta.

O município esclarece também que “cada interessado na manutenção do benefício de 40% no passe social deverá dirigir-se à Câmara ou efetuar o pedido por email”.

Os passageiros do autocarro Expresso reclamam “uma solução que permita a mobilidade em transporte público em condições de equidade tarifária com o praticado na generalidade do país”.

Na terça-feira, o presidente da Câmara de Viana do Castelo garantiu que o município pagou, em 2023, o dobro do que recebeu do Governo ao abrigo dos programas de apoio aos transportes públicos.

Luís Nobre falava a propósito de um comunicado do grupo AVIC, que integra as empresas Transcunha – Transportes Rodoviários de Viana, Auto Viação do Minho e António dos Prazeres da Silva & Filho, no qual foi anunciada “a suspensão dos descontos nos tarifários dos passes sociais e títulos de transportes rodoviários nas linhas urbanas e interurbanas de Viana do Castelo, invocando uma dívida da autarquia de 530 mil euros”.

Em março, os presidentes das câmaras do Porto e de Viana do Castelo remeteram para a Área Metropolitana do Porto e para a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho uma solução para o autocarro interregional, comprometendo-se a apoiá-la financeiramente.

Em janeiro, a CIM do Alto Minho explicou que “os serviços de transporte de passageiros expresso que, atualmente, estão no mercado liberalizado, não são financiáveis através do PART [Programa de Apoio à Redução Tarifária]”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 18 Novembro, 2025

Viana do Castelo recorda Araucária que deixou de brilhar há sete anos

Viana do Castelo completa sete anos desde que a sua emblemática araucária excelsa, considerada a maior árvore de Natal natural da Europa, deixou de ser iluminada.

Regional 18 Novembro, 2025

Valença celebra 92 anos da chegada de Charles Lindbergh

Valença assinalou os 92 anos da chegada do lendário aviador norte-americano Charles Lindbergh, recordando um dos episódios mais marcantes da história do concelho e da aviação mundial.

Desporto 18 Novembro, 2025

Federação assume controlo da Volta a Portugal após polémica com a Podium Events

A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) vai organizar a Volta a Portugal em 2026, numa solução transitória que surge após a rutura antecipada do contrato de concessão com a Podium Events, anunciou o organismo.

Regional 18 Novembro, 2025

IPVC e CiTin promovem seminário para aproximar investigação e empresas no Alto Minho

O Politécnico de Viana do Castelo e o Centro de Interface Tecnológico Industrial (CiTin) realizam no dia 26 de novembro, às 14h00, na ESTG-IPVC, o seminário “Do laboratório ao mercado: Potenciar a tecnologia para criar valor nas empresas”. A iniciativa pretende reforçar a ligação entre investigação aplicada e setor empresarial, promovendo a transferência de conhecimento e a adoção de tecnologias emergentes no Alto Minho.

Regional 18 Novembro, 2025

Teatro de fantoches leva Lenda de Deu-la-Deu Martins às crianças de Monção

Cerca de 400 crianças da Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Monção e da Santa Casa da Misericórdia estão a conhecer a história mais famosa da região através do teatro de fantoches.

Desporto 18 Novembro, 2025

Morreu Aníbal Ferreira, ex-treinador do Neves e Cerveira

O futebol distrital está de luto pela morte de Aníbal Ferreira, ex-treinador do Neves FC e do Clube Desportivo de Cerveira, que faleceu na noite de segunda-feira, aos 61 anos, vítima de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença contra a qual lutava há vários anos.

Regional 18 Novembro, 2025

Vila Nova de Cerveira abre candidaturas às Bolsas de Estudo para 2025/2026

O Município de Vila Nova de Cerveira volta a apoiar o percurso académico dos jovens cerveirenses com a abertura do período de candidaturas às Bolsas de Estudo para Alunos do Ensino Superior 2025/2026.