A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, na última reunião de executivo, um conjunto de propostas para o próximo ano letivo, que ascendem a mais de 556 mil euros. Em causa estão transportes de crianças e alunos, contratação de vigilantes, transporte de refeições e atividades de enriquecimento curricular.
As propostas, apresentadas pelo vereador com o pelouro da Educação, Manuel Vitorino, visam preparar o próximo ano letivo e têm em conta as necessidades da comunidade escolar e das juntas e uniões de freguesias. Assim, e no âmbito da delegação de competências nas Juntas e Uniões de Freguesias, foi aprovada uma proposta para garantir a realização de circuitos de transportes para os alunos relocalizados por força do encerramento dos estabelecimentos do primeiro ciclo do ensino básico e jardins de infância, bem como das crianças de freguesias que não reúnem a oferta de educação pré-escolar.
Outra proposta aprovada é para a contratação de vigilantes para apoio a transportes de crianças e alunos em viaturas de nove lugares, assim como para o pessoal de apoio para acompanhamento de crianças no período de refeições, para além do serviço de transporte de refeições escolares em estabelecimentos de menor dimensão, através do recurso de catering a partir de outras unidades que lhe são próximas.
Por fim, foram aprovados protocolos para o desenvolvimento das atividades de enriquecimento curricular entre o Município de Viana do Castelo, os agrupamentos de escolas e a Associação Tempos Brilhantes. Os protocolos têm em consideração que as atividades de enriquecimento curricular constituem uma oferta relevante para os alunos do primeiro ciclo do ensino básico, de caráter facultativo para os alunos, com um cariz formativo, cultural e lúdico que complementam as componentes do curriculum.
De lembrar que a Educação foi a principal prioridade do executivo municipal no ano de 2023, com o maior investimento registado no Relatório de Atividades, apontado 6.12 milhões de euros de execução, seguindo-se a coesão territorial e o desenvolvimento económico.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.
A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.