A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, na última reunião de executivo, um conjunto de propostas para o próximo ano letivo, que ascendem a mais de 556 mil euros. Em causa estão transportes de crianças e alunos, contratação de vigilantes, transporte de refeições e atividades de enriquecimento curricular.
As propostas, apresentadas pelo vereador com o pelouro da Educação, Manuel Vitorino, visam preparar o próximo ano letivo e têm em conta as necessidades da comunidade escolar e das juntas e uniões de freguesias. Assim, e no âmbito da delegação de competências nas Juntas e Uniões de Freguesias, foi aprovada uma proposta para garantir a realização de circuitos de transportes para os alunos relocalizados por força do encerramento dos estabelecimentos do primeiro ciclo do ensino básico e jardins de infância, bem como das crianças de freguesias que não reúnem a oferta de educação pré-escolar.
Outra proposta aprovada é para a contratação de vigilantes para apoio a transportes de crianças e alunos em viaturas de nove lugares, assim como para o pessoal de apoio para acompanhamento de crianças no período de refeições, para além do serviço de transporte de refeições escolares em estabelecimentos de menor dimensão, através do recurso de catering a partir de outras unidades que lhe são próximas.
Por fim, foram aprovados protocolos para o desenvolvimento das atividades de enriquecimento curricular entre o Município de Viana do Castelo, os agrupamentos de escolas e a Associação Tempos Brilhantes. Os protocolos têm em consideração que as atividades de enriquecimento curricular constituem uma oferta relevante para os alunos do primeiro ciclo do ensino básico, de caráter facultativo para os alunos, com um cariz formativo, cultural e lúdico que complementam as componentes do curriculum.
De lembrar que a Educação foi a principal prioridade do executivo municipal no ano de 2023, com o maior investimento registado no Relatório de Atividades, apontado 6.12 milhões de euros de execução, seguindo-se a coesão territorial e o desenvolvimento económico.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.