A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, na última reunião de executivo, um conjunto de propostas para o próximo ano letivo, que ascendem a mais de 556 mil euros. Em causa estão transportes de crianças e alunos, contratação de vigilantes, transporte de refeições e atividades de enriquecimento curricular.
As propostas, apresentadas pelo vereador com o pelouro da Educação, Manuel Vitorino, visam preparar o próximo ano letivo e têm em conta as necessidades da comunidade escolar e das juntas e uniões de freguesias. Assim, e no âmbito da delegação de competências nas Juntas e Uniões de Freguesias, foi aprovada uma proposta para garantir a realização de circuitos de transportes para os alunos relocalizados por força do encerramento dos estabelecimentos do primeiro ciclo do ensino básico e jardins de infância, bem como das crianças de freguesias que não reúnem a oferta de educação pré-escolar.
Outra proposta aprovada é para a contratação de vigilantes para apoio a transportes de crianças e alunos em viaturas de nove lugares, assim como para o pessoal de apoio para acompanhamento de crianças no período de refeições, para além do serviço de transporte de refeições escolares em estabelecimentos de menor dimensão, através do recurso de catering a partir de outras unidades que lhe são próximas.
Por fim, foram aprovados protocolos para o desenvolvimento das atividades de enriquecimento curricular entre o Município de Viana do Castelo, os agrupamentos de escolas e a Associação Tempos Brilhantes. Os protocolos têm em consideração que as atividades de enriquecimento curricular constituem uma oferta relevante para os alunos do primeiro ciclo do ensino básico, de caráter facultativo para os alunos, com um cariz formativo, cultural e lúdico que complementam as componentes do curriculum.
De lembrar que a Educação foi a principal prioridade do executivo municipal no ano de 2023, com o maior investimento registado no Relatório de Atividades, apontado 6.12 milhões de euros de execução, seguindo-se a coesão territorial e o desenvolvimento económico.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.