O Presidente da Câmara estabeleceu um Protocolo de Cooperação e Colaboração Financeira entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e Associação Just a Change – Reabilitação de casas para que cerca de 25 voluntários reabilitem três habitações no concelho.
A Just a Change remeteu uma proposta de intervenção ao Município vianense para a execução do projeto CAMP IN VIANA DO CASTELO 2023, cuja pretensão é a reabilitação de três habitações, alcançando 5 beneficiários, da União das Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã, da União de Freguesias de Cardielos e Serreleis e da freguesia de Castelo do Neiva.
O protocolo em causa, no valor de quase 48 mil euros, prevê, assim, a realização de intervenção e reabilitação das três casas. Este valor só é conseguido porque a associação tem parcerias com empresas locais e nacionais que vão doar parte dos materiais e fazer descontos nos materiais a adquirir, diminuindo assim o custo total da concretização deste projeto. O programa realizar-se-á entre 28 de agosto e 10 de setembro, com a participação de cerca de 25 voluntários.
A Associação Just a Change é uma IPSS que se dedica a reabilitar casas de pessoas em situação de pobreza habitacional. A sua operacionalização no terreno é realizada através da mobilização de voluntários que transformam casas em elevado estado de degradação em lugares dignos de serem vividos.
O trabalho da Just a Change tem como missão a melhoria das condições de vida e de habitabilidade, junto da população em maior vulnerabilidade socioeconómica, tem impacto direto na redução da pobreza e traz também melhorias significativas em termos de saúde pública e eficiência energética.
Desde 2010, já foram reabilitadas pelas IPSS mais de 350 casas e 100 instituições, impactando a vida de mais de 5.000 beneficiários e mobilizando mais de 7.000 voluntários nacionais e internacionais.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.
Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.