O Presidente da Câmara estabeleceu um Protocolo de Cooperação e Colaboração Financeira entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e Associação Just a Change – Reabilitação de casas para que cerca de 25 voluntários reabilitem três habitações no concelho.
A Just a Change remeteu uma proposta de intervenção ao Município vianense para a execução do projeto CAMP IN VIANA DO CASTELO 2023, cuja pretensão é a reabilitação de três habitações, alcançando 5 beneficiários, da União das Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã, da União de Freguesias de Cardielos e Serreleis e da freguesia de Castelo do Neiva.
O protocolo em causa, no valor de quase 48 mil euros, prevê, assim, a realização de intervenção e reabilitação das três casas. Este valor só é conseguido porque a associação tem parcerias com empresas locais e nacionais que vão doar parte dos materiais e fazer descontos nos materiais a adquirir, diminuindo assim o custo total da concretização deste projeto. O programa realizar-se-á entre 28 de agosto e 10 de setembro, com a participação de cerca de 25 voluntários.
A Associação Just a Change é uma IPSS que se dedica a reabilitar casas de pessoas em situação de pobreza habitacional. A sua operacionalização no terreno é realizada através da mobilização de voluntários que transformam casas em elevado estado de degradação em lugares dignos de serem vividos.
O trabalho da Just a Change tem como missão a melhoria das condições de vida e de habitabilidade, junto da população em maior vulnerabilidade socioeconómica, tem impacto direto na redução da pobreza e traz também melhorias significativas em termos de saúde pública e eficiência energética.
Desde 2010, já foram reabilitadas pelas IPSS mais de 350 casas e 100 instituições, impactando a vida de mais de 5.000 beneficiários e mobilizando mais de 7.000 voluntários nacionais e internacionais.
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.