Logo
Regional

Câmara de Viana do Castelo vai melhorar projetos contestados por moradores da Cova

1 Abril, 2025 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse que vão ser reavaliados os projetos de uma loja de desporto e de um posto de combustíveis para ir ao encontro das “inquietações” dos moradores do lugar da Cova.

Em causa está o licenciamento de construção naquele lugar, na freguesia da Meadela ocupado sobretudo por moradias unifamiliares e bi-familiares, de uma loja de material desportivo, com obra já iniciada, e de um posto de abastecimento de combustíveis, contestadas pelos moradores.

Os munícipes lançaram um abaixo-assinado contra as duas superfícies comerciais loja, por considerarem que o licenciamento “padece de várias incongruências e lacunas”.

O assunto voltou a ser levantado, no período antes da ordem do dia da reunião camarária, pelos vereadores do PSD e da CDU.

O autarca socialista Luís Nobre explicou que se deslocou ao local e reuniu-se com os dois promotores da loja de material desportivo e do posto de combustíveis e adiantou que as duas operações urbanísticas aconteceram em momentos diferentes, mas que após uma análise conjunta “há a possibilidade de melhorar as acessibilidades aos dois investimentos, antes de chegar à zona de influência do aglomerado habitacional”.

Sobre o posto de abastecimento de combustível, Luís Nobre, que anteriormente havia afirmado que iria reavaliar o projeto, hoje disse que o promotor já foi notificado para levantar o contrato de construção.

“As implicações de indemnização são incomportáveis”, adiantou ao executivo municipal.

Em declarações aos jornalistas, no final da reunião camarária, após a intervenção de um grupo de moradores da Cova no período aberto ao público, Luís Nobre disse que o contrato para a construção do posto de combustível já apresenta “um défice temporal entre a entidade que o vai explorar e a entidade que promoveu a sua construção”.

“Há uma cadeia de indemnizações que não temos como controlar neste momento”, disse.

Luís Nobre admitiu que “a inquietação e dúvidas dos moradores motivou a reinterpretação das duas operações urbanísticas”.

“Há melhorias, no meu entendimento [que podem ser feitas]. Foi esse o desafio que lancei aos serviços [camarários] para perceberem o desenho urbano para que resulte numa solução otimizada das duas áreas económicas, que vá ao encontro da insegurança ou as dúvidas que, neste momento, os moradores. Naturalmente, que haverá uma alteração cénica, mas não tem de ser negativa”, acrescentou.

Para o autarca socialista “não há, efetivamente, impactos negativos” nos dois empreendimentos.

“Se houvesse impactos absolutamente negativos, seria uma irresponsabilidade não interromper. Agora podemos ter entendimentos diferentes. Eu respeito isso”, afirmou, adiantando que “com um bom desenho urbano, com um bom enquadramento paisagístico e arbóreo” o local “vai ficar muito melhor que a imagem atual. Sei do que estou a falar porque também estive lá”.

As construções da superfície comercial e de um posto de abastecimento de combustíveis estão a ser contestadas por moradores daquela freguesia, que entendem que a zona, de acordo com Plano Diretor Municipal (PDM), está destinada a residências.

Na quarta-feira, os moradores da Cova vão reunir-se com a vereadora do urbanismo.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 11 Novembro, 2025

Jovens de Viana do Castelo criam jogos inovadores na grande final do Games Hackathon

Mais de 300 jovens participaram na grande final do Games Hackathon – Tour STARTS Juvenil, realizada no Centro Cultural de Viana do Castelo, durante a VianaCon – Convenção de Jogos de Tabuleiro Modernos.

Regional 11 Novembro, 2025

GNR de Viana do Castelo detém 13 pessoas e regista centenas de infrações

O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR realizou, entre 3 e 9 de novembro, uma série de operações focadas na prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança comunitária, com resultados expressivos.

Internacional 11 Novembro, 2025

Luís Nobre tranquilo com segurança dos autocarros Yutong em Viana do Castelo

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, afirmou estar tranquilo quanto à segurança e proteção de dados dos autocarros elétricos da fabricante chinesa Yutong, que desde setembro asseguram o transporte urbano na cidade.

Cultura 11 Novembro, 2025

Viana do Castelo recebe 9.ª edição do Festival de Teatro com programação nacional e internacional

Viana do Castelo prepara-se para acolher, de 15 a 22 de novembro, a 9.ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo, organizado pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. O evento terá como palco principal o Teatro Municipal Sá de Miranda, reunindo espetáculos de destaque nacional e internacional.

Internacional 11 Novembro, 2025

Chineses garantem segurança dos dados e negam controlo remoto dos autocarros

O fabricante chinês de autocarros Yutong assegura que não existe qualquer risco de acesso remoto ou manipulação à distância dos veículos que circulam em Portugal, incluindo Viana do Castelo, e que todos os dados recolhidos estão protegidos e armazenados na União Europeia.

Nacional 11 Novembro, 2025

Alto Minho recebe 135 motorroçadoras no âmbito do reforço da prevenção de incêndios

O Governo anunciou esta segunda-feira um investimento de 52 milhões de euros na aquisição de equipamentos para prevenção de incêndios florestais. A entrega do primeiro lote de 135 motorroçadoras decorreu no hangar do Centro de Meios Aéreos de Arcos de Valdevez, numa cerimónia com o ministro da Agricultura e do Mar, José Manuel Fernandes.

Nacional 11 Novembro, 2025

Autoridade Marítima Nacional apela à prudência junto à orla

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) lançou um novo alerta à população para os perigos associados ao “mar de inverno”, pedindo prudência e comportamentos responsáveis nas atividades junto à costa.