Logo
Regional

Câmara de Viana do Castelo vai melhorar projetos contestados por moradores da Cova

1 Abril, 2025 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse que vão ser reavaliados os projetos de uma loja de desporto e de um posto de combustíveis para ir ao encontro das “inquietações” dos moradores do lugar da Cova.

Em causa está o licenciamento de construção naquele lugar, na freguesia da Meadela ocupado sobretudo por moradias unifamiliares e bi-familiares, de uma loja de material desportivo, com obra já iniciada, e de um posto de abastecimento de combustíveis, contestadas pelos moradores.

Os munícipes lançaram um abaixo-assinado contra as duas superfícies comerciais loja, por considerarem que o licenciamento “padece de várias incongruências e lacunas”.

O assunto voltou a ser levantado, no período antes da ordem do dia da reunião camarária, pelos vereadores do PSD e da CDU.

O autarca socialista Luís Nobre explicou que se deslocou ao local e reuniu-se com os dois promotores da loja de material desportivo e do posto de combustíveis e adiantou que as duas operações urbanísticas aconteceram em momentos diferentes, mas que após uma análise conjunta “há a possibilidade de melhorar as acessibilidades aos dois investimentos, antes de chegar à zona de influência do aglomerado habitacional”.

Sobre o posto de abastecimento de combustível, Luís Nobre, que anteriormente havia afirmado que iria reavaliar o projeto, hoje disse que o promotor já foi notificado para levantar o contrato de construção.

“As implicações de indemnização são incomportáveis”, adiantou ao executivo municipal.

Em declarações aos jornalistas, no final da reunião camarária, após a intervenção de um grupo de moradores da Cova no período aberto ao público, Luís Nobre disse que o contrato para a construção do posto de combustível já apresenta “um défice temporal entre a entidade que o vai explorar e a entidade que promoveu a sua construção”.

“Há uma cadeia de indemnizações que não temos como controlar neste momento”, disse.

Luís Nobre admitiu que “a inquietação e dúvidas dos moradores motivou a reinterpretação das duas operações urbanísticas”.

“Há melhorias, no meu entendimento [que podem ser feitas]. Foi esse o desafio que lancei aos serviços [camarários] para perceberem o desenho urbano para que resulte numa solução otimizada das duas áreas económicas, que vá ao encontro da insegurança ou as dúvidas que, neste momento, os moradores. Naturalmente, que haverá uma alteração cénica, mas não tem de ser negativa”, acrescentou.

Para o autarca socialista “não há, efetivamente, impactos negativos” nos dois empreendimentos.

“Se houvesse impactos absolutamente negativos, seria uma irresponsabilidade não interromper. Agora podemos ter entendimentos diferentes. Eu respeito isso”, afirmou, adiantando que “com um bom desenho urbano, com um bom enquadramento paisagístico e arbóreo” o local “vai ficar muito melhor que a imagem atual. Sei do que estou a falar porque também estive lá”.

As construções da superfície comercial e de um posto de abastecimento de combustíveis estão a ser contestadas por moradores daquela freguesia, que entendem que a zona, de acordo com Plano Diretor Municipal (PDM), está destinada a residências.

Na quarta-feira, os moradores da Cova vão reunir-se com a vereadora do urbanismo.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 27 Novembro, 2025

Viana do Castelo celebra a bicicleta com dois dias de atividades abertas à comunidade

Nos próximos dias 28 e 29 de novembro, Viana do Castelo vai receber duas iniciativas dedicadas à mobilidade sustentável e à promoção da bicicleta como meio de transporte e lazer. Os eventos são organizados pela associação em constituição Viana Ciclável, com atividades para todas as idades.

Regional 27 Novembro, 2025

Cerimónia de Entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes 2025 decorre amanhã em Ponte de Lima

A Câmara Municipal de Ponte de Lima recebe amanhã, 28 de novembro, às 18h00, no Salão Nobre, a Cerimónia de Entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes 2025, distinção que homenageia o historiador Armando de Almeida Fernandes e visa incentivar a investigação em História Medieval Portuguesa.

Nacional 27 Novembro, 2025

Viana do Castelo assinala Dia Mundial do Fado com estreia nacional da exposição

O Dia Mundial do Fado celebra-se esta quinta-feira com uma homenagem especial à voz maior do fado português: Amália Rodrigues. A data fica marcada pela estreia nacional da exposição “AH AMÁLIA – Living Experience”, que tem início em Viana do Castelo no âmbito do projeto itinerante Ah Amália On Tour.

Regional 27 Novembro, 2025

Viana do Castelo destaca impacto do apoio a cuidadores informais em encontro científico nacional

O Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais (PMACI) levou a experiência de Viana do Castelo às V Jornadas do Serviço de Psicologia da ULS São João, realizadas a 20 de novembro, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Cultura 27 Novembro, 2025

Teatro do Noroeste estreia nova criação dirigida ao público escolar

O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana prepara a estreia da sua 172.ª criação, “Ligas ou Desligo-te?”, marcada para 2 de dezembro de 2025. O espetáculo conta com cocriação e interpretação de Alexandre Calçada, e com a participação criativa de Adriel Filipe, Elisabete Pinto, Ricardo Simões e Tiago Fernandes.

Regional 27 Novembro, 2025

Caminha cria novo Conselho Económico para atrair investimento

A Câmara de Caminha aprovou a criação do Conselho Municipal Económico e Estratégico, substituindo o antigo Conselho Económico e Social, considerado ineficaz.

Regional 27 Novembro, 2025

Viana do Castelo reforça apoio à construção da nova creche de Mazarefes

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, o reforço do apoio financeiro à construção da futura creche de Mazarefes, que terá capacidade para acolher 42 crianças.